Números reais: uma outra abordagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4783 |
Resumo: | rabalho procuramos fazer uma nova abordagem na construção dos números reais. Sabemos que os números reais são abordados de forma deficitária no Ensino Médio, de modo que os discentes acabam por adquirir conhecimentos ínfimo ou quase inexistente sobre esse assunto tão importante. Esse trabalho começa com evolução do conceito de número no primeiro capítulo. A partir daí são criadas situações problemas de modo a se necessitar trabalhar com números reais. Feito isso construiremos o conjunto dos números reais através dos pares de sequências de Cauchy e por fim, abordaremos o estudo dos números reais no ensino médio de uma forma diferenciada da vista no ensino médio. |
id |
UFAM_e43a9d87c9d114a8baeba30c02bb0540 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4783 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Números reais: uma outra abordagemPares de sequências de CauchyNúmeros irracionaisEnsino aprendizagem - MatemáticaCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICArabalho procuramos fazer uma nova abordagem na construção dos números reais. Sabemos que os números reais são abordados de forma deficitária no Ensino Médio, de modo que os discentes acabam por adquirir conhecimentos ínfimo ou quase inexistente sobre esse assunto tão importante. Esse trabalho começa com evolução do conceito de número no primeiro capítulo. A partir daí são criadas situações problemas de modo a se necessitar trabalhar com números reais. Feito isso construiremos o conjunto dos números reais através dos pares de sequências de Cauchy e por fim, abordaremos o estudo dos números reais no ensino médio de uma forma diferenciada da vista no ensino médio.In this work we try a new approach in the construction of the real numbers . We know that the real numbers are addressed in order to cite fi in high school , so that students end up acquiring knowledge ín fi mo or almost non-existent on this important issue . This work begins with an increase in the number of concept in the first chapter . From there situations are created problems in order to need to work with real numbers . Done that build the set of real numbers via pairs of Cauchy sequences and fi m, approach the study of real numbers from high school in a different way from view in high school.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaMarrocos, Marcus Antônio Mendonçahttp://lattes.cnpq.br/8619708073570281Rebouças, Michel PintoGiraldo, Victor Augustohttp://lattes.cnpq.br/8266357230021399Oliveira, Jefferson Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/90269891951393312016-01-20T17:21:35Z2013-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Jefferson Pereira de. Números reais: uma outra abordagem. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4783porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-08-23T15:28:42Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4783Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-08-23T15:28:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Números reais: uma outra abordagem |
title |
Números reais: uma outra abordagem |
spellingShingle |
Números reais: uma outra abordagem Oliveira, Jefferson Pereira de Pares de sequências de Cauchy Números irracionais Ensino aprendizagem - Matemática CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
title_short |
Números reais: uma outra abordagem |
title_full |
Números reais: uma outra abordagem |
title_fullStr |
Números reais: uma outra abordagem |
title_full_unstemmed |
Números reais: uma outra abordagem |
title_sort |
Números reais: uma outra abordagem |
author |
Oliveira, Jefferson Pereira de |
author_facet |
Oliveira, Jefferson Pereira de http://lattes.cnpq.br/9026989195139331 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/9026989195139331 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marrocos, Marcus Antônio Mendonça http://lattes.cnpq.br/8619708073570281 Rebouças, Michel Pinto Giraldo, Victor Augusto http://lattes.cnpq.br/8266357230021399 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Jefferson Pereira de http://lattes.cnpq.br/9026989195139331 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pares de sequências de Cauchy Números irracionais Ensino aprendizagem - Matemática CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
topic |
Pares de sequências de Cauchy Números irracionais Ensino aprendizagem - Matemática CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
description |
rabalho procuramos fazer uma nova abordagem na construção dos números reais. Sabemos que os números reais são abordados de forma deficitária no Ensino Médio, de modo que os discentes acabam por adquirir conhecimentos ínfimo ou quase inexistente sobre esse assunto tão importante. Esse trabalho começa com evolução do conceito de número no primeiro capítulo. A partir daí são criadas situações problemas de modo a se necessitar trabalhar com números reais. Feito isso construiremos o conjunto dos números reais através dos pares de sequências de Cauchy e por fim, abordaremos o estudo dos números reais no ensino médio de uma forma diferenciada da vista no ensino médio. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-23 2016-01-20T17:21:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Jefferson Pereira de. Números reais: uma outra abordagem. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4783 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Jefferson Pereira de. Números reais: uma outra abordagem. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732014735097856 |