Trabalho infantil no distrito de Cacau Pirêra- uma análise do Programa de Erradicação do Trabalho infantil - PETI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: http://lattes.cnpq.br/7563710748720032
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2711
Resumo: Trabalho Infantil PETI realizadas junto às crianças e adolescentes, como também as famílias que fazem parte do programa. O PETI é um programa do Governo Federal e tem como objetivo erradicar todas as formas de trabalho de crianças e adolescentes menores de 16 anos e garantir que frequentem a escola e atividades socioeducativas. Para isso, utilizou-se como caminho investigativo tanto a abordagem qualitativa em que o pesquisador pode estabelecer uma relação dinâmica com seu objeto de estudo, constituindo sempre uma conduta participante, por meio da observação, quanto a quantitativa pelo fato de nos apoiarmos também em dados quantificáveis. A pesquisa foi realizada com a secretária de Assistência Social, do município de Iranduba, coordenadora do PETI, do Cacau Pirêra, monitores, conselheiro tutelar e famílias que fazem parte do programa, abordados no período de novembro de 2011, com base em entrevista semi-estruturada, por meio de formulários contendo perguntas abertas e fechadas. Realizaram-se também revisão da literatura especifica sobre o tema. Os dados coletados por meio da pesquisa de campo, e analisados sob a luz das teorias assumidas possibilitam alcançar os objetivos propostos. Como objetivo geral buscou-se verificar o PETI e suas ações socioeducativas desenvolvidas junto a crianças e adolescentes e seus familiares, no Distrito de Cacau Pirêra, município de Iranduba, no período de 2010 a 2011. Trabalhou-se três objetivos específicos para poder responder aos questionamentos do objetivo geral. Verificar como vivem as famílias das crianças do PETI, a partir de observação e perguntas realizadas as seis mulheres entrevistadas por serem as responsáveis pelas crianças e adolescentes inseridos no PETI em suas casas; conhecer o processo de implementação e a operacionalização do PETI a partir dos profissionais que atuam no programa, permitindo maior conhecimento sobre a implantação do programa no Cacau Pirêra; caracterizar comparativamente a problemática socioeducacional das crianças e adolescentes antes da implementação do PETI e na atualidade com a execução do Programa, a partir desse objetivo pôde-se constatar o desenvolvimento do contingente infanto-juvenil na escola, mesmo com todas as problemáticas da falta de estrutura onde está situada a sede do programa; analisar o nível da participação familiar durante as ações socioeducativas verificou-se que algumas das seis mulheres participam das reuniões, palestras, mas no que diz respeito aos cursos disponibilizados pelo PETI a participação é menor. Não há um maior envolvimento das famílias em participar dos cursos oferecidos. Porém é preciso mais investimentos nos cursos profissionalizantes para que o grupo familiar possa estar preparado para adentrar e permanecer no mercado e assim garantir a sobrevivência da família.
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A pesquisa foi realizada com a secretária de Assistência Social, do município de Iranduba, coordenadora do PETI, do Cacau Pirêra, monitores, conselheiro tutelar e famílias que fazem parte do programa, abordados no período de novembro de 2011, com base em entrevista semi-estruturada, por meio de formulários contendo perguntas abertas e fechadas. Realizaram-se também revisão da literatura especifica sobre o tema. Os dados coletados por meio da pesquisa de campo, e analisados sob a luz das teorias assumidas possibilitam alcançar os objetivos propostos. Como objetivo geral buscou-se verificar o PETI e suas ações socioeducativas desenvolvidas junto a crianças e adolescentes e seus familiares, no Distrito de Cacau Pirêra, município de Iranduba, no período de 2010 a 2011. Trabalhou-se três objetivos específicos para poder responder aos questionamentos do objetivo geral. Verificar como vivem as famílias das crianças do PETI, a partir de observação e perguntas realizadas as seis mulheres entrevistadas por serem as responsáveis pelas crianças e adolescentes inseridos no PETI em suas casas; conhecer o processo de implementação e a operacionalização do PETI a partir dos profissionais que atuam no programa, permitindo maior conhecimento sobre a implantação do programa no Cacau Pirêra; caracterizar comparativamente a problemática socioeducacional das crianças e adolescentes antes da implementação do PETI e na atualidade com a execução do Programa, a partir desse objetivo pôde-se constatar o desenvolvimento do contingente infanto-juvenil na escola, mesmo com todas as problemáticas da falta de estrutura onde está situada a sede do programa; analisar o nível da participação familiar durante as ações socioeducativas verificou-se que algumas das seis mulheres participam das reuniões, palestras, mas no que diz respeito aos cursos disponibilizados pelo PETI a participação é menor. Não há um maior envolvimento das famílias em participar dos cursos oferecidos. Porém é preciso mais investimentos nos cursos profissionalizantes para que o grupo familiar possa estar preparado para adentrar e permanecer no mercado e assim garantir a sobrevivência da família.The study aims to examine the educational actions of the programme for the eradication of child labor-PETI performed together at children and adolescents, as well as the families who are part of the program. The PETI is a Federal Government program and aims to eradicate all forms of work by children and adolescents under the age of 16 years and ensure that attend school and educational activities. For this, used as investigative path both the qualitative approach in which the researcher can establish a dynamic relationship with its object of study, which is always a participant conduct, through observation, as the quantitative by fact in support also in quantifiable data. The survey was conducted with the Secretary of Social Welfare, the municipality of Iranduba, Coordinator of the PETI, cocoa Pirêra, monitors, tutelary counselor and families that are part of the program, discussed in the period November 2011, based on semi-structured interviews, through forms containing open and closed questions. There is also a review of the literature specifies on the topic. The data collected through field research, and analyzed in light of the theories assumed allow achieving the proposed objectives. As general purpose sought to verify the PETI and its educational actions developed with children and adolescents and their families in the District of Cocoa Pirêra, municipality of Iranduba, in the period from 2010 to 2011. Worked three specific goals in order to respond to the questions of the general objective. See how living families of children of PETI, from observation and questions asked the six women interviewed for being the responsible children and adolescents entered into PETI-in their homes; know the process of implementation and operationalization of the PETI from professionals who work in the program, allowing for greater knowledge about the implementation of the program in cocoa Pirêra; characterize compared to socio-educational problems of children and adolescents before implementation of the PETI and at present with the implementation of the programme, from that goal might see the development of juvenile quota in school, even with all the problems of lack of structure where is located the headquarters of the programme; analyze the level of family participation during educational actions it was found that some of the six women participate in meetings, lectures, but with regard to courses offered by the PETI participation is smaller. There is a greater involvement of families in participating in courses offered. However it takes more investment in professional training courses for the family group may be prepared to enter and remain on the market and thus ensure the survival of the family.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBRUFAMPrograma de Pós-graduação em Serviço SocialOliveira, Simone Eneida Baçal dehttp://lattes.cnpq.br/2030914124797140http://lattes.cnpq.br/75637107487200322015-04-11T13:56:04Z2015-04-092012-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVASCONCELOS, Welen Batalha Pereira. Trabalho infantil no distrito de Cacau Pirêra- uma análise do Programa de Erradicação do Trabalho infantil - PETI. 2012. 170 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2711porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-06-04T05:00:32Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/2711Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-06-04T05:00:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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