Otimização do Ensino a Distância: estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Louzada, Solange Aquino
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5034515354975215
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6405
Resumo: A demanda por educação cresce ao redor do mundo em velocidade equivalente ao aprimoramento das necessidades socioeconômicas. Com isso, o acesso à educação de qualidade tem sido influenciado pela gestão da informação, necessária ao atendimento das demandas de mercado. Para atender ao mercado, existe uma forte pressão nas instituições educacionais em relação a inserção dos novos métodos e técnicas que possam envolver o aluno em uma constante atividade de aprendizagem. Neste cenário, a modalidade de Ensino à Distância (EaD) tem atendido ao seu público com a proposta de oferecer conhecimento com rapidez e comodidade. A oferta dos cursos na modalidade EaD requer o cumprimento de regulamentação específica para assegurar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, bem como da avaliação de alunos e do próprio sistema de EaD da instituição como um todo. Deste modo, esta pesquisa visa propor modelo para melhoria dos procedimentos pedagógicos aplicados ao EaD em uma IES. Os resultados desta pesquisa, possibilitou uma análise dos recursos oferecidos pela IES na modalidade do EaD, o que demonstra que os serviços prestados podem ser melhorados, tendo como base um acompanhamento mais adequado, com o uso de atividades mais elaboradas e que possibilite que o processo de ensino-aprendizagem se torne mais eficiente favorecendo ao discente utilizar os recursos para a própria formação.
id UFAM_ea8fd11b2791df5fd759743fee3bceee
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6405
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Otimização do Ensino a Distância: estudo de caso em uma instituição de ensino superior privadaEducação a DistânciaProcesso de Ensino Aprendizagem e QualidadeGestão da informaçãoEnsino à Distância (EaD)ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOA demanda por educação cresce ao redor do mundo em velocidade equivalente ao aprimoramento das necessidades socioeconômicas. Com isso, o acesso à educação de qualidade tem sido influenciado pela gestão da informação, necessária ao atendimento das demandas de mercado. Para atender ao mercado, existe uma forte pressão nas instituições educacionais em relação a inserção dos novos métodos e técnicas que possam envolver o aluno em uma constante atividade de aprendizagem. Neste cenário, a modalidade de Ensino à Distância (EaD) tem atendido ao seu público com a proposta de oferecer conhecimento com rapidez e comodidade. A oferta dos cursos na modalidade EaD requer o cumprimento de regulamentação específica para assegurar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, bem como da avaliação de alunos e do próprio sistema de EaD da instituição como um todo. Deste modo, esta pesquisa visa propor modelo para melhoria dos procedimentos pedagógicos aplicados ao EaD em uma IES. Os resultados desta pesquisa, possibilitou uma análise dos recursos oferecidos pela IES na modalidade do EaD, o que demonstra que os serviços prestados podem ser melhorados, tendo como base um acompanhamento mais adequado, com o uso de atividades mais elaboradas e que possibilite que o processo de ensino-aprendizagem se torne mais eficiente favorecendo ao discente utilizar os recursos para a própria formação.The demand for education grows around the world at a rate equivalent to the improvement of socioeconomic needs. With this, access to quality education has been influenced by information management, which is necessary to meet market demands. In order to serve the market, there is a strong pressure on educational institutions regarding the insertion of new methods and techniques that may involve the student in a constant learning activity. In this scenario, the Distance Learning Modality (DLM) has attended to its public with the proposal to offer knowledge with speed and convenience. The provision of E-learning courses requires compliance with specific regulations to ensure the quality of the teaching and learning process, as well as the evaluation of students and the institution's own DLM system as a whole. Thus, this research aims to propose a model for improving the pedagogical procedures applied to the DLM in an HEI. The results of this research enabled an analysis of the resources offered by the HEI in the DLM mode, which shows that the services provided can be improved, based on a more adequate follow-up, using more elaborate activities and enabling the process of teaching-learning to become more efficient in favor of the student using the resources for the training itself.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoSilva, Ocileide Custódio dahttp://lattes.cnpq.br/6820579608406432Cavalcante, Tristão Sócrates BaptistaCatunda, Marcus Túlio ToméLouzada, Solange Aquinohttp://lattes.cnpq.br/50345153549752152018-05-23T15:45:13Z2017-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOUZADA, Solange Aquino. Otimização do Ensino a Distância: estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6405porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-05-24T05:03:37Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6405Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-05-24T05:03:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Otimização do Ensino a Distância: estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada
title Otimização do Ensino a Distância: estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada
spellingShingle Otimização do Ensino a Distância: estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada
Louzada, Solange Aquino
Educação a Distância
Processo de Ensino Aprendizagem e Qualidade
Gestão da informação
Ensino à Distância (EaD)
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
title_short Otimização do Ensino a Distância: estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada
title_full Otimização do Ensino a Distância: estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada
title_fullStr Otimização do Ensino a Distância: estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada
title_full_unstemmed Otimização do Ensino a Distância: estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada
title_sort Otimização do Ensino a Distância: estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada
author Louzada, Solange Aquino
author_facet Louzada, Solange Aquino
http://lattes.cnpq.br/5034515354975215
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5034515354975215
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ocileide Custódio da
http://lattes.cnpq.br/6820579608406432
Cavalcante, Tristão Sócrates Baptista
Catunda, Marcus Túlio Tomé
dc.contributor.author.fl_str_mv Louzada, Solange Aquino
http://lattes.cnpq.br/5034515354975215
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Processo de Ensino Aprendizagem e Qualidade
Gestão da informação
Ensino à Distância (EaD)
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
topic Educação a Distância
Processo de Ensino Aprendizagem e Qualidade
Gestão da informação
Ensino à Distância (EaD)
ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
description A demanda por educação cresce ao redor do mundo em velocidade equivalente ao aprimoramento das necessidades socioeconômicas. Com isso, o acesso à educação de qualidade tem sido influenciado pela gestão da informação, necessária ao atendimento das demandas de mercado. Para atender ao mercado, existe uma forte pressão nas instituições educacionais em relação a inserção dos novos métodos e técnicas que possam envolver o aluno em uma constante atividade de aprendizagem. Neste cenário, a modalidade de Ensino à Distância (EaD) tem atendido ao seu público com a proposta de oferecer conhecimento com rapidez e comodidade. A oferta dos cursos na modalidade EaD requer o cumprimento de regulamentação específica para assegurar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem, bem como da avaliação de alunos e do próprio sistema de EaD da instituição como um todo. Deste modo, esta pesquisa visa propor modelo para melhoria dos procedimentos pedagógicos aplicados ao EaD em uma IES. Os resultados desta pesquisa, possibilitou uma análise dos recursos oferecidos pela IES na modalidade do EaD, o que demonstra que os serviços prestados podem ser melhorados, tendo como base um acompanhamento mais adequado, com o uso de atividades mais elaboradas e que possibilite que o processo de ensino-aprendizagem se torne mais eficiente favorecendo ao discente utilizar os recursos para a própria formação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-13
2018-05-23T15:45:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOUZADA, Solange Aquino. Otimização do Ensino a Distância: estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6405
identifier_str_mv LOUZADA, Solange Aquino. Otimização do Ensino a Distância: estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732027073691648