Cotas nas universidades: um olhar sobre as políticas de acesso, permanência e sucesso de estudantes cotistas no contexto Amazônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Luciney Freitas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6125824929788692, 0000-0002-4877-2136
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8837
Resumo: A pesquisa “Cotas nas universidades: um olhar sobre as políticas de acesso, permanência e sucesso de estudantes cotistas no contexto amazônico" é resultado da análise da contribuição da lei 12.711/2012, e às vivências e os enfrentamentos dos estudantes cotistas nas universidades da região norte. Esta pesquisa se qualifica como uma pesquisa de abordagem qualitativa, parte da problemática: como se configura o processo de acesso, permanência e sucesso no ensino superior de estudantes cotistas na Amazônia? Tem como objetivo geral: Compreender o processo formativo de (acesso, permanência e sucesso) de estudantes cotistas nas universidades na Amazônia. Possui como objetivos específicos: Identificar as formas de acesso, permanência e sucesso de estudantes cotistas em universidades na Amazônia brasileiras; Descrever as vivências e os enfrentamentos de estudantes cotistas na graduação no contexto Amazônico; Analisar aspectos das relações étnico-raciais vivenciados pelos estudantes cotistas no ensino superior nas universidades na Amazônia brasileira. Este trabalho está disposto em 4 seções: a primeira, intitulada como “Ações afirmativas: do mundo para o Brasil”, traz uma análise geral dos primeiros movimentos de ações afirmativas no mundo e suas consequências nos diversos países e posteriormente a luta do movimento negro no cenário que se caracterizou com as primeiras impressões das ações afirmativas no Brasil. A segunda seção, denominada “Estrutura das relações sociais no Brasil", aborda o entrelaçamento de povos indígenas, portugueses e africanos, a forma como se constituíram os primeiros brasileiros a partir da mistura desses três grandes povos. A terceira seção “Caminhos metodológicos” comunica os caminhos percorridos nesta pesquisa que foram realizados em ambiente totalmente virtual, fazendo uso de ferramentas como Google Forms e Google Meet, tendo como primazia na busca dos sujeitos da pesquisa grupos sociais do Facebook, Telegram e WhatsApp, ligados às universidades da região norte. Como resultado, constatamos que a Lei 12.711/2012 possibilitou um aumento significativo de estudantes negros, pardos e indígenas nas universidades da região Amazônica, entretanto a permanência e o sucesso destes estudantes dependem de vários fatores que surgiram ao longo desses dez anos de política de cotas que vem apontando que é preciso oferecer condições necessárias para a permanência destes estudantes.
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Possui como objetivos específicos: Identificar as formas de acesso, permanência e sucesso de estudantes cotistas em universidades na Amazônia brasileiras; Descrever as vivências e os enfrentamentos de estudantes cotistas na graduação no contexto Amazônico; Analisar aspectos das relações étnico-raciais vivenciados pelos estudantes cotistas no ensino superior nas universidades na Amazônia brasileira. Este trabalho está disposto em 4 seções: a primeira, intitulada como “Ações afirmativas: do mundo para o Brasil”, traz uma análise geral dos primeiros movimentos de ações afirmativas no mundo e suas consequências nos diversos países e posteriormente a luta do movimento negro no cenário que se caracterizou com as primeiras impressões das ações afirmativas no Brasil. A segunda seção, denominada “Estrutura das relações sociais no Brasil", aborda o entrelaçamento de povos indígenas, portugueses e africanos, a forma como se constituíram os primeiros brasileiros a partir da mistura desses três grandes povos. A terceira seção “Caminhos metodológicos” comunica os caminhos percorridos nesta pesquisa que foram realizados em ambiente totalmente virtual, fazendo uso de ferramentas como Google Forms e Google Meet, tendo como primazia na busca dos sujeitos da pesquisa grupos sociais do Facebook, Telegram e WhatsApp, ligados às universidades da região norte. Como resultado, constatamos que a Lei 12.711/2012 possibilitou um aumento significativo de estudantes negros, pardos e indígenas nas universidades da região Amazônica, entretanto a permanência e o sucesso destes estudantes dependem de vários fatores que surgiram ao longo desses dez anos de política de cotas que vem apontando que é preciso oferecer condições necessárias para a permanência destes estudantes.The research "Quotas in universities: a look at the policies of access, permanence and success of quota students in the Amazon context" is the result of the analysis of the contribution of law 12.711/2012, and the experiences and confrontations of quota students in universities in the region This research qualifies as a qualitative approach research, starting from the problem: how is the process of access, permanence and success in higher education of quota students in the Amazon? permanence and success) of quota students in universities in the Amazon. Its specific objectives are: Identify the ways of access, permanence and success of quota students in universities in the Brazilian Amazon; Describe the experiences and confrontations of quota students in graduation in the Amazon context; To analyze aspects of ethnic-racial relations experienced by quota students in the higher education in universities in the Brazilian Amazon. This work is arranged in 4 sections: the first, entitled “Affirmative Actions: from the world to Brazil”, brings a general analysis of the first movements of affirmative action in the world and its consequences in different countries and later the struggle of the black movement in Brazil. scenario that was characterized with the first impressions of affirmative action in Brazil. The second section, called “Structure of social relations in Brazil”, addresses the intertwining of indigenous, Portuguese and African peoples, the way in which the first Brazilians were constituted from the mixture of these three great peoples. The third section “Methodological paths” communicates the paths taken in this research that were carried out in a totally virtual environment, using tools such as Google Forms and Google Meet, having as primacy in the search for research subjects social groups Facebook, Telegram and WhatsApp, linked to universities in the northern region. As a result, we found that Law 12,711/2012 allowed a significant increase in black, brown and indigenous students in universities in the Amazon region, however, the permanence and success of these students depend on several factors that emerged over these ten years of quota policy that has been pointing out that it is necessary to offer the necessary conditions for the permanence of these students.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesMascarenhas, Suely Aparecida do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/9048283421149753Pinho, Vilma Aparecida deMaia, António AloneBatista, Eliane Regina MartinsPereira, Luciney Freitashttp://lattes.cnpq.br/61258249297886920000-0002-4877-21362022-04-28T03:19:07Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Luciney Freitas. Cotas nas universidades: um olhar sobre as políticas de acesso, permanência e sucesso de estudantes cotistas no contexto Amazônico. 2022. 98 f. Dissertação (Mestrado Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8837porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-04-28T05:03:34Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8837Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-04-28T05:03:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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