Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Francinaldo da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: .
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6372
Resumo: Neste trabalho realizou-se uma pesquisa sobre o ensino da Geometria plana e criou-se uma proposta didádica utilizando construções geométricas com régua, compasso, esquadro e transferidor. Objetivou-se articular as representações geométricas e linguagem natural através das construções geométricas. A pesquisa foi realizada com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública municipal de Manaus. A sequência das atividades foi elaborada tendo como base a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Utilizou-se a metodologia de pesquisa Engenharia Didática, que articula ação didática e pesquisa, também proporciona uma organização na estrutura do trabalho. Verificou-se que o ensino da Geometria Plana através de construções geométricas com régua, compasso, esquadro e transferidor é válido para auxiliar os discentes na aprendizagem da Geometria Plana, podendo assim articular registros de representação geométrica e linguagem natural, além de não confundir o objeto matemático com sua representação.
id UFAM_e36a1ed741b8355db7f917f258338b8b
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6372
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem NaturalEngenharia DidáticaRegistros de Representação semióticaGeometria planaConstruções GeométricasDidactic EngineeringSemiotic Representation RecordsFlat GeometryGeometric ConstructiosCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICANeste trabalho realizou-se uma pesquisa sobre o ensino da Geometria plana e criou-se uma proposta didádica utilizando construções geométricas com régua, compasso, esquadro e transferidor. Objetivou-se articular as representações geométricas e linguagem natural através das construções geométricas. A pesquisa foi realizada com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública municipal de Manaus. A sequência das atividades foi elaborada tendo como base a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Utilizou-se a metodologia de pesquisa Engenharia Didática, que articula ação didática e pesquisa, também proporciona uma organização na estrutura do trabalho. Verificou-se que o ensino da Geometria Plana através de construções geométricas com régua, compasso, esquadro e transferidor é válido para auxiliar os discentes na aprendizagem da Geometria Plana, podendo assim articular registros de representação geométrica e linguagem natural, além de não confundir o objeto matemático com sua representação.In this work a research was carried out on the teaching of Flat Geometry and was created a didactic proposal using Geometric Constructions with ruler, compass, set square and protractor. The objective was articulate the geometric representations and natural language through Geometric Constructions. The research was carried out with eighth grade students of elementary, in a public school of Manaus. The sequence of activities was elaborate based on Raymond Duval’s Theory of Semiotic Representation Records. It used the research methodology Didactic Engineering, which articulates didactic action and research, also provides an organization in the work structure. It was verified that the teaching of Flat Geometry through Geometric Constructions with ruler, set square and protractor is valid to help the students in the learning of Flat Geometry, thus being able to articulate registers of geometric representations and natural language, besides not confusing the mathematical object with their representation.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaOliveira, Nilomar Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847Amorim Neto, Alcides de CastroPrata, Roberto Antônio CordeiroBezerra, Francinaldo da Silva.2018-05-11T13:37:39Z2018-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBEZERRA, Francinaldo da Silva. Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural. 2018. 66 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6372porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-08-23T14:59:18Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6372Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-08-23T14:59:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural
title Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural
spellingShingle Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural
Bezerra, Francinaldo da Silva
Engenharia Didática
Registros de Representação semiótica
Geometria plana
Construções Geométricas
Didactic Engineering
Semiotic Representation Records
Flat Geometry
Geometric Constructios
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
title_short Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural
title_full Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural
title_fullStr Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural
title_full_unstemmed Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural
title_sort Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural
author Bezerra, Francinaldo da Silva
author_facet Bezerra, Francinaldo da Silva
.
author_role author
author2 .
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Nilomar Vieira de
http://lattes.cnpq.br/4870990824639847
Amorim Neto, Alcides de Castro
Prata, Roberto Antônio Cordeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Francinaldo da Silva
.
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia Didática
Registros de Representação semiótica
Geometria plana
Construções Geométricas
Didactic Engineering
Semiotic Representation Records
Flat Geometry
Geometric Constructios
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
topic Engenharia Didática
Registros de Representação semiótica
Geometria plana
Construções Geométricas
Didactic Engineering
Semiotic Representation Records
Flat Geometry
Geometric Constructios
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description Neste trabalho realizou-se uma pesquisa sobre o ensino da Geometria plana e criou-se uma proposta didádica utilizando construções geométricas com régua, compasso, esquadro e transferidor. Objetivou-se articular as representações geométricas e linguagem natural através das construções geométricas. A pesquisa foi realizada com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública municipal de Manaus. A sequência das atividades foi elaborada tendo como base a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Utilizou-se a metodologia de pesquisa Engenharia Didática, que articula ação didática e pesquisa, também proporciona uma organização na estrutura do trabalho. Verificou-se que o ensino da Geometria Plana através de construções geométricas com régua, compasso, esquadro e transferidor é válido para auxiliar os discentes na aprendizagem da Geometria Plana, podendo assim articular registros de representação geométrica e linguagem natural, além de não confundir o objeto matemático com sua representação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-11T13:37:39Z
2018-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BEZERRA, Francinaldo da Silva. Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural. 2018. 66 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6372
identifier_str_mv BEZERRA, Francinaldo da Silva. Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural. 2018. 66 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732026465517568