Investigação comparativa de desempenho cognitivo entre idosos ativos e sedentários em um centro de atendimento comunitário
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3952 |
Resumo: | O envelhecimento populacional é uma realidade mundial. No Brasil, por exemplo, a população idosa passou, em números aproximados, de três para vinte milhões entre 1960 e 2008. Esta mudança teve influência decisiva no perfil epidemiológico brasileiro. Se até há poucas décadas as condições de morbi-mortalidade eram de natureza infecto-contagiosa, na atualidade preponderam os quadros crônico-degenerativos, com destaque para as doenças cardiovasculares, hiperplasias do aparelho respiratório, demências, dentre outras. No que tange aos quadros demenciais, algumas experiências recentes têm demonstrado que intervenções não medicamentosas podem potencializar os benefícios dos tratamentos farmacológicos. Dentro desta perspectiva é que transcorreu o presente estudo em duas fases. Em um primeiro momento, fazendo uso de uma bateria de avaliação neuropsicológica, foi realizado de forma comparativa o levantamento do perfil cognitivo de idosos ativos e sedentários que freqüentam um centro comunitário especializado no atendimento do idoso em Manaus. Na segunda fase, foi desenvolvido e aplicado um Programa de Estimulação Neuropsicológica para os idosos identificados com baixo desempenho cognitivo. A intervenção foi constituída por exercícios de estimulação das funções cognitivas, realizada em doze sessões, com freqüência semanal e duração de 90 minutos. A amostra foi composta por 203 pessoas, sendo 133(65,5%) do sexo feminino. Destes 83 (40,9%) declararam realizar regularmente algum tipo de exercício físico. A escolaridade variou de zero a 21 anos, com média de 4,39 e desvio padrão 4,01 anos. Participaram da segunda fase 35 idosos, que responderam uma outra avaliação neuropsicológica depois do treinamento. Vários instrumentos utilizados, como o Teste Lista de Palavras, Mini-Exame do Estado mental e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas, detectaram melhora de desempenho após o treinamento em níveis estatisticamente significativos. Os resultados demonstram que a técnica apresenta considerável potencial para uso na pesquisa e na prática clínica. Para esta última indicação, dado a duração limitada dos benefícios alcançados, é recomendado que o programa seja testado com um formato mais distendido ou como intervenção continuada. |
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Investigação comparativa de desempenho cognitivo entre idosos ativos e sedentários em um centro de atendimento comunitárioEnvelhecimentoDéficit cognitivoEstimulação neuropsicológicaCIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIAO envelhecimento populacional é uma realidade mundial. No Brasil, por exemplo, a população idosa passou, em números aproximados, de três para vinte milhões entre 1960 e 2008. Esta mudança teve influência decisiva no perfil epidemiológico brasileiro. Se até há poucas décadas as condições de morbi-mortalidade eram de natureza infecto-contagiosa, na atualidade preponderam os quadros crônico-degenerativos, com destaque para as doenças cardiovasculares, hiperplasias do aparelho respiratório, demências, dentre outras. No que tange aos quadros demenciais, algumas experiências recentes têm demonstrado que intervenções não medicamentosas podem potencializar os benefícios dos tratamentos farmacológicos. Dentro desta perspectiva é que transcorreu o presente estudo em duas fases. Em um primeiro momento, fazendo uso de uma bateria de avaliação neuropsicológica, foi realizado de forma comparativa o levantamento do perfil cognitivo de idosos ativos e sedentários que freqüentam um centro comunitário especializado no atendimento do idoso em Manaus. Na segunda fase, foi desenvolvido e aplicado um Programa de Estimulação Neuropsicológica para os idosos identificados com baixo desempenho cognitivo. A intervenção foi constituída por exercícios de estimulação das funções cognitivas, realizada em doze sessões, com freqüência semanal e duração de 90 minutos. A amostra foi composta por 203 pessoas, sendo 133(65,5%) do sexo feminino. Destes 83 (40,9%) declararam realizar regularmente algum tipo de exercício físico. A escolaridade variou de zero a 21 anos, com média de 4,39 e desvio padrão 4,01 anos. Participaram da segunda fase 35 idosos, que responderam uma outra avaliação neuropsicológica depois do treinamento. Vários instrumentos utilizados, como o Teste Lista de Palavras, Mini-Exame do Estado mental e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas, detectaram melhora de desempenho após o treinamento em níveis estatisticamente significativos. Os resultados demonstram que a técnica apresenta considerável potencial para uso na pesquisa e na prática clínica. Para esta última indicação, dado a duração limitada dos benefícios alcançados, é recomendado que o programa seja testado com um formato mais distendido ou como intervenção continuada.Population aging is a worldwide reality. In Brazil, to exemplify, the elderly population grew up in numbers from three to twenty million, approximately, between 1960 and 2008. This change had a decisive influence on Brazil´s epidemiological profile. Within a few decades ago, the terms of mortality conditions were mainly related to infectious diseases, currently there is a preponderance of chronic-degenerative diseases, such as cardiovascular disease, hyperplasia of the respiratory system and dementias, among others. Regarding the dementias, some recent experiences have shown that non-pharmacological interventions may enhance the drug treatment of these. Within this perspective, the present study proceeded in two phases. At first, using a battery of neuropsychological evaluations, was raised, comparatively, the cognitive profile of active and sedentary seniors who attend to a specialized senior care center in the city of Manaus. In the second phase, was developed and implemented a Program for elderly people, who were identified as suffering of cognitive functions decline at first. The intervention consisted of a cognitive stimulation program, performed in twelve sessions, with weekly frequency and duration of 90 minutes. The sample consisted of 203 people, while 133 (65.5%) were females. From the total, 83 (40.9%) performed some type of physical exercise on a regular way and the schooling ranged from zero to 21 years, with an average of 4.39 and standard deviation of 4.01 years. Thirty five seniors participated in the second phase of the program and responded to a neuropsychological evaluation after the end of the program. Among the instruments used, such as the word list test, mini-mental state examination and Wisconsin card sorting, detected improvement in cognitive functioning, in statistically significant levels. Results show considerable gains in several cognitive components after stimulation process and suggest that the technique could be applied in both research and clinical practice. For this one, it is recommended that the program should be tested in a longer format or even as a continued action.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de PsicologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em PsicologiaSilva Filho, José Humberto dahttp://lattes.cnpq.br/6407212894793482Silva, Moizés Oliveira dahttp://lattes.cnpq.br/36678186333936002015-05-27T18:38:35Z2011-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Moizés Oliveira. Investigação comparativa de desempenho cognitivo entre idosos ativos e sedentários em um centro de atendimento comunitário. 2011 112f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3952porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-05-25T05:03:20Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3952Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-05-25T05:03:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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