O perfil de uma escola pública de Humaitá-AM: uma análise do desempenho do SAEB e a relação com as práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Ana Claudia da Silva Oliveira da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/0531016590052836, https://orcid.org/0000-0002-5190-8559
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9075
Resumo: Ante a inquietude com o desempenho das escolas de ensino fundamental I, no município de Humaitá-AM, buscou-se compreender a relação das práticas pedagógicas exercidas dentro dos muros da escola, com o desempenho apresentado nas avaliações externas padronizadas, mais especificamente, a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, formulou-se alguns questionamentos diretivos com o objetivo de analisar influências de práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto de uma escola pública com melhor desempenho no SAEB (2019). Sonda-se no discurso da equipe docente e gestora, quais práticas pedagógicas foram desenvolvidas, para superação das metas estabelecidas pelo SAEB, e o quanto tem facilitado o ensino e aprendizagem do sujeito (estudante) em formação. A abordagem desse estudo é qualitativa, o método utilizado será a pesquisa descritiva, a produção de dados foi realizada a partir da entrevista semiestruturada com professores titulares das turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e a equipe gestora da escola. Para a sistematização e análise dos dados gerados a partir do instrumento, adotou-se a técnica de análise de conteúdo, tendo em vista a necessidade de uma visão aprofundada sobre a realidade do ambiente onde está inserida a escola. Como considerações finais, de nossa pesquisa, apontamos que a realização de práticas pedagógicas se configura em uma ação social a partir da intervenção humana. Dito isto, destacamos o seu processo de construção constante, inacabado e em alguns casos contraditório. Portanto, o que reafirmamos é que, no cotidiano da escola Municipal Edmee Monteiro Brasil, são realizadas práticas gestoras e docentes, dentre as quais existem aquelas que corroboram para o aprendizado global do estudante enquanto sujeito ativo na construção de seu conhecimento, mas também foram identificadas práticas totalmente direcionadas ao treinamento para a realização das avaliações externas, nesse caso o SAEB, e ainda práticas de alfabetização que não contemplam, nem consideram o estudante como protagonista no processo.
id UFAM_f65c0935ae69ba0b0f45ed83f147cc7a
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9075
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling O perfil de uma escola pública de Humaitá-AM: uma análise do desempenho do SAEB e a relação com as práticas pedagógicasAvaliação educacional - BrasilEnsino fundamental - AvaliaçãoPrática de ensinoCIENCIAS HUMANASPráticas pedagógicasPráticas de gestãoAvaliação externaSAEBAnte a inquietude com o desempenho das escolas de ensino fundamental I, no município de Humaitá-AM, buscou-se compreender a relação das práticas pedagógicas exercidas dentro dos muros da escola, com o desempenho apresentado nas avaliações externas padronizadas, mais especificamente, a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, formulou-se alguns questionamentos diretivos com o objetivo de analisar influências de práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto de uma escola pública com melhor desempenho no SAEB (2019). Sonda-se no discurso da equipe docente e gestora, quais práticas pedagógicas foram desenvolvidas, para superação das metas estabelecidas pelo SAEB, e o quanto tem facilitado o ensino e aprendizagem do sujeito (estudante) em formação. A abordagem desse estudo é qualitativa, o método utilizado será a pesquisa descritiva, a produção de dados foi realizada a partir da entrevista semiestruturada com professores titulares das turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e a equipe gestora da escola. Para a sistematização e análise dos dados gerados a partir do instrumento, adotou-se a técnica de análise de conteúdo, tendo em vista a necessidade de uma visão aprofundada sobre a realidade do ambiente onde está inserida a escola. Como considerações finais, de nossa pesquisa, apontamos que a realização de práticas pedagógicas se configura em uma ação social a partir da intervenção humana. Dito isto, destacamos o seu processo de construção constante, inacabado e em alguns casos contraditório. Portanto, o que reafirmamos é que, no cotidiano da escola Municipal Edmee Monteiro Brasil, são realizadas práticas gestoras e docentes, dentre as quais existem aquelas que corroboram para o aprendizado global do estudante enquanto sujeito ativo na construção de seu conhecimento, mas também foram identificadas práticas totalmente direcionadas ao treinamento para a realização das avaliações externas, nesse caso o SAEB, e ainda práticas de alfabetização que não contemplam, nem consideram o estudante como protagonista no processo.Faced with the concern with the performance of elementary schools I, in the municipality of Humaitá-AM, we sought to understand the relationship between pedagogical practices carried out within the walls of the school, with the performance presented in standardized external evaluations, more specifically the evaluation of the Basic Education Assessment System - SAEB, some directive questions were formulated with the objective of analyzing influences of pedagogical practices developed in the context of a public school with better performance in SAEB (2019). In the discourse of the teaching and managerial staff, the pedagogical practices developed by the teams, manager and teacher of the school to overcome the goals established by the SAEB are probed, and how much has facilitated the teaching and learning of the subject (student) in training. The approach of this study is qualitative, the method used will be descriptive research, the production of data will be carried out from the semi-structured interview with teachers from the 1st to 5th grades of elementary school and the school management team. For the systematization and analysis of the data generated from the instrument, the technique of content analysis was adopted, in view of the need for a more in-depth view of the reality of the environment where the school is located. As final considerations of our research, we point out that the realization of pedagogical practices is configured in a social action from human intervention, that said, we highlight its constant, unfinished and in some cases contradictory construction process. Therefore, what we reaffirm is that in the daily life of the Edmee Monteiro Brasil Municipal School, managerial and teaching practices are carried out, among which there are those that corroborate the global learning of the learner as an active subject in the construction of his knowledge, but practices were also identified. totally directed to training for the accomplishment of external evaluations, in this case the SAEB, and even literacy practices that do not contemplate, nor consider the student as a protagonist in the process.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesMedeiros, Adriana Francisca dehttp://lattes.cnpq.br/5650581779742116Silva, Rute Regis de Oliveira dahttp://lattes.cnpq.br/9577330602832953Batista, Eliane Regina Martinshttp://lattes.cnpq.br/6865614032821482Cruz, Ana Claudia da Silva Oliveira dahttp://lattes.cnpq.br/0531016590052836https://orcid.org/0000-0002-5190-85592022-09-30T13:04:34Z2022-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCruz, Ana Claudia da Silva Oliveira da. O perfil de uma escola pública de Humaitá-AM: uma análise do desempenho do SAEB e a relação com as práticas pedagógicas. 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9075porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-10-01T05:03:38Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9075Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-10-01T05:03:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O perfil de uma escola pública de Humaitá-AM: uma análise do desempenho do SAEB e a relação com as práticas pedagógicas
title O perfil de uma escola pública de Humaitá-AM: uma análise do desempenho do SAEB e a relação com as práticas pedagógicas
spellingShingle O perfil de uma escola pública de Humaitá-AM: uma análise do desempenho do SAEB e a relação com as práticas pedagógicas
Cruz, Ana Claudia da Silva Oliveira da
Avaliação educacional - Brasil
Ensino fundamental - Avaliação
Prática de ensino
CIENCIAS HUMANAS
Práticas pedagógicas
Práticas de gestão
Avaliação externa
SAEB
title_short O perfil de uma escola pública de Humaitá-AM: uma análise do desempenho do SAEB e a relação com as práticas pedagógicas
title_full O perfil de uma escola pública de Humaitá-AM: uma análise do desempenho do SAEB e a relação com as práticas pedagógicas
title_fullStr O perfil de uma escola pública de Humaitá-AM: uma análise do desempenho do SAEB e a relação com as práticas pedagógicas
title_full_unstemmed O perfil de uma escola pública de Humaitá-AM: uma análise do desempenho do SAEB e a relação com as práticas pedagógicas
title_sort O perfil de uma escola pública de Humaitá-AM: uma análise do desempenho do SAEB e a relação com as práticas pedagógicas
author Cruz, Ana Claudia da Silva Oliveira da
author_facet Cruz, Ana Claudia da Silva Oliveira da
http://lattes.cnpq.br/0531016590052836
https://orcid.org/0000-0002-5190-8559
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/0531016590052836
https://orcid.org/0000-0002-5190-8559
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Adriana Francisca de
http://lattes.cnpq.br/5650581779742116
Silva, Rute Regis de Oliveira da
http://lattes.cnpq.br/9577330602832953
Batista, Eliane Regina Martins
http://lattes.cnpq.br/6865614032821482
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Ana Claudia da Silva Oliveira da
http://lattes.cnpq.br/0531016590052836
https://orcid.org/0000-0002-5190-8559
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional - Brasil
Ensino fundamental - Avaliação
Prática de ensino
CIENCIAS HUMANAS
Práticas pedagógicas
Práticas de gestão
Avaliação externa
SAEB
topic Avaliação educacional - Brasil
Ensino fundamental - Avaliação
Prática de ensino
CIENCIAS HUMANAS
Práticas pedagógicas
Práticas de gestão
Avaliação externa
SAEB
description Ante a inquietude com o desempenho das escolas de ensino fundamental I, no município de Humaitá-AM, buscou-se compreender a relação das práticas pedagógicas exercidas dentro dos muros da escola, com o desempenho apresentado nas avaliações externas padronizadas, mais especificamente, a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB, formulou-se alguns questionamentos diretivos com o objetivo de analisar influências de práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto de uma escola pública com melhor desempenho no SAEB (2019). Sonda-se no discurso da equipe docente e gestora, quais práticas pedagógicas foram desenvolvidas, para superação das metas estabelecidas pelo SAEB, e o quanto tem facilitado o ensino e aprendizagem do sujeito (estudante) em formação. A abordagem desse estudo é qualitativa, o método utilizado será a pesquisa descritiva, a produção de dados foi realizada a partir da entrevista semiestruturada com professores titulares das turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e a equipe gestora da escola. Para a sistematização e análise dos dados gerados a partir do instrumento, adotou-se a técnica de análise de conteúdo, tendo em vista a necessidade de uma visão aprofundada sobre a realidade do ambiente onde está inserida a escola. Como considerações finais, de nossa pesquisa, apontamos que a realização de práticas pedagógicas se configura em uma ação social a partir da intervenção humana. Dito isto, destacamos o seu processo de construção constante, inacabado e em alguns casos contraditório. Portanto, o que reafirmamos é que, no cotidiano da escola Municipal Edmee Monteiro Brasil, são realizadas práticas gestoras e docentes, dentre as quais existem aquelas que corroboram para o aprendizado global do estudante enquanto sujeito ativo na construção de seu conhecimento, mas também foram identificadas práticas totalmente direcionadas ao treinamento para a realização das avaliações externas, nesse caso o SAEB, e ainda práticas de alfabetização que não contemplam, nem consideram o estudante como protagonista no processo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-30T13:04:34Z
2022-07-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cruz, Ana Claudia da Silva Oliveira da. O perfil de uma escola pública de Humaitá-AM: uma análise do desempenho do SAEB e a relação com as práticas pedagógicas. 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2022.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9075
identifier_str_mv Cruz, Ana Claudia da Silva Oliveira da. O perfil de uma escola pública de Humaitá-AM: uma análise do desempenho do SAEB e a relação com as práticas pedagógicas. 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2022.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732049473372160