Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6372 |
Resumo: | Neste trabalho realizou-se uma pesquisa sobre o ensino da Geometria plana e criou-se uma proposta didádica utilizando construções geométricas com régua, compasso, esquadro e transferidor. Objetivou-se articular as representações geométricas e linguagem natural através das construções geométricas. A pesquisa foi realizada com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública municipal de Manaus. A sequência das atividades foi elaborada tendo como base a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Utilizou-se a metodologia de pesquisa Engenharia Didática, que articula ação didática e pesquisa, também proporciona uma organização na estrutura do trabalho. Verificou-se que o ensino da Geometria Plana através de construções geométricas com régua, compasso, esquadro e transferidor é válido para auxiliar os discentes na aprendizagem da Geometria Plana, podendo assim articular registros de representação geométrica e linguagem natural, além de não confundir o objeto matemático com sua representação. |
id |
UFAM_e36a1ed741b8355db7f917f258338b8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6372 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem NaturalEngenharia DidáticaRegistros de Representação semióticaGeometria planaConstruções GeométricasDidactic EngineeringSemiotic Representation RecordsFlat GeometryGeometric ConstructiosCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICANeste trabalho realizou-se uma pesquisa sobre o ensino da Geometria plana e criou-se uma proposta didádica utilizando construções geométricas com régua, compasso, esquadro e transferidor. Objetivou-se articular as representações geométricas e linguagem natural através das construções geométricas. A pesquisa foi realizada com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública municipal de Manaus. A sequência das atividades foi elaborada tendo como base a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Utilizou-se a metodologia de pesquisa Engenharia Didática, que articula ação didática e pesquisa, também proporciona uma organização na estrutura do trabalho. Verificou-se que o ensino da Geometria Plana através de construções geométricas com régua, compasso, esquadro e transferidor é válido para auxiliar os discentes na aprendizagem da Geometria Plana, podendo assim articular registros de representação geométrica e linguagem natural, além de não confundir o objeto matemático com sua representação.In this work a research was carried out on the teaching of Flat Geometry and was created a didactic proposal using Geometric Constructions with ruler, compass, set square and protractor. The objective was articulate the geometric representations and natural language through Geometric Constructions. The research was carried out with eighth grade students of elementary, in a public school of Manaus. The sequence of activities was elaborate based on Raymond Duval’s Theory of Semiotic Representation Records. It used the research methodology Didactic Engineering, which articulates didactic action and research, also provides an organization in the work structure. It was verified that the teaching of Flat Geometry through Geometric Constructions with ruler, set square and protractor is valid to help the students in the learning of Flat Geometry, thus being able to articulate registers of geometric representations and natural language, besides not confusing the mathematical object with their representation.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaOliveira, Nilomar Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847Amorim Neto, Alcides de CastroPrata, Roberto Antônio CordeiroBezerra, Francinaldo da Silva.2018-05-11T13:37:39Z2018-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBEZERRA, Francinaldo da Silva. Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural. 2018. 66 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6372porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-08-23T14:59:18Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6372Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-08-23T14:59:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural |
title |
Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural |
spellingShingle |
Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural Bezerra, Francinaldo da Silva Engenharia Didática Registros de Representação semiótica Geometria plana Construções Geométricas Didactic Engineering Semiotic Representation Records Flat Geometry Geometric Constructios CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
title_short |
Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural |
title_full |
Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural |
title_fullStr |
Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural |
title_sort |
Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural |
author |
Bezerra, Francinaldo da Silva |
author_facet |
Bezerra, Francinaldo da Silva . |
author_role |
author |
author2 |
. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Nilomar Vieira de http://lattes.cnpq.br/4870990824639847 Amorim Neto, Alcides de Castro Prata, Roberto Antônio Cordeiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Francinaldo da Silva . |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia Didática Registros de Representação semiótica Geometria plana Construções Geométricas Didactic Engineering Semiotic Representation Records Flat Geometry Geometric Constructios CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
topic |
Engenharia Didática Registros de Representação semiótica Geometria plana Construções Geométricas Didactic Engineering Semiotic Representation Records Flat Geometry Geometric Constructios CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
description |
Neste trabalho realizou-se uma pesquisa sobre o ensino da Geometria plana e criou-se uma proposta didádica utilizando construções geométricas com régua, compasso, esquadro e transferidor. Objetivou-se articular as representações geométricas e linguagem natural através das construções geométricas. A pesquisa foi realizada com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública municipal de Manaus. A sequência das atividades foi elaborada tendo como base a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval. Utilizou-se a metodologia de pesquisa Engenharia Didática, que articula ação didática e pesquisa, também proporciona uma organização na estrutura do trabalho. Verificou-se que o ensino da Geometria Plana através de construções geométricas com régua, compasso, esquadro e transferidor é válido para auxiliar os discentes na aprendizagem da Geometria Plana, podendo assim articular registros de representação geométrica e linguagem natural, além de não confundir o objeto matemático com sua representação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-11T13:37:39Z 2018-03-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BEZERRA, Francinaldo da Silva. Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural. 2018. 66 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6372 |
identifier_str_mv |
BEZERRA, Francinaldo da Silva. Aprendizagem da Geometria Plana através da conversão de registros de Representações Geométricas e linguagem Natural. 2018. 66 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732026465517568 |