Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marquez, Suely Oliveira Moraes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6380062941086104, https://orcid.org/0000-0001-8781-5349
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8658
Resumo: Esta pesquisa de horizonte pós-estruturalista analisa como a complexidade visual de repositório temático digital de caráter informacional interfere na experiência do usuário, apresentando e discutindo como suas interfaces são percebidas e criam significação que geram resultados com relação a atratividade e a satisfação do uso após experimentação. Levanta problematizações acerca da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC), mais especificamente, o repositório temático digital de acesso aberto como ferramenta para agenciamento dos espaços informacionais entrelaçados no processo de formação continuada dos professores dos Anos Iniciais do ensino fundamental das escolas públicas do estado do Amazonas. Os repositórios digitais (RD) constituem-se em uma ferramenta-devir em potência para a disseminação da informação por promover o acesso livre a conteúdos como produtos de pesquisa. Dentre estes, emergem os repositórios temáticos digitais (RTD), sistemas que possibilitam o aproveitamento e reutilização desses objetos compreendidos como qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para apoiar a aprendizagem. A pesquisa apresenta o sistema ALFA-GCE nas suas categorias Repositório Temático; Ambiente Virtual de Aprendizagem e Escola e Cidadania que compõem o sistema em rede no âmbito do “Projeto Gestão do Conhecimento Escolar, Alfabetização e Formação para Cidadania – ALFA-GCE” em desenvolvimento no CEFORT/UFAM. Seguimos o fluxo e as problemáticas emergências da cartografia onde as metas e os objetivos são móveis e flexíveis por encontrarem-se subordinados aos caminhos que vão sendo desdobrados no próprio processo do pesquisar, que acontece como intervenção. Conclui-se que o Repositório Temático do Sistema ALFA-GCE é uma ferramenta-devir em potência de grande importância na gestão do conhecimento e na disseminação da informação, uma manifestação visível e imprescindível para a formação do professor no seu fazer como educador-criador no ensino básico no estado do Amazonas.
id UFAM_e7c7fc1b51abfe9d2e385835f74a9dbb
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8658
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do AmazonasRepositórios institucionais - AmazonasTecnologia da informaçãoTecnologia Educacional - AmazonasCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOTecnologia Digital de Informação e ComunicaçãoRepositório Temático DigitalFormação de professoresAlfabetizaçãoEsta pesquisa de horizonte pós-estruturalista analisa como a complexidade visual de repositório temático digital de caráter informacional interfere na experiência do usuário, apresentando e discutindo como suas interfaces são percebidas e criam significação que geram resultados com relação a atratividade e a satisfação do uso após experimentação. Levanta problematizações acerca da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC), mais especificamente, o repositório temático digital de acesso aberto como ferramenta para agenciamento dos espaços informacionais entrelaçados no processo de formação continuada dos professores dos Anos Iniciais do ensino fundamental das escolas públicas do estado do Amazonas. Os repositórios digitais (RD) constituem-se em uma ferramenta-devir em potência para a disseminação da informação por promover o acesso livre a conteúdos como produtos de pesquisa. Dentre estes, emergem os repositórios temáticos digitais (RTD), sistemas que possibilitam o aproveitamento e reutilização desses objetos compreendidos como qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para apoiar a aprendizagem. A pesquisa apresenta o sistema ALFA-GCE nas suas categorias Repositório Temático; Ambiente Virtual de Aprendizagem e Escola e Cidadania que compõem o sistema em rede no âmbito do “Projeto Gestão do Conhecimento Escolar, Alfabetização e Formação para Cidadania – ALFA-GCE” em desenvolvimento no CEFORT/UFAM. Seguimos o fluxo e as problemáticas emergências da cartografia onde as metas e os objetivos são móveis e flexíveis por encontrarem-se subordinados aos caminhos que vão sendo desdobrados no próprio processo do pesquisar, que acontece como intervenção. Conclui-se que o Repositório Temático do Sistema ALFA-GCE é uma ferramenta-devir em potência de grande importância na gestão do conhecimento e na disseminação da informação, uma manifestação visível e imprescindível para a formação do professor no seu fazer como educador-criador no ensino básico no estado do Amazonas.This post-structuralist horizon research analyzes how the visual complexity of a digital thematic repository of informational character interferes with the user experience, presenting and discussing how its interfaces are perceived and create meaning that generate results regarding the attractiveness and satisfaction of use after experimentation. It raises questions about Digital Information and Communication Technology (TDIC), more specifically, the open access digital thematic repository as a tool for the agency of informational spaces intertwined in the continuing education process of teachers in the Early Years of Elementary School of the state's public schools of the Amazon. Digital repositories (DR) constitute a potential becoming-tool for the dissemination of information by promoting free access to content such as research products. Among these, digital thematic repositories (RTD) emerge, systems that enable the use and reuse of these objects, understood as any digital resource that can be reused to support learning. The research presents the ALFA-GCE system in its Thematic Repository categories; Virtual Learning Environment and School and Citizenship that make up the network system under the “School Knowledge Management, Literacy and Training for Citizenship Project – ALFA-GCE” under development at CEFORT/UFAM. We follow the flow and problematic emergencies of cartography where goals and objectives are mobile and flexible because they are subordinate to the paths that are unfolded in the research process itself, which takes place as an intervention. It is concluded that the Thematic Repository of the ALFA-GCE System is a potentially very important tool-to-becoming in the management of knowledge and in the dissemination of information, a visible and essential manifestation for the training of the teacher in his role as an educator-creator in the basic education in the state of Amazonas.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMuitas etapas. Se puderem diminuir seria perfeito.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoThomé, Zeina Rebouças Corrêahttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447Fraga, Maria da ConceiçãoFialho, Francisco Antonio PereiraBarbalho, Célia Regina SimonettiMarquez, Suely Oliveira Moraeshttp://lattes.cnpq.br/6380062941086104https://orcid.org/0000-0001-8781-53492022-01-31T18:34:46Z2021-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMARQUEZ, Suely Oliveira Moraes. Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas. 2021. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8658porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-02-01T05:03:31Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8658Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-02-01T05:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas
title Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas
spellingShingle Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas
Marquez, Suely Oliveira Moraes
Repositórios institucionais - Amazonas
Tecnologia da informação
Tecnologia Educacional - Amazonas
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Tecnologia Digital de Informação e Comunicação
Repositório Temático Digital
Formação de professores
Alfabetização
title_short Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas
title_full Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas
title_fullStr Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas
title_full_unstemmed Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas
title_sort Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas
author Marquez, Suely Oliveira Moraes
author_facet Marquez, Suely Oliveira Moraes
http://lattes.cnpq.br/6380062941086104
https://orcid.org/0000-0001-8781-5349
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/6380062941086104
https://orcid.org/0000-0001-8781-5349
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
http://lattes.cnpq.br/1255254917732447
Fraga, Maria da Conceição
Fialho, Francisco Antonio Pereira
Barbalho, Célia Regina Simonetti
dc.contributor.author.fl_str_mv Marquez, Suely Oliveira Moraes
http://lattes.cnpq.br/6380062941086104
https://orcid.org/0000-0001-8781-5349
dc.subject.por.fl_str_mv Repositórios institucionais - Amazonas
Tecnologia da informação
Tecnologia Educacional - Amazonas
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Tecnologia Digital de Informação e Comunicação
Repositório Temático Digital
Formação de professores
Alfabetização
topic Repositórios institucionais - Amazonas
Tecnologia da informação
Tecnologia Educacional - Amazonas
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
Tecnologia Digital de Informação e Comunicação
Repositório Temático Digital
Formação de professores
Alfabetização
description Esta pesquisa de horizonte pós-estruturalista analisa como a complexidade visual de repositório temático digital de caráter informacional interfere na experiência do usuário, apresentando e discutindo como suas interfaces são percebidas e criam significação que geram resultados com relação a atratividade e a satisfação do uso após experimentação. Levanta problematizações acerca da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC), mais especificamente, o repositório temático digital de acesso aberto como ferramenta para agenciamento dos espaços informacionais entrelaçados no processo de formação continuada dos professores dos Anos Iniciais do ensino fundamental das escolas públicas do estado do Amazonas. Os repositórios digitais (RD) constituem-se em uma ferramenta-devir em potência para a disseminação da informação por promover o acesso livre a conteúdos como produtos de pesquisa. Dentre estes, emergem os repositórios temáticos digitais (RTD), sistemas que possibilitam o aproveitamento e reutilização desses objetos compreendidos como qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para apoiar a aprendizagem. A pesquisa apresenta o sistema ALFA-GCE nas suas categorias Repositório Temático; Ambiente Virtual de Aprendizagem e Escola e Cidadania que compõem o sistema em rede no âmbito do “Projeto Gestão do Conhecimento Escolar, Alfabetização e Formação para Cidadania – ALFA-GCE” em desenvolvimento no CEFORT/UFAM. Seguimos o fluxo e as problemáticas emergências da cartografia onde as metas e os objetivos são móveis e flexíveis por encontrarem-se subordinados aos caminhos que vão sendo desdobrados no próprio processo do pesquisar, que acontece como intervenção. Conclui-se que o Repositório Temático do Sistema ALFA-GCE é uma ferramenta-devir em potência de grande importância na gestão do conhecimento e na disseminação da informação, uma manifestação visível e imprescindível para a formação do professor no seu fazer como educador-criador no ensino básico no estado do Amazonas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
2022-01-31T18:34:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARQUEZ, Suely Oliveira Moraes. Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas. 2021. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8658
identifier_str_mv MARQUEZ, Suely Oliveira Moraes. Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas. 2021. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234129343643648