A organização curricular por campos de experiências: como a formação continuada de professores de educação infantil da Secretaria Municipal de Educação De Manaus enfoca essa questão?
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8707 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de Mestrado, inserida na Linha de Pesquisa Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos desafios Amazônicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, que objetiva compreender como a formação continuada, ofertada para os professores/as de Educação Infantil pela Secretaria Municipal de Educação de Manaus, tem focalizado a questão da organização curricular por campos de experiências. Tal estudo se justifica por serem os campos de experiências a forma de organização curricular preconizada pelos documentos norteadores da Educação Infantil no Brasil hoje (BRASIL, 2009; 2017). Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que adotamos como procedimentos metodológicos a pesquisa documental e bibliográfica. Esses procedimentos têm por objetivo compreender, a partir da análise dos documentos oficiais brasileiros sobre a Educação Infantil, o significado da organização curricular por campos de experiências; além de discutir as implicações pedagógicas de tal proposta de organização curricular; além de analisar as ementas das propostas de formação continuada oferecidas pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério para professores(as) de Educação Infantil, com o intuito de perceber como o conceito de campos de experiência é focalizado. |
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A organização curricular por campos de experiências: como a formação continuada de professores de educação infantil da Secretaria Municipal de Educação De Manaus enfoca essa questão?Professores - FormaçãoEducação infantil - Manaus (AM)CIENCIAS HUMANASCampos de experiênciasFormação de Professores de Educação InfantilImplicações PedagógicasEsta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de Mestrado, inserida na Linha de Pesquisa Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos desafios Amazônicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, que objetiva compreender como a formação continuada, ofertada para os professores/as de Educação Infantil pela Secretaria Municipal de Educação de Manaus, tem focalizado a questão da organização curricular por campos de experiências. Tal estudo se justifica por serem os campos de experiências a forma de organização curricular preconizada pelos documentos norteadores da Educação Infantil no Brasil hoje (BRASIL, 2009; 2017). Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que adotamos como procedimentos metodológicos a pesquisa documental e bibliográfica. Esses procedimentos têm por objetivo compreender, a partir da análise dos documentos oficiais brasileiros sobre a Educação Infantil, o significado da organização curricular por campos de experiências; além de discutir as implicações pedagógicas de tal proposta de organização curricular; além de analisar as ementas das propostas de formação continuada oferecidas pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério para professores(as) de Educação Infantil, com o intuito de perceber como o conceito de campos de experiência é focalizado.This dissertation presents the results of the Master´s research, inserted in the Educator Training and Praxis Research Line, facing the Amazonian challenges of the Post graduate Program in Education at the Federal University of Amazonas, which aims to understand how continuing education, offered to teachers by the Municipal Education Department of Manaus, has focused on the issue of curriculum organization by fields of experience. This study is justified by the fact that the fields of experience are the form of curriculum organization advocated by the guiding documents of Childhood Education in Brazil nowadays (BRASIL, 2009; 2017). This is a qualitative research in which we adopted documentar and bibliographic research as methodological procedures. These procedures aim to understand, based on the analysis of official Brazilian documents on Childhood Education, the meaning of curriculum organization by fields of experience; in addition to discussing the pedagogical implications of such proposed curriculum organization; in addition to analyzing the menus of continuing education proposals offered by the Division of Professional Development of Teaching (DDPM) for Childhood Education teachers, in order to understand how the concept of fields of experience is focused.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBissoli, Michelle de Freitashttp://lattes.cnpq.br/8731672923902328Silva, Camila Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/3520518346076110Costa, Sinara Almeida dahttp://lattes.cnpq.br/4985156340614183Silva, Andrea Drumond Bonetti dahttp://lattes.cnpq.br/4864860532561008https://orcid.org/0000-0001-9078-55902022-02-23T13:36:26Z2021-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Andrea Drumond Bonetti da. A organização curricular por campos de experiências: como a formação continuada de professores de educação infantil da Secretaria Municipal de Educação De Manaus enfoca essa questão?. 2022. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8707porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-02-24T05:03:29Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8707Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-02-24T05:03:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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