Concepções e práticas de Educação Escolar Indígena: institucionalidade, estado da arte e escolarização dos Tikuna no Alto Solimões, AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antonia Rodrigues da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/3238837249512757
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5280
Resumo: Esta tese deriva da investigação sobre concepções e práticas educativas dos povos indígenas na Amazônia, reflexões a partir da escola do povo Ticuna, com o objetivo de compreender como se define e em que circunstâncias históricas a educação escolar indígena é diferente da educação nacional. O método compreensivo de Weber foi o aporte teórico-metodológico privilegiado neste estudo, por se entender que a heurística fundante deste método supera as tradições científicas de base positivista e abre novas perspectivas de estudo da realidade social. Para efeito de análise, foram elaboradas três construções, “tipo-ideais”, representando as maneiras distintas de conceber a educação escolar indígena: ação social dos agentes do Governo; ação social dos cientistas que estudam a educação e na ação social dos próprios índios. O caráter interdisciplinar exigiu uma imersão na fonte teórica da Sociologia, da Antropologia, da História e da Educação como campos epistêmicos indispensáveis à compreensão do objeto de pesquisa. Quando se resgatou o processo histórico da escolarização indígena, restou compreendido que os índios sempre desejaram à escola. Todavia, a tendência educacional, presente nas formulações pedagógicas (etnocêntrica e hegemônica), levou os índios a construírem uma aversão ao modelo educacional e não à escola. Acredita-se que os equívocos históricos, filosóficos e pedagógicos conduziram à propositura de propagandear a educação escolar indígena especifica e diferenciada como o tipo ideal de educação para os povos indígenas. No campo jurídico, instituiu-se um novo marco regulatório definindo os princípios educacionais para escolas indígenas, contudo, redundante em seu conteúdo, uma vez que tais princípios eram os mesmos existentes no cenário legal. Construiu-se o “estado da arte” na educação escolar indígena amparando-se em 243 (duzentas e quarenta e três) teses e dissertações, nas quais se evidenciou que a Educação Escolar Indígena Diferenciada é um campo novo de pesquisa com forte acolhida na academia por intelectuais com histórico de engajamento com a causa indígena, o que confere um caráter de militância aos trabalhos, resultando em formulações acríticas desse novo modelo de escola para as minorias étnicas. Hoje, a Educação Escolar Indígena Diferenciada é palavra de ordem no universo indígena e indigenista, mas, na prática, a educação escolar desenvolvida pelos povos indígenas no Alto Solimões ainda segue fundamentada em um modelo de educação tradicional, centrada na transmissão de conhecimentos. A partir deste itinerário acadêmico formulou e defendeu-se a tese de que a Educação Escolar Indígena Diferenciada, nunca existiu, nem na forma dos parâmetros curriculares nacionais, tão pouco, na realidade das escolas indígenas do Alto Solimões, no Estado do Amazonas.
id UFAM_f4894dc3168f006f905fe4ce66d7e427
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5280
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Concepções e práticas de Educação Escolar Indígena: institucionalidade, estado da arte e escolarização dos Tikuna no Alto Solimões, AMÍndios TikunaEducação Escolar Indígena DiferenciadaSociologia CompreensivaPovos indígenas na AmazôniaCIÊNCIAS HUMANASEsta tese deriva da investigação sobre concepções e práticas educativas dos povos indígenas na Amazônia, reflexões a partir da escola do povo Ticuna, com o objetivo de compreender como se define e em que circunstâncias históricas a educação escolar indígena é diferente da educação nacional. O método compreensivo de Weber foi o aporte teórico-metodológico privilegiado neste estudo, por se entender que a heurística fundante deste método supera as tradições científicas de base positivista e abre novas perspectivas de estudo da realidade social. Para efeito de análise, foram elaboradas três construções, “tipo-ideais”, representando as maneiras distintas de conceber a educação escolar indígena: ação social dos agentes do Governo; ação social dos cientistas que estudam a educação e na ação social dos próprios índios. O caráter interdisciplinar exigiu uma imersão na fonte teórica da Sociologia, da Antropologia, da História e da Educação como campos epistêmicos indispensáveis à compreensão do objeto de pesquisa. Quando se resgatou o processo histórico da escolarização indígena, restou compreendido que os índios sempre desejaram à escola. Todavia, a tendência educacional, presente nas formulações pedagógicas (etnocêntrica e hegemônica), levou os índios a construírem uma aversão ao modelo educacional e não à escola. Acredita-se que os equívocos históricos, filosóficos e pedagógicos conduziram à propositura de propagandear a educação escolar indígena especifica e diferenciada como o tipo ideal de educação para os povos indígenas. No campo jurídico, instituiu-se um novo marco regulatório definindo os princípios educacionais para escolas indígenas, contudo, redundante em seu conteúdo, uma vez que tais princípios eram os mesmos existentes no cenário legal. Construiu-se o “estado da arte” na educação escolar indígena amparando-se em 243 (duzentas e quarenta e três) teses e dissertações, nas quais se evidenciou que a Educação Escolar Indígena Diferenciada é um campo novo de pesquisa com forte acolhida na academia por intelectuais com histórico de engajamento com a causa indígena, o que confere um caráter de militância aos trabalhos, resultando em formulações acríticas desse novo modelo de escola para as minorias étnicas. Hoje, a Educação Escolar Indígena Diferenciada é palavra de ordem no universo indígena e indigenista, mas, na prática, a educação escolar desenvolvida pelos povos indígenas no Alto Solimões ainda segue fundamentada em um modelo de educação tradicional, centrada na transmissão de conhecimentos. A partir deste itinerário acadêmico formulou e defendeu-se a tese de que a Educação Escolar Indígena Diferenciada, nunca existiu, nem na forma dos parâmetros curriculares nacionais, tão pouco, na realidade das escolas indígenas do Alto Solimões, no Estado do Amazonas.This thesis derives from the research on educational conceptions and practices of indigenous peoples in the Amazon, reflections from the school Ticuna people, in order to understand how to define and historical circumstances that indigenous school education is different from the national education. The comprehensive method of Weber was the privileged theoretical and methodological support in this study, because it is understood that the founding of this heuristic method overcomes the scientific traditions of positivist base and opens new perspectives for the study of social reality. For analysis were prepared three buildings, "type-ideal", representing the different ways of thinking about indigenous education: social action of government agents; social action of scientists who study education and social action of the Indians themselves. The interdisciplinary demanded an immersion in the theoretical source of Sociology, Anthropology, History and Education as epistemic fields essential to the understanding of the research object. When rescued the historical process of indigenous schooling remains understood that the Indians always wanted to school. However, the educational trend, present in pedagogical formulations (ethnocentric and hegemonic) led the Indians to build an aversion to educational model and not to school. It is believed that the historical, philosophical and pedagogical mistakes led to the bringing of propagandize the indigenous education specific and differentiated as the ideal type of education for indigenous peoples. In the legal field, instituted a new regulatory framework defining the educational principles for indigenous schools, however, redundant in its content, since these principles were the same existing in the legal setting. It built up the "state of the art" in indigenous education sheltering in 243 (two hundred and three) theses and dissertations, in which they showed that the Indigenous Education Differentiated is a new field of research with a strong acceptance in academia by intellectual engagement with history with the indigenous cause, which confers a militant character to work, resulting in uncritical formulations of this new school model for ethnic minorities. Today, the Indigenous Education Differentiated is watchword in indigenous and indigenous universe, but in practice, the school education developed by indigenous people in the Alto Solimões still follows based on a traditional education model centered on the transmission of knowledge. From this academic itinerary formulated and defended the thesis that the Indigenous Education Differentiated, never existed, nor in the form of national curriculum guidelines, so little in fact of indigenous schools in the Alto Solimões, in the state of Amazonas.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências Humanas e LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na AmazôniaFreitas, Marilene Corrêa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4187449641949679Silva, Antonia Rodrigues dahttp://lattes.cnpq.br/32388372495127572016-11-28T14:47:05Z2016-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Antonia Rodrigues da. Concepções e práticas de Educação Escolar Indígena: institucionalidade, estado da arte e escolarização dos Tikuna no Alto Solimões, AM. 2016. 270 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5280porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-11-29T05:04:01Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/5280Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-11-29T05:04:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções e práticas de Educação Escolar Indígena: institucionalidade, estado da arte e escolarização dos Tikuna no Alto Solimões, AM
title Concepções e práticas de Educação Escolar Indígena: institucionalidade, estado da arte e escolarização dos Tikuna no Alto Solimões, AM
spellingShingle Concepções e práticas de Educação Escolar Indígena: institucionalidade, estado da arte e escolarização dos Tikuna no Alto Solimões, AM
Silva, Antonia Rodrigues da
Índios Tikuna
Educação Escolar Indígena Diferenciada
Sociologia Compreensiva
Povos indígenas na Amazônia
CIÊNCIAS HUMANAS
title_short Concepções e práticas de Educação Escolar Indígena: institucionalidade, estado da arte e escolarização dos Tikuna no Alto Solimões, AM
title_full Concepções e práticas de Educação Escolar Indígena: institucionalidade, estado da arte e escolarização dos Tikuna no Alto Solimões, AM
title_fullStr Concepções e práticas de Educação Escolar Indígena: institucionalidade, estado da arte e escolarização dos Tikuna no Alto Solimões, AM
title_full_unstemmed Concepções e práticas de Educação Escolar Indígena: institucionalidade, estado da arte e escolarização dos Tikuna no Alto Solimões, AM
title_sort Concepções e práticas de Educação Escolar Indígena: institucionalidade, estado da arte e escolarização dos Tikuna no Alto Solimões, AM
author Silva, Antonia Rodrigues da
author_facet Silva, Antonia Rodrigues da
http://lattes.cnpq.br/3238837249512757
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/3238837249512757
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Marilene Corrêa da Silva
http://lattes.cnpq.br/4187449641949679
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antonia Rodrigues da
http://lattes.cnpq.br/3238837249512757
dc.subject.por.fl_str_mv Índios Tikuna
Educação Escolar Indígena Diferenciada
Sociologia Compreensiva
Povos indígenas na Amazônia
CIÊNCIAS HUMANAS
topic Índios Tikuna
Educação Escolar Indígena Diferenciada
Sociologia Compreensiva
Povos indígenas na Amazônia
CIÊNCIAS HUMANAS
description Esta tese deriva da investigação sobre concepções e práticas educativas dos povos indígenas na Amazônia, reflexões a partir da escola do povo Ticuna, com o objetivo de compreender como se define e em que circunstâncias históricas a educação escolar indígena é diferente da educação nacional. O método compreensivo de Weber foi o aporte teórico-metodológico privilegiado neste estudo, por se entender que a heurística fundante deste método supera as tradições científicas de base positivista e abre novas perspectivas de estudo da realidade social. Para efeito de análise, foram elaboradas três construções, “tipo-ideais”, representando as maneiras distintas de conceber a educação escolar indígena: ação social dos agentes do Governo; ação social dos cientistas que estudam a educação e na ação social dos próprios índios. O caráter interdisciplinar exigiu uma imersão na fonte teórica da Sociologia, da Antropologia, da História e da Educação como campos epistêmicos indispensáveis à compreensão do objeto de pesquisa. Quando se resgatou o processo histórico da escolarização indígena, restou compreendido que os índios sempre desejaram à escola. Todavia, a tendência educacional, presente nas formulações pedagógicas (etnocêntrica e hegemônica), levou os índios a construírem uma aversão ao modelo educacional e não à escola. Acredita-se que os equívocos históricos, filosóficos e pedagógicos conduziram à propositura de propagandear a educação escolar indígena especifica e diferenciada como o tipo ideal de educação para os povos indígenas. No campo jurídico, instituiu-se um novo marco regulatório definindo os princípios educacionais para escolas indígenas, contudo, redundante em seu conteúdo, uma vez que tais princípios eram os mesmos existentes no cenário legal. Construiu-se o “estado da arte” na educação escolar indígena amparando-se em 243 (duzentas e quarenta e três) teses e dissertações, nas quais se evidenciou que a Educação Escolar Indígena Diferenciada é um campo novo de pesquisa com forte acolhida na academia por intelectuais com histórico de engajamento com a causa indígena, o que confere um caráter de militância aos trabalhos, resultando em formulações acríticas desse novo modelo de escola para as minorias étnicas. Hoje, a Educação Escolar Indígena Diferenciada é palavra de ordem no universo indígena e indigenista, mas, na prática, a educação escolar desenvolvida pelos povos indígenas no Alto Solimões ainda segue fundamentada em um modelo de educação tradicional, centrada na transmissão de conhecimentos. A partir deste itinerário acadêmico formulou e defendeu-se a tese de que a Educação Escolar Indígena Diferenciada, nunca existiu, nem na forma dos parâmetros curriculares nacionais, tão pouco, na realidade das escolas indígenas do Alto Solimões, no Estado do Amazonas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-28T14:47:05Z
2016-06-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Antonia Rodrigues da. Concepções e práticas de Educação Escolar Indígena: institucionalidade, estado da arte e escolarização dos Tikuna no Alto Solimões, AM. 2016. 270 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5280
identifier_str_mv SILVA, Antonia Rodrigues da. Concepções e práticas de Educação Escolar Indígena: institucionalidade, estado da arte e escolarização dos Tikuna no Alto Solimões, AM. 2016. 270 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Humanas e Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732018365267968