Os desafios do ensino de Filosofia em escolas públicas da cidade de Manaus: perspectivas, tendências e práticas no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Isofran Gonçalves de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0691819113786956
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6633
Resumo: A questão central desta dissertação é apresentar uma pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de Filosofia em escolas públicas. O presente estudo esteve ancorado no objetivo geral de conhecer os desafios do ensino de Filosofia em escolas públicas da cidade de Manaus, visando compreender as perspectivas, as tendências e as práticas deste componente curricular no Ensino Médio. O estudo se concentra em investigar quais são as principais questões que se apresentam como desafiadoras para o ensino de Filosofia no contexto local, possibilitando desta forma, uma revisão crítica sobre o papel da escola pública no desenvolvimento crítico-reflexivo do estudante, uma reavaliação daquilo que a escola já construiu, dos procedimentos adotados, questionando aquilo que é colocado como essencial e procurando repensar a função social da escola, seu sentido e seu papel na sociedade atual. A pesquisa foi desenvolvida com o auxílio dos seguintes instrumentos de coleta da dados: entrevista dirigida com docentes que atuam como professores de Filosofia em escola pública de Ensino Médio na cidade de Manaus; questionário com perguntas abertas para alunos regularmente matriculados na Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Amazonas, que atuam como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e outro direcionado à alunos da 3ª série do Ensino Médio regularmente matriculados e frequentando as aulas de Filosofia em escola pública da cidade de Manaus. Os dados coletados receberam uma abordagem qualitativa e foram fundamentadas no método fenomenológico. Com os dados coletados podemos constatar que, como reflexo ainda de seu recente retorno ao currículo escolar, o ensino de Filosofia enfrenta inúmeros desafios. São questões como a sobrecarga de horas-aula, fazendo com que o professor trabalhe com muitas turmas em poucas horas de aula semanais. Outra questão, é a notória dificuldade que os estudantes demonstram em dominar a escrita, leitura e interpretação de textos filosóficos.
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spelling Os desafios do ensino de Filosofia em escolas públicas da cidade de Manaus: perspectivas, tendências e práticas no Ensino MédioEnsino de FilosofiaEscola PúblicaEnsino MédioCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEMA questão central desta dissertação é apresentar uma pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de Filosofia em escolas públicas. O presente estudo esteve ancorado no objetivo geral de conhecer os desafios do ensino de Filosofia em escolas públicas da cidade de Manaus, visando compreender as perspectivas, as tendências e as práticas deste componente curricular no Ensino Médio. O estudo se concentra em investigar quais são as principais questões que se apresentam como desafiadoras para o ensino de Filosofia no contexto local, possibilitando desta forma, uma revisão crítica sobre o papel da escola pública no desenvolvimento crítico-reflexivo do estudante, uma reavaliação daquilo que a escola já construiu, dos procedimentos adotados, questionando aquilo que é colocado como essencial e procurando repensar a função social da escola, seu sentido e seu papel na sociedade atual. A pesquisa foi desenvolvida com o auxílio dos seguintes instrumentos de coleta da dados: entrevista dirigida com docentes que atuam como professores de Filosofia em escola pública de Ensino Médio na cidade de Manaus; questionário com perguntas abertas para alunos regularmente matriculados na Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Amazonas, que atuam como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e outro direcionado à alunos da 3ª série do Ensino Médio regularmente matriculados e frequentando as aulas de Filosofia em escola pública da cidade de Manaus. Os dados coletados receberam uma abordagem qualitativa e foram fundamentadas no método fenomenológico. Com os dados coletados podemos constatar que, como reflexo ainda de seu recente retorno ao currículo escolar, o ensino de Filosofia enfrenta inúmeros desafios. São questões como a sobrecarga de horas-aula, fazendo com que o professor trabalhe com muitas turmas em poucas horas de aula semanais. Outra questão, é a notória dificuldade que os estudantes demonstram em dominar a escrita, leitura e interpretação de textos filosóficos.The central question of this dissertation is to present a research on the teaching and learning of Philosophy in public schools. The present study was anchored in the general objective of knowing the challenges of Philosophy teaching in public schools in the city of Manaus, aiming to understand the perspectives, trends and practices of this curricular component in High School. The study focuses on investigating the main issues that are challenging for the teaching of Philosophy in the local context, thus providing a critical review of the role of the public school in the critical-reflective development of the student, a reassessment of what the school has already built the adopted procedures, questioning what is considered essential and trying to rethink the social function of the school, its meaning and role in today's society. The research was developed with the help of the following instruments of data collection: directed interview with teachers who act as Philosophy teachers in public high school in the city of Manaus; questionnaire with open questions for students regularly enrolled in the Undergraduate Program in Philosophy at the Federal University of Amazonas, who act as scholarship recipients of the Institutional Scholarship Program (PIBID) and another one directed to the 3rd year high school students regularly enrolled and attending the Philosophy classes at a public school in the city of Manaus. The collected data received a qualitative approach and were based on the phenomenological method. With the data collected, we can see that, as a reflection of his recent return to the school curriculum, Philosophy teaching faces many challenges. These are issues such as overloading of class time, making the teacher work with many classes in a few hours of class a week. Another issue, is the notorious difficulty that students demonstrate in mastering the writing, reading and interpretation of philosophical texts.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBrito, Rosa Mendonça dehttp://lattes.cnpq.br/7467942519181644Brito, Luiz Carlos Cerquinho dehttp://lattes.cnpq.br/7868389442607257Guimarães, Oziris Alveshttp://lattes.cnpq.br/7520078339141792Souza, Isofran Gonçalves dehttp://lattes.cnpq.br/06918191137869562018-09-25T20:14:36Z2018-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Isofran Gonçalves de. Os desafios do ensino de Filosofia em escolas públicas da cidade de Manaus: perspectivas, tendências e práticas no Ensino Médio. 2018. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6633porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-09-26T05:03:28Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6633Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-09-26T05:03:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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