Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8658 |
Resumo: | Esta pesquisa de horizonte pós-estruturalista analisa como a complexidade visual de repositório temático digital de caráter informacional interfere na experiência do usuário, apresentando e discutindo como suas interfaces são percebidas e criam significação que geram resultados com relação a atratividade e a satisfação do uso após experimentação. Levanta problematizações acerca da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC), mais especificamente, o repositório temático digital de acesso aberto como ferramenta para agenciamento dos espaços informacionais entrelaçados no processo de formação continuada dos professores dos Anos Iniciais do ensino fundamental das escolas públicas do estado do Amazonas. Os repositórios digitais (RD) constituem-se em uma ferramenta-devir em potência para a disseminação da informação por promover o acesso livre a conteúdos como produtos de pesquisa. Dentre estes, emergem os repositórios temáticos digitais (RTD), sistemas que possibilitam o aproveitamento e reutilização desses objetos compreendidos como qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para apoiar a aprendizagem. A pesquisa apresenta o sistema ALFA-GCE nas suas categorias Repositório Temático; Ambiente Virtual de Aprendizagem e Escola e Cidadania que compõem o sistema em rede no âmbito do “Projeto Gestão do Conhecimento Escolar, Alfabetização e Formação para Cidadania – ALFA-GCE” em desenvolvimento no CEFORT/UFAM. Seguimos o fluxo e as problemáticas emergências da cartografia onde as metas e os objetivos são móveis e flexíveis por encontrarem-se subordinados aos caminhos que vão sendo desdobrados no próprio processo do pesquisar, que acontece como intervenção. Conclui-se que o Repositório Temático do Sistema ALFA-GCE é uma ferramenta-devir em potência de grande importância na gestão do conhecimento e na disseminação da informação, uma manifestação visível e imprescindível para a formação do professor no seu fazer como educador-criador no ensino básico no estado do Amazonas. |
id |
UFAM_e7c7fc1b51abfe9d2e385835f74a9dbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8658 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do AmazonasRepositórios institucionais - AmazonasTecnologia da informaçãoTecnologia Educacional - AmazonasCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOTecnologia Digital de Informação e ComunicaçãoRepositório Temático DigitalFormação de professoresAlfabetizaçãoEsta pesquisa de horizonte pós-estruturalista analisa como a complexidade visual de repositório temático digital de caráter informacional interfere na experiência do usuário, apresentando e discutindo como suas interfaces são percebidas e criam significação que geram resultados com relação a atratividade e a satisfação do uso após experimentação. Levanta problematizações acerca da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC), mais especificamente, o repositório temático digital de acesso aberto como ferramenta para agenciamento dos espaços informacionais entrelaçados no processo de formação continuada dos professores dos Anos Iniciais do ensino fundamental das escolas públicas do estado do Amazonas. Os repositórios digitais (RD) constituem-se em uma ferramenta-devir em potência para a disseminação da informação por promover o acesso livre a conteúdos como produtos de pesquisa. Dentre estes, emergem os repositórios temáticos digitais (RTD), sistemas que possibilitam o aproveitamento e reutilização desses objetos compreendidos como qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para apoiar a aprendizagem. A pesquisa apresenta o sistema ALFA-GCE nas suas categorias Repositório Temático; Ambiente Virtual de Aprendizagem e Escola e Cidadania que compõem o sistema em rede no âmbito do “Projeto Gestão do Conhecimento Escolar, Alfabetização e Formação para Cidadania – ALFA-GCE” em desenvolvimento no CEFORT/UFAM. Seguimos o fluxo e as problemáticas emergências da cartografia onde as metas e os objetivos são móveis e flexíveis por encontrarem-se subordinados aos caminhos que vão sendo desdobrados no próprio processo do pesquisar, que acontece como intervenção. Conclui-se que o Repositório Temático do Sistema ALFA-GCE é uma ferramenta-devir em potência de grande importância na gestão do conhecimento e na disseminação da informação, uma manifestação visível e imprescindível para a formação do professor no seu fazer como educador-criador no ensino básico no estado do Amazonas.This post-structuralist horizon research analyzes how the visual complexity of a digital thematic repository of informational character interferes with the user experience, presenting and discussing how its interfaces are perceived and create meaning that generate results regarding the attractiveness and satisfaction of use after experimentation. It raises questions about Digital Information and Communication Technology (TDIC), more specifically, the open access digital thematic repository as a tool for the agency of informational spaces intertwined in the continuing education process of teachers in the Early Years of Elementary School of the state's public schools of the Amazon. Digital repositories (DR) constitute a potential becoming-tool for the dissemination of information by promoting free access to content such as research products. Among these, digital thematic repositories (RTD) emerge, systems that enable the use and reuse of these objects, understood as any digital resource that can be reused to support learning. The research presents the ALFA-GCE system in its Thematic Repository categories; Virtual Learning Environment and School and Citizenship that make up the network system under the “School Knowledge Management, Literacy and Training for Citizenship Project – ALFA-GCE” under development at CEFORT/UFAM. We follow the flow and problematic emergencies of cartography where goals and objectives are mobile and flexible because they are subordinate to the paths that are unfolded in the research process itself, which takes place as an intervention. It is concluded that the Thematic Repository of the ALFA-GCE System is a potentially very important tool-to-becoming in the management of knowledge and in the dissemination of information, a visible and essential manifestation for the training of the teacher in his role as an educator-creator in the basic education in the state of Amazonas.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMuitas etapas. Se puderem diminuir seria perfeito.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoThomé, Zeina Rebouças Corrêahttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447Fraga, Maria da ConceiçãoFialho, Francisco Antonio PereiraBarbalho, Célia Regina SimonettiMarquez, Suely Oliveira Moraeshttp://lattes.cnpq.br/6380062941086104https://orcid.org/0000-0001-8781-53492022-01-31T18:34:46Z2021-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMARQUEZ, Suely Oliveira Moraes. Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas. 2021. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8658porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-02-01T05:03:31Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8658Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-02-01T05:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas |
title |
Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas |
spellingShingle |
Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas Marquez, Suely Oliveira Moraes Repositórios institucionais - Amazonas Tecnologia da informação Tecnologia Educacional - Amazonas CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Tecnologia Digital de Informação e Comunicação Repositório Temático Digital Formação de professores Alfabetização |
title_short |
Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas |
title_full |
Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas |
title_fullStr |
Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas |
title_full_unstemmed |
Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas |
title_sort |
Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas |
author |
Marquez, Suely Oliveira Moraes |
author_facet |
Marquez, Suely Oliveira Moraes http://lattes.cnpq.br/6380062941086104 https://orcid.org/0000-0001-8781-5349 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/6380062941086104 https://orcid.org/0000-0001-8781-5349 |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Thomé, Zeina Rebouças Corrêa http://lattes.cnpq.br/1255254917732447 Fraga, Maria da Conceição Fialho, Francisco Antonio Pereira Barbalho, Célia Regina Simonetti |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marquez, Suely Oliveira Moraes http://lattes.cnpq.br/6380062941086104 https://orcid.org/0000-0001-8781-5349 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Repositórios institucionais - Amazonas Tecnologia da informação Tecnologia Educacional - Amazonas CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Tecnologia Digital de Informação e Comunicação Repositório Temático Digital Formação de professores Alfabetização |
topic |
Repositórios institucionais - Amazonas Tecnologia da informação Tecnologia Educacional - Amazonas CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO Tecnologia Digital de Informação e Comunicação Repositório Temático Digital Formação de professores Alfabetização |
description |
Esta pesquisa de horizonte pós-estruturalista analisa como a complexidade visual de repositório temático digital de caráter informacional interfere na experiência do usuário, apresentando e discutindo como suas interfaces são percebidas e criam significação que geram resultados com relação a atratividade e a satisfação do uso após experimentação. Levanta problematizações acerca da Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC), mais especificamente, o repositório temático digital de acesso aberto como ferramenta para agenciamento dos espaços informacionais entrelaçados no processo de formação continuada dos professores dos Anos Iniciais do ensino fundamental das escolas públicas do estado do Amazonas. Os repositórios digitais (RD) constituem-se em uma ferramenta-devir em potência para a disseminação da informação por promover o acesso livre a conteúdos como produtos de pesquisa. Dentre estes, emergem os repositórios temáticos digitais (RTD), sistemas que possibilitam o aproveitamento e reutilização desses objetos compreendidos como qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para apoiar a aprendizagem. A pesquisa apresenta o sistema ALFA-GCE nas suas categorias Repositório Temático; Ambiente Virtual de Aprendizagem e Escola e Cidadania que compõem o sistema em rede no âmbito do “Projeto Gestão do Conhecimento Escolar, Alfabetização e Formação para Cidadania – ALFA-GCE” em desenvolvimento no CEFORT/UFAM. Seguimos o fluxo e as problemáticas emergências da cartografia onde as metas e os objetivos são móveis e flexíveis por encontrarem-se subordinados aos caminhos que vão sendo desdobrados no próprio processo do pesquisar, que acontece como intervenção. Conclui-se que o Repositório Temático do Sistema ALFA-GCE é uma ferramenta-devir em potência de grande importância na gestão do conhecimento e na disseminação da informação, uma manifestação visível e imprescindível para a formação do professor no seu fazer como educador-criador no ensino básico no estado do Amazonas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15 2022-01-31T18:34:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARQUEZ, Suely Oliveira Moraes. Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas. 2021. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8658 |
identifier_str_mv |
MARQUEZ, Suely Oliveira Moraes. Repositório temático digital de acesso aberto: agenciando informação e conhecimento para a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no estado do Amazonas. 2021. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Faculdade de Educação Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732047245148160 |