Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4779 |
Resumo: | A ideia deste trabalho foi aplicar o conteúdo Programação Linear no Ensino Médio de forma contextualizada e com a utilização dos softwares Geogebra e o Excel. Neste trabalho abordamos a metodologia da resolução de problemas, partindo de situações que envolvam a otimização através da programação linear. O experimento tem por objetivo principal descrever a abordagem utilizada na implementação a partir desses problemas. As atividades foram desenvolvidas no segundo semestre de 2013, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Parintins – IFAM, e a outra com alunos também do terceiro ano do Ensino Médio, na Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica – FUCAPI, em Manaus, verificando assim as reais dificuldades dos alunos sobre os temas abordados. Dos problemas de otimização, em que inúmeras soluções são possíveis, despertaram o interesse e contribuíram para uma participação mais ativa nas aulas de matemática. A partir da discussão desses problemas e das soluções apresentadas pelos alunos, com a utilização do software Geogebra e do programa Solver do Excel foram sistematizadas abordagens da programação linear, tais como solução gráfica e o método simplex. Essa experiência mostrou que houve maior dedicação às atividades da Programação Linear com duas variáveis. Utilizando o método gráfico com Geogebra verificou-se a aplicação do Teorema Fundamental da Programação Linear e melhor aprendizagem dos discentes do ensino médio. |
id |
UFAM_faf7c2677dd6a2a7a427d4ac8586a73d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4779 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráficaProgramação LinearMatemática - Ensino aprendizagemSoftware Geogebra - Ensino MédioProgramação linear - Ensino MédioCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAA ideia deste trabalho foi aplicar o conteúdo Programação Linear no Ensino Médio de forma contextualizada e com a utilização dos softwares Geogebra e o Excel. Neste trabalho abordamos a metodologia da resolução de problemas, partindo de situações que envolvam a otimização através da programação linear. O experimento tem por objetivo principal descrever a abordagem utilizada na implementação a partir desses problemas. As atividades foram desenvolvidas no segundo semestre de 2013, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Parintins – IFAM, e a outra com alunos também do terceiro ano do Ensino Médio, na Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica – FUCAPI, em Manaus, verificando assim as reais dificuldades dos alunos sobre os temas abordados. Dos problemas de otimização, em que inúmeras soluções são possíveis, despertaram o interesse e contribuíram para uma participação mais ativa nas aulas de matemática. A partir da discussão desses problemas e das soluções apresentadas pelos alunos, com a utilização do software Geogebra e do programa Solver do Excel foram sistematizadas abordagens da programação linear, tais como solução gráfica e o método simplex. Essa experiência mostrou que houve maior dedicação às atividades da Programação Linear com duas variáveis. Utilizando o método gráfico com Geogebra verificou-se a aplicação do Teorema Fundamental da Programação Linear e melhor aprendizagem dos discentes do ensino médio.The idea of this work was to apply the linear programming content in high school in context and the use of Geogebra and Excel software. In this paper we discuss the methodology of problem solving, from situations involving optimization by linear programming. The study's main objective to describe the approach used in the implementation from these problems. The activities were developed in the second half of 2013, with third-year students of high school, at the Federal Institute of Education, Science and Amazon Technology - Campus Parintins - IFAM and the other with students also the third year of high school, in Analysis Center Foundation, Research and Technological Innovation - FUCAPI in Manaus, thus verifying the real difficulties of the students on the topics covered. Of optimization problems, where several solutions are possible, they aroused the interest and contributed to a more active participation in math classes. From the discussion of these problems and the solutions presented by the students, using the Geogebra software and Excel Solver program were systematized approaches to linear programming, such as graphics solution and the simplex method. This experience showed that there was a greater dedication to the activities of Linear Programming with two variables. Using the graphical method with Geogebra verified the application of the Fundamental Theorem of Linear Programming and better learning of high school students.Não informadaUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaPrata, Roberto Antonio Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575Salvatierra Junior, Máriohttp://lattes.cnpq.br/7254679644374259Cabral, Valtemir Martinshttp://lattes.cnpq.br/9865165503190305Camargo, Ramina Samoa Silvahttp://lattes.cnpq.br/50547173019842242016-01-20T15:27:56Z2014-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAMARGO, Ramina Samoa Silva. Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica. 2014. 44 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4779porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-08-23T15:18:24Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4779Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-08-23T15:18:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica |
title |
Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica |
spellingShingle |
Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica Camargo, Ramina Samoa Silva Programação Linear Matemática - Ensino aprendizagem Software Geogebra - Ensino Médio Programação linear - Ensino Médio CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
title_short |
Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica |
title_full |
Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica |
title_fullStr |
Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica |
title_full_unstemmed |
Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica |
title_sort |
Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica |
author |
Camargo, Ramina Samoa Silva |
author_facet |
Camargo, Ramina Samoa Silva http://lattes.cnpq.br/5054717301984224 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/5054717301984224 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Prata, Roberto Antonio Cordeiro http://lattes.cnpq.br/5159150780688575 Salvatierra Junior, Mário http://lattes.cnpq.br/7254679644374259 Cabral, Valtemir Martins http://lattes.cnpq.br/9865165503190305 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Ramina Samoa Silva http://lattes.cnpq.br/5054717301984224 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programação Linear Matemática - Ensino aprendizagem Software Geogebra - Ensino Médio Programação linear - Ensino Médio CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
topic |
Programação Linear Matemática - Ensino aprendizagem Software Geogebra - Ensino Médio Programação linear - Ensino Médio CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA |
description |
A ideia deste trabalho foi aplicar o conteúdo Programação Linear no Ensino Médio de forma contextualizada e com a utilização dos softwares Geogebra e o Excel. Neste trabalho abordamos a metodologia da resolução de problemas, partindo de situações que envolvam a otimização através da programação linear. O experimento tem por objetivo principal descrever a abordagem utilizada na implementação a partir desses problemas. As atividades foram desenvolvidas no segundo semestre de 2013, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Parintins – IFAM, e a outra com alunos também do terceiro ano do Ensino Médio, na Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica – FUCAPI, em Manaus, verificando assim as reais dificuldades dos alunos sobre os temas abordados. Dos problemas de otimização, em que inúmeras soluções são possíveis, despertaram o interesse e contribuíram para uma participação mais ativa nas aulas de matemática. A partir da discussão desses problemas e das soluções apresentadas pelos alunos, com a utilização do software Geogebra e do programa Solver do Excel foram sistematizadas abordagens da programação linear, tais como solução gráfica e o método simplex. Essa experiência mostrou que houve maior dedicação às atividades da Programação Linear com duas variáveis. Utilizando o método gráfico com Geogebra verificou-se a aplicação do Teorema Fundamental da Programação Linear e melhor aprendizagem dos discentes do ensino médio. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-14 2016-01-20T15:27:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAMARGO, Ramina Samoa Silva. Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica. 2014. 44 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4779 |
identifier_str_mv |
CAMARGO, Ramina Samoa Silva. Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica. 2014. 44 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014. |
url |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732014723563520 |