DESAFIOS NA TESSITURA DO FILOSOFAR: A PRÁTICA DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, AMAURI CARLOS
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: BRISKIEVCZ, DANILO ARNALDO, BELTON FERREIRA, SORAIA APARECIDA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21283
Resumo: A discussão sobre a filosofia e seu ensino representa o tema central deste trabalho. No cenário atual, a filosofia tem seu lugar definido no currículo, conforme determina o Parecer 038/2006. A disciplina de filosofia no Ensino Médio tem uma importância crucial na formação crítica dos estudantes, apontada pelos teóricos e também pelos professores em sua prática pedagógica. Assim, a problemática proposta é tratar a filosofia nesse nível de ensino, tendo em vista os depoimentos dos professores entrevistados e os variados aspectos/inquietações deste processo de filosofar. A trajetória da filosofia na escola se (re)organiza nas complexas relações estabelecidas pela disciplina no cenário da Educação e, também, no universo político que caracteriza cada contexto vivido. Portanto, este artigo discute a forma como os docentes compreendem e significam a prática pedagógica do ensino de filosofia, buscando problematizar estratégias/investigações capazes de fomentar a ensinabilidade desta área do saber.
id UFMG-5_3415cd0de9142dcca6785ee8abcb2847
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21283
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling DESAFIOS NA TESSITURA DO FILOSOFAR: A PRÁTICA DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIOFilosofiaEnsino de filosofiaEnsino MédioPrática Docente.A discussão sobre a filosofia e seu ensino representa o tema central deste trabalho. No cenário atual, a filosofia tem seu lugar definido no currículo, conforme determina o Parecer 038/2006. A disciplina de filosofia no Ensino Médio tem uma importância crucial na formação crítica dos estudantes, apontada pelos teóricos e também pelos professores em sua prática pedagógica. Assim, a problemática proposta é tratar a filosofia nesse nível de ensino, tendo em vista os depoimentos dos professores entrevistados e os variados aspectos/inquietações deste processo de filosofar. A trajetória da filosofia na escola se (re)organiza nas complexas relações estabelecidas pela disciplina no cenário da Educação e, também, no universo político que caracteriza cada contexto vivido. Portanto, este artigo discute a forma como os docentes compreendem e significam a prática pedagógica do ensino de filosofia, buscando problematizar estratégias/investigações capazes de fomentar a ensinabilidade desta área do saber.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21283Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21283/17206Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFERREIRA, AMAURI CARLOSBRISKIEVCZ, DANILO ARNALDOBELTON FERREIRA, SORAIA APARECIDA2023-05-30T14:23:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21283Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T14:23:24Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS NA TESSITURA DO FILOSOFAR: A PRÁTICA DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
title DESAFIOS NA TESSITURA DO FILOSOFAR: A PRÁTICA DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle DESAFIOS NA TESSITURA DO FILOSOFAR: A PRÁTICA DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
FERREIRA, AMAURI CARLOS
Filosofia
Ensino de filosofia
Ensino Médio
Prática Docente.
title_short DESAFIOS NA TESSITURA DO FILOSOFAR: A PRÁTICA DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
title_full DESAFIOS NA TESSITURA DO FILOSOFAR: A PRÁTICA DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr DESAFIOS NA TESSITURA DO FILOSOFAR: A PRÁTICA DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed DESAFIOS NA TESSITURA DO FILOSOFAR: A PRÁTICA DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
title_sort DESAFIOS NA TESSITURA DO FILOSOFAR: A PRÁTICA DA DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
author FERREIRA, AMAURI CARLOS
author_facet FERREIRA, AMAURI CARLOS
BRISKIEVCZ, DANILO ARNALDO
BELTON FERREIRA, SORAIA APARECIDA
author_role author
author2 BRISKIEVCZ, DANILO ARNALDO
BELTON FERREIRA, SORAIA APARECIDA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, AMAURI CARLOS
BRISKIEVCZ, DANILO ARNALDO
BELTON FERREIRA, SORAIA APARECIDA
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Ensino de filosofia
Ensino Médio
Prática Docente.
topic Filosofia
Ensino de filosofia
Ensino Médio
Prática Docente.
description A discussão sobre a filosofia e seu ensino representa o tema central deste trabalho. No cenário atual, a filosofia tem seu lugar definido no currículo, conforme determina o Parecer 038/2006. A disciplina de filosofia no Ensino Médio tem uma importância crucial na formação crítica dos estudantes, apontada pelos teóricos e também pelos professores em sua prática pedagógica. Assim, a problemática proposta é tratar a filosofia nesse nível de ensino, tendo em vista os depoimentos dos professores entrevistados e os variados aspectos/inquietações deste processo de filosofar. A trajetória da filosofia na escola se (re)organiza nas complexas relações estabelecidas pela disciplina no cenário da Educação e, também, no universo político que caracteriza cada contexto vivido. Portanto, este artigo discute a forma como os docentes compreendem e significam a prática pedagógica do ensino de filosofia, buscando problematizar estratégias/investigações capazes de fomentar a ensinabilidade desta área do saber.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21283
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21283/17206
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121840537600