As representações sociais do trabalho docente entre os professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino em Manaus: uma análise comparativa entre os professores dos anos iniciais e anos finais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elmenoufi, Marcia Maria Brandão
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/8377562908187573
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3182
Resumo: A pesquisa realizada sob o título de As representações sociais do trabalho docente dos professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino anos iniciais e anos finais da rede municipal de ensino em Manaus: uma análise comparativa entre os professores dos anos iniciais e anos finais . O objetivo foi analisar significados atribuídos pelos sujeitos envolvidos ao que é ser professor na tentativa de entender o significado do trabalho docente para esses profissionais. Discute essas representações à luz da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. Foram desenvolvidas a seguintes abordagens metodológicas: teste de livre evocações a partir do termo indutor TRABALHO DOCENTE, posteriormente as palavras evocadas foram submetidas ao software EVOC. Os resultados evidenciam as representações dos professores em torno do compromisso e dedicação.
id UFAM_f89410802599ec28c550f826889f17d1
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3182
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling As representações sociais do trabalho docente entre os professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino em Manaus: uma análise comparativa entre os professores dos anos iniciais e anos finaisRepresentação SocialTrabalho DocenteProfessorRepresentation SocialWork ProfessorProfessorCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOA pesquisa realizada sob o título de As representações sociais do trabalho docente dos professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino anos iniciais e anos finais da rede municipal de ensino em Manaus: uma análise comparativa entre os professores dos anos iniciais e anos finais . O objetivo foi analisar significados atribuídos pelos sujeitos envolvidos ao que é ser professor na tentativa de entender o significado do trabalho docente para esses profissionais. Discute essas representações à luz da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. Foram desenvolvidas a seguintes abordagens metodológicas: teste de livre evocações a partir do termo indutor TRABALHO DOCENTE, posteriormente as palavras evocadas foram submetidas ao software EVOC. Os resultados evidenciam as representações dos professores em torno do compromisso e dedicação.The research carried out under the title "Social representations of teaching of elementary school teachers in municipal schools and early years final years of municipal schools in Manaus: a comparative analysis between the teachers of the early years and later years . The objective was to analyze the meanings attributed by subjects to what is involved in being a teacher trying to understand the meaning of teaching for these professionals. We discuss these representations in the light of "social representations theory" of Serge Moscovici. We developed the following methodological approaches: test free evocations from inducing term TEACHING JOB, the words evoked later underwent the software EVOC. The results show the representations of teachers around the commitment and dedication.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasFaculdade de EducaçãoBRUFAMPrograma de Pós-graduação em EducaçãoMourão, Arminda Rachel BotelhoElmenoufi, Marcia Maria Brandãohttp://lattes.cnpq.br/83775629081875732015-04-22T21:55:41Z2015-04-082012-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfELMENOUFI, Marcia Maria Brandão. As representações sociais do trabalho docente entre os professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino em Manaus: uma análise comparativa entre os professores dos anos iniciais e anos finais. 2012. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3182porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2016-07-08T05:03:28Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/3182Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922016-07-08T05:03:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv As representações sociais do trabalho docente entre os professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino em Manaus: uma análise comparativa entre os professores dos anos iniciais e anos finais
title As representações sociais do trabalho docente entre os professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino em Manaus: uma análise comparativa entre os professores dos anos iniciais e anos finais
spellingShingle As representações sociais do trabalho docente entre os professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino em Manaus: uma análise comparativa entre os professores dos anos iniciais e anos finais
Elmenoufi, Marcia Maria Brandão
Representação Social
Trabalho Docente
Professor
Representation Social
Work Professor
Professor
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
title_short As representações sociais do trabalho docente entre os professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino em Manaus: uma análise comparativa entre os professores dos anos iniciais e anos finais
title_full As representações sociais do trabalho docente entre os professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino em Manaus: uma análise comparativa entre os professores dos anos iniciais e anos finais
title_fullStr As representações sociais do trabalho docente entre os professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino em Manaus: uma análise comparativa entre os professores dos anos iniciais e anos finais
title_full_unstemmed As representações sociais do trabalho docente entre os professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino em Manaus: uma análise comparativa entre os professores dos anos iniciais e anos finais
title_sort As representações sociais do trabalho docente entre os professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino em Manaus: uma análise comparativa entre os professores dos anos iniciais e anos finais
author Elmenoufi, Marcia Maria Brandão
author_facet Elmenoufi, Marcia Maria Brandão
http://lattes.cnpq.br/8377562908187573
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/8377562908187573
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mourão, Arminda Rachel Botelho
dc.contributor.author.fl_str_mv Elmenoufi, Marcia Maria Brandão
http://lattes.cnpq.br/8377562908187573
dc.subject.por.fl_str_mv Representação Social
Trabalho Docente
Professor
Representation Social
Work Professor
Professor
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
topic Representação Social
Trabalho Docente
Professor
Representation Social
Work Professor
Professor
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
description A pesquisa realizada sob o título de As representações sociais do trabalho docente dos professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino anos iniciais e anos finais da rede municipal de ensino em Manaus: uma análise comparativa entre os professores dos anos iniciais e anos finais . O objetivo foi analisar significados atribuídos pelos sujeitos envolvidos ao que é ser professor na tentativa de entender o significado do trabalho docente para esses profissionais. Discute essas representações à luz da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. Foram desenvolvidas a seguintes abordagens metodológicas: teste de livre evocações a partir do termo indutor TRABALHO DOCENTE, posteriormente as palavras evocadas foram submetidas ao software EVOC. Os resultados evidenciam as representações dos professores em torno do compromisso e dedicação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-23
2015-04-22T21:55:41Z
2015-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ELMENOUFI, Marcia Maria Brandão. As representações sociais do trabalho docente entre os professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino em Manaus: uma análise comparativa entre os professores dos anos iniciais e anos finais. 2012. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3182
identifier_str_mv ELMENOUFI, Marcia Maria Brandão. As representações sociais do trabalho docente entre os professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino em Manaus: uma análise comparativa entre os professores dos anos iniciais e anos finais. 2012. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Educação
BR
UFAM
Programa de Pós-graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732006126288896