Aplicação de metodologias de gestão na identificação e avaliação dos aspectos e impactos ambientais dos laboratórios de Química do ISB/Coari: estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Elinilcia Ribeiro de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6507244514346678
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8682
Resumo: Um dos temas ambientais mais preocupantes na atualidade é a geração de resíduos e as instituições de ensino estão inseridas nesse contexto pelas suas atividades administrativas além de aulas práticas e pesquisas, sendo estes de sua responsabilidade. É importante que a organização identifique os aspectos e impactos ambientais decorrentes de suas atividades e o uso das metodologias como FMEA e Produção Mais Limpa – P+L podem ajudar nesse levantamento e auxiliar na implementação de um Sistema de Gestão Ambiental – SGA adequado a sua realidade. Assim, buscou-se identificar e avaliar os aspectos e impactos ambientais relacionados as atividades de ensino e pesquisa dos laboratórios de química do Instituto de Saúde e Biotecnologia – ISB/Coari, realizando uma avaliação minuciosa da situação local para adoção de medidas de eliminação ou redução dos riscos gerados ao ambiente. O uso do formulário da FMEA juntamente com observações e registros realizados no local possibilitaram o levantamento e análise dos dados propiciando a confecção de quadros de prioridades determinado pelo Índice de Risco Ambiental – IRA, resultando em níveis de prioridades I, II, III e IV. Dos 67 processos, foram analisados vinte e um (21) e os resultados mostram que todos apresentam seu nível de prioridades, pois se foram detectados como problemas devem ser resolvidos. Foram detectadas trinta e duas (32) prioridades, sendo duas (02) prioridade I, que são os que apresentaram IRA igual ou maior que 365 sem controle atual dos aspectos e impactos ambientais, oito (08) com prioridade nível II, com IRA igual ou maior que 365, porém, com algum controle atual, seguido de seis (06) prioridades III e dezesseis (16) com prioridade IV onde estão os que se classificam com IRA menor que 365 sem controle atual e ou com controle atual respectivamente. A ferramenta se mostrou satisfatória na coleta de dados, possibilitando a confecção de um relatório para o Instituto com os resultados e ações propostas visando servir como importante instrumento gerencial e que as tomadas de decisões possam ser concretizadas pela ação e envolvimento do gestor e sua equipe de biossegurança na busca de parceria para a concretização das ações recomendadas em prol do todo (alunos, servidores, instituição, sociedade e meio ambiente).
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Assim, buscou-se identificar e avaliar os aspectos e impactos ambientais relacionados as atividades de ensino e pesquisa dos laboratórios de química do Instituto de Saúde e Biotecnologia – ISB/Coari, realizando uma avaliação minuciosa da situação local para adoção de medidas de eliminação ou redução dos riscos gerados ao ambiente. O uso do formulário da FMEA juntamente com observações e registros realizados no local possibilitaram o levantamento e análise dos dados propiciando a confecção de quadros de prioridades determinado pelo Índice de Risco Ambiental – IRA, resultando em níveis de prioridades I, II, III e IV. Dos 67 processos, foram analisados vinte e um (21) e os resultados mostram que todos apresentam seu nível de prioridades, pois se foram detectados como problemas devem ser resolvidos. Foram detectadas trinta e duas (32) prioridades, sendo duas (02) prioridade I, que são os que apresentaram IRA igual ou maior que 365 sem controle atual dos aspectos e impactos ambientais, oito (08) com prioridade nível II, com IRA igual ou maior que 365, porém, com algum controle atual, seguido de seis (06) prioridades III e dezesseis (16) com prioridade IV onde estão os que se classificam com IRA menor que 365 sem controle atual e ou com controle atual respectivamente. A ferramenta se mostrou satisfatória na coleta de dados, possibilitando a confecção de um relatório para o Instituto com os resultados e ações propostas visando servir como importante instrumento gerencial e que as tomadas de decisões possam ser concretizadas pela ação e envolvimento do gestor e sua equipe de biossegurança na busca de parceria para a concretização das ações recomendadas em prol do todo (alunos, servidores, instituição, sociedade e meio ambiente).One of the most worrying environmental issues today is the generation of waste and educational institutions are inserted in this context for their administrative activities in addition to practical classes and research, which are their responsibility. It is important for the organization to identify the environmental aspects and impacts resulting from its activities and the use of methodologies such as FMEA and Cleaner Production - P+L can help in this survey and assist in the implementation of an Environmental Management System - SGA appropriate to its reality. Thus, we sought to identify and evaluate the environmental aspects and impacts related to the teaching and research activities of the chemistry laboratories of the Institute of Health and Biotechnology - ISB/Coari, carrying out a thorough assessment of the local situation to adopt measures to eliminate or reduce of the risks generated to the environment. The use of the FMEA form together with observations and records made on the spot made it possible to collect and analyze the data, enabling the creation of priority tables determined by the Environmental Risk Index - IRA, resulting in priority levels I, II, III and IV. Of the 67 processes, twenty-one (21) were analyzed and the results show that all of them present their level of priorities, because if they were detected as problems, they must be solved. Thirty-two (32) priorities were detected, with two (02) priority I, which are those that presented IRA equal to or greater than 365 without current control of environmental aspects and impacts, eight (08) with priority level II, with IRA equal to or greater than 365, however, with some current control, followed by six (06) priorities III and sixteen (16) with priority IV, where are those classified with ARI less than 365 without current control and or with current control, respectively. The tool proved to be satisfactory in the collection of data, enabling the preparation of a report for the Institute with the results and proposed actions aiming to serve as an important management instrument and that decision-making can be implemented by the action and involvement of the manager and his team of biosafety in the search for a partnership to implement the recommended actions for the benefit of the whole (students, servers, institution, society and the environment).Universidade Federal do AmazonasFaculdade de TecnologiaBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoVieira, Raimundo Kennedyhttp://lattes.cnpq.br/2431064425429693Silva, Ocileide Custódio dahttp://lattes.cnpq.br/6820579608406432Santana, Genilson Pereirahttp://lattes.cnpq.br/3304605845319238Almeida, Elinilcia Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/65072445143466782022-02-09T19:06:25Z2021-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Elinilcia Ribeiro de. Aplicação de metodologias de gestão na identificação e avaliação dos aspectos e impactos ambientais dos laboratórios de Química do ISB/Coari: estudo de caso. 2022. 158 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8682porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-02-10T05:03:31Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8682Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-02-10T05:03:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
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