Escolarização e identidades dissidentes: um percurso de desafios e resistências (im)postas à pessoas LGBTI+

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Eduardo Barbosa de Menezes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9921183215438015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9235
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar se e de que modo a universidade pública contribui para a construção de um modelo de educação que considere as particularidades da população LGBTI+, partindo do pressuposto teórico da Psicologia Histórico-Cultural. Grupos sociais marginalizados trazem consigo diferentes atravessamentos em suas trajetórias de escolarização a partir de marcadores sociais variados, como, por exemplo, as questões referentes à gênero e sexualidade. Sujeitos que não correspondem às normatizações sociais com relação a esses marcadores acabam sendo considerados corpos dissidentes, dentre eles podemos considerar a população LGBTI+. Nessa condição dissidente, é possível que suas identidades sejam desconsideradas na proposição de ações afirmativas educacionais, na construção de cursos de formação docente e em diversas ações didático-pedagógicas nas instituições de ensino. Neste sentido, esta dissertação buscou identificar se e de que forma o tema gênero e sexualidade está presente em projetos pedagógicos de cursos de formação inicial de docentes da educação básica; e, verificar se e de que forma as instituições de educação básica e superior promovem estratégias afirmativas de educação para pessoas trans, considerando que dentre as identidades LGBTI+ são as que mais vivenciam violência e preconceito nas vivências de escolarização. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter interpretativo-construtivo em dois momentos: o primeiro a partir da análise documental de projetos pedagógicos de dez (10) cursos de licenciatura, sendo cinco (05) da Universidade do Estado do Amazonas e cinco (05) da Universidade Federal do Amazonas; o segundo, a partir da análise de uma entrevista semi- estruturada com uma mulher trans. Cada momento é detalhado na construção de dois artigos que fazem parte do corpo desta dissertação. O trabalho possibilitou construir uma compreensão inicial de como a universidade tem trabalhado para fortalecer os debates em sexualidade e gênero ao longo da formação docente para o desenvolvimento da atividade docente na Educação Básica e da importância de proposição de políticas afirmativas para a permanência de sujeitos LGBTI+ em razão de suas especificidades, bem como das estratégias de resistência intra e intersubjetivas construídas frente às diferentes situações sociais que marcam um determinado corpo em dissidência de gênero. Pretendeu-se, então, além da construção de conhecimentos sobre os processos de subjetivação encontrados na narrativa de uma representante da população LGBTI+ na região amazônica, refletir sobre estratégias de promoção da garantia de direitos na trajetória de escolarização dessa população.
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Nessa condição dissidente, é possível que suas identidades sejam desconsideradas na proposição de ações afirmativas educacionais, na construção de cursos de formação docente e em diversas ações didático-pedagógicas nas instituições de ensino. Neste sentido, esta dissertação buscou identificar se e de que forma o tema gênero e sexualidade está presente em projetos pedagógicos de cursos de formação inicial de docentes da educação básica; e, verificar se e de que forma as instituições de educação básica e superior promovem estratégias afirmativas de educação para pessoas trans, considerando que dentre as identidades LGBTI+ são as que mais vivenciam violência e preconceito nas vivências de escolarização. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter interpretativo-construtivo em dois momentos: o primeiro a partir da análise documental de projetos pedagógicos de dez (10) cursos de licenciatura, sendo cinco (05) da Universidade do Estado do Amazonas e cinco (05) da Universidade Federal do Amazonas; o segundo, a partir da análise de uma entrevista semi- estruturada com uma mulher trans. Cada momento é detalhado na construção de dois artigos que fazem parte do corpo desta dissertação. O trabalho possibilitou construir uma compreensão inicial de como a universidade tem trabalhado para fortalecer os debates em sexualidade e gênero ao longo da formação docente para o desenvolvimento da atividade docente na Educação Básica e da importância de proposição de políticas afirmativas para a permanência de sujeitos LGBTI+ em razão de suas especificidades, bem como das estratégias de resistência intra e intersubjetivas construídas frente às diferentes situações sociais que marcam um determinado corpo em dissidência de gênero. Pretendeu-se, então, além da construção de conhecimentos sobre os processos de subjetivação encontrados na narrativa de uma representante da população LGBTI+ na região amazônica, refletir sobre estratégias de promoção da garantia de direitos na trajetória de escolarização dessa população.This study aimed to analyze whether and how the public university contributes to constructing an education model that considers the particularities of the LGBTI+ population, based on the theoretical assumption of Historical-Cultural Psychology. Marginalized social groups bring different crossings in their schooling trajectories from different social markers, such as, for example, issues related to gender and sexuality. Subjects who do not correspond to social norms regarding these markers end up being considered dissident bodies; among them, we can consider the LGBTI+ population. In this dissident condition, their identities may be disregarded in the proposition of affirmative educational actions, in the construction of teacher training courses and in several didactic-pedagogical actions in educational institutions. In this sense, this dissertation sought to identify if and in what way the gender and sexuality theme is present in pedagogical projects of initial training courses for primary education teachers and; to identify if and in what way the gender and sexuality theme is present in pedagogical projects of initial training courses for teachers of basic education; and, to verify if and in what way the basic and higher education institutions promote affirmative education strategies for trans people, considering that among the LGBTI+ identities they are the ones that most experience violence and prejudice in their schooling experiences. This study is a qualitative research of an interpretive-constructive character in two moments: the first from the documental analysis of pedagogical projects of ten (10) undergraduate courses, five (05) from the Universidade do Estado do Amazonas and five (05) from the Federal University of Amazonas; the second from the analysis of a semi-structured interview with a trans woman. Each moment is detailed in the construction of two articles that are part of the body of this dissertation. The work made it possible to build an initial understanding of how the university has worked to strengthen debates on sexuality and gender for the development of teaching activity in Basic Education and the importance of the proposition of affirmative policies for the permanence of LGBTI+ subjects due to their specificities, as well as the intra and intersubjective resistance strategies built in the face of the different social situations that mark a given body in gender dissidence. In addition to the construction of knowledge regarding the processes of subjectivation found in the narrative of a representative of the LGBTI+ population, it intends to reflect on strategies to promote the guarantee of rights in the schooling trajectory of this population.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de PsicologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em PsicologiaSilva, Iolete Ribeiro dahttp://lattes.cnpq.br/6024598140248335Neves, André Luiz Machado dasPedroza, Regina Lúcia SucupiraGuimarães, Eduardo Barbosa de Menezeshttp://lattes.cnpq.br/99211832154380152023-01-06T18:06:02Z2999-12-312022-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUIMARÃES, Eduardo Barbosa Menezes. Escolarização e identidades dissidentes: um percurso de desafios e resistências (im)postas à pessoas LGBTI+. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9235porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-01-07T05:03:24Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9235Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922023-01-07T05:03:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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