Mapeamento dos custos para tarifa de transporte no trecho Manaus – Barcelos: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Joel Brito
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0283244344633420
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5809
Resumo: O cenário geográfico Amazônico é gigantesco, dotado da maior floresta equatorial do planeta, com caudalosos e extensos cursos d’água que percorrem grandes distâncias. É neste imenso contexto territorial que está inserido o cenário logístico de transporte de cargas e passageiros no Estado do Amazonas, dotado de pequenas embarcações denominadas Barcos Regionais, Recreio ou Motor. Geridos com práticas administrativas informais, inexistindo registros dos custos incorridos para a formação dos preços. Esse desconhecimento, aliado a falta de padronização das tarifas dos transportes aquaviário de passageiros faz com que os usuários não tenham um valor justo pré-definido para seus traslados e, também, o próprio operador não consiga determinar se incorre em lucro ou prejuízo. O Trabalho apresenta o mapeamento dos custos que compõem o valor da tarifa do transporte hidroviário de passageiros no trecho Manaus – Barcelos. A pesquisa é caracterizada, quanto a seus fins, como descritiva. Referente à natureza é aplicada. Relativamente aos procedimentos utilizados é bibliográfica e documental. A abordagem é do tipo qualitativa e quantitativa. Após análise, concluiu-se que os custos totais são formados por 42% de custos fixos (salários, encargos sociais, benefícios sociais, manutenção, lubrificantes, pró-labore, taxa dos terminais de atracação, depreciação) e 58% de custos variáveis (combustíveis e alimentação de passageiros). Do custo fixo total, aproximadamente 85% é destinada a mão de obra e encargos sociais; o custo variável médio é composto de: alimentação com passageiros, 25% e 75% dispêndios com combustível; sendo o valor da tarifa bastante elevado se comparado aos valores dispendidos para prestá-los e à renda dos usuários do sistema.
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spelling Mapeamento dos custos para tarifa de transporte no trecho Manaus – Barcelos: um estudo de casoTransporte aquaviárioTransporte de PassageiroENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃOO cenário geográfico Amazônico é gigantesco, dotado da maior floresta equatorial do planeta, com caudalosos e extensos cursos d’água que percorrem grandes distâncias. É neste imenso contexto territorial que está inserido o cenário logístico de transporte de cargas e passageiros no Estado do Amazonas, dotado de pequenas embarcações denominadas Barcos Regionais, Recreio ou Motor. Geridos com práticas administrativas informais, inexistindo registros dos custos incorridos para a formação dos preços. Esse desconhecimento, aliado a falta de padronização das tarifas dos transportes aquaviário de passageiros faz com que os usuários não tenham um valor justo pré-definido para seus traslados e, também, o próprio operador não consiga determinar se incorre em lucro ou prejuízo. O Trabalho apresenta o mapeamento dos custos que compõem o valor da tarifa do transporte hidroviário de passageiros no trecho Manaus – Barcelos. A pesquisa é caracterizada, quanto a seus fins, como descritiva. Referente à natureza é aplicada. Relativamente aos procedimentos utilizados é bibliográfica e documental. A abordagem é do tipo qualitativa e quantitativa. Após análise, concluiu-se que os custos totais são formados por 42% de custos fixos (salários, encargos sociais, benefícios sociais, manutenção, lubrificantes, pró-labore, taxa dos terminais de atracação, depreciação) e 58% de custos variáveis (combustíveis e alimentação de passageiros). Do custo fixo total, aproximadamente 85% é destinada a mão de obra e encargos sociais; o custo variável médio é composto de: alimentação com passageiros, 25% e 75% dispêndios com combustível; sendo o valor da tarifa bastante elevado se comparado aos valores dispendidos para prestá-los e à renda dos usuários do sistema.The geographical scenario is huge Amazonian endowed with the largest rainforest on the planet, with rich and extensive waterways that travel great distances. It is in this immense territorial context which is inserted the logistics scenario freight and passenger transport in the State of Amazonas, with small boats called regional recreational boats or motor. Managed with informal administrative practices, not existing records of costs incurred for the pricing. This ignorance, combined with the lack of standardization of water transport of passengers makes users do not have a default value for your transfers and, also, the operator himself cannot determine if incurs in profit or loss. The work presents the mapping of the costs that make up the value of the waterway passenger transport rate in Manaus – Barcelos. The search is characterized, as their ends, as descriptive, referring to nature is applied with regard to bibliographical and documentary procedures used, the approach is qualitative and quantitative type. After analysis, it was concluded that the total costs consisting of 42% of fixed costs (salaries, social contributions, social benefits, maintenance, lubricants, pró-labore, terminals for berthing fee, depreciation) and 58% of variable costs (food and fuel). Of the total fixed cost, approximately 85% is destined to labor and social security contributions; the average variable cost is composed of: food with passengers, 25% and 75% expenditure on fuel; being the fairly high fare compared to amounts incurred to provide them and the income of the users of the system.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoFrota, Cláudio Dantashttp://lattes.cnpq.br/5343572313273237Moura, Joel Britohttp://lattes.cnpq.br/02832443446334202017-08-23T13:52:59Z2017-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOURA, Joel Brito. Mapeamento dos custos para tarifa de transporte no trecho Manaus – Barcelos: um estudo de caso. 2017. 177 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5809porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2017-08-24T05:04:05Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5809Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922017-08-24T05:04:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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