Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Ramina Samoa Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/5054717301984224
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4779
Resumo: A ideia deste trabalho foi aplicar o conteúdo Programação Linear no Ensino Médio de forma contextualizada e com a utilização dos softwares Geogebra e o Excel. Neste trabalho abordamos a metodologia da resolução de problemas, partindo de situações que envolvam a otimização através da programação linear. O experimento tem por objetivo principal descrever a abordagem utilizada na implementação a partir desses problemas. As atividades foram desenvolvidas no segundo semestre de 2013, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Parintins – IFAM, e a outra com alunos também do terceiro ano do Ensino Médio, na Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica – FUCAPI, em Manaus, verificando assim as reais dificuldades dos alunos sobre os temas abordados. Dos problemas de otimização, em que inúmeras soluções são possíveis, despertaram o interesse e contribuíram para uma participação mais ativa nas aulas de matemática. A partir da discussão desses problemas e das soluções apresentadas pelos alunos, com a utilização do software Geogebra e do programa Solver do Excel foram sistematizadas abordagens da programação linear, tais como solução gráfica e o método simplex. Essa experiência mostrou que houve maior dedicação às atividades da Programação Linear com duas variáveis. Utilizando o método gráfico com Geogebra verificou-se a aplicação do Teorema Fundamental da Programação Linear e melhor aprendizagem dos discentes do ensino médio.
id UFAM_faf7c2677dd6a2a7a427d4ac8586a73d
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4779
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráficaProgramação LinearMatemática - Ensino aprendizagemSoftware Geogebra - Ensino MédioProgramação linear - Ensino MédioCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICAA ideia deste trabalho foi aplicar o conteúdo Programação Linear no Ensino Médio de forma contextualizada e com a utilização dos softwares Geogebra e o Excel. Neste trabalho abordamos a metodologia da resolução de problemas, partindo de situações que envolvam a otimização através da programação linear. O experimento tem por objetivo principal descrever a abordagem utilizada na implementação a partir desses problemas. As atividades foram desenvolvidas no segundo semestre de 2013, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Parintins – IFAM, e a outra com alunos também do terceiro ano do Ensino Médio, na Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica – FUCAPI, em Manaus, verificando assim as reais dificuldades dos alunos sobre os temas abordados. Dos problemas de otimização, em que inúmeras soluções são possíveis, despertaram o interesse e contribuíram para uma participação mais ativa nas aulas de matemática. A partir da discussão desses problemas e das soluções apresentadas pelos alunos, com a utilização do software Geogebra e do programa Solver do Excel foram sistematizadas abordagens da programação linear, tais como solução gráfica e o método simplex. Essa experiência mostrou que houve maior dedicação às atividades da Programação Linear com duas variáveis. Utilizando o método gráfico com Geogebra verificou-se a aplicação do Teorema Fundamental da Programação Linear e melhor aprendizagem dos discentes do ensino médio.The idea of ​​this work was to apply the linear programming content in high school in context and the use of Geogebra and Excel software. In this paper we discuss the methodology of problem solving, from situations involving optimization by linear programming. The study's main objective to describe the approach used in the implementation from these problems. The activities were developed in the second half of 2013, with third-year students of high school, at the Federal Institute of Education, Science and Amazon Technology - Campus Parintins - IFAM and the other with students also the third year of high school, in Analysis Center Foundation, Research and Technological Innovation - FUCAPI in Manaus, thus verifying the real difficulties of the students on the topics covered. Of optimization problems, where several solutions are possible, they aroused the interest and contributed to a more active participation in math classes. From the discussion of these problems and the solutions presented by the students, using the Geogebra software and Excel Solver program were systematized approaches to linear programming, such as graphics solution and the simplex method. This experience showed that there was a greater dedication to the activities of Linear Programming with two variables. Using the graphical method with Geogebra verified the application of the Fundamental Theorem of Linear Programming and better learning of high school students.Não informadaUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaPrata, Roberto Antonio Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575Salvatierra Junior, Máriohttp://lattes.cnpq.br/7254679644374259Cabral, Valtemir Martinshttp://lattes.cnpq.br/9865165503190305Camargo, Ramina Samoa Silvahttp://lattes.cnpq.br/50547173019842242016-01-20T15:27:56Z2014-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAMARGO, Ramina Samoa Silva. Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica. 2014. 44 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4779porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-08-23T15:18:24Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/4779Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-08-23T15:18:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica
title Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica
spellingShingle Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica
Camargo, Ramina Samoa Silva
Programação Linear
Matemática - Ensino aprendizagem
Software Geogebra - Ensino Médio
Programação linear - Ensino Médio
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
title_short Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica
title_full Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica
title_fullStr Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica
title_full_unstemmed Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica
title_sort Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica
author Camargo, Ramina Samoa Silva
author_facet Camargo, Ramina Samoa Silva
http://lattes.cnpq.br/5054717301984224
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/5054717301984224
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prata, Roberto Antonio Cordeiro
http://lattes.cnpq.br/5159150780688575
Salvatierra Junior, Mário
http://lattes.cnpq.br/7254679644374259
Cabral, Valtemir Martins
http://lattes.cnpq.br/9865165503190305
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Ramina Samoa Silva
http://lattes.cnpq.br/5054717301984224
dc.subject.por.fl_str_mv Programação Linear
Matemática - Ensino aprendizagem
Software Geogebra - Ensino Médio
Programação linear - Ensino Médio
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
topic Programação Linear
Matemática - Ensino aprendizagem
Software Geogebra - Ensino Médio
Programação linear - Ensino Médio
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA
description A ideia deste trabalho foi aplicar o conteúdo Programação Linear no Ensino Médio de forma contextualizada e com a utilização dos softwares Geogebra e o Excel. Neste trabalho abordamos a metodologia da resolução de problemas, partindo de situações que envolvam a otimização através da programação linear. O experimento tem por objetivo principal descrever a abordagem utilizada na implementação a partir desses problemas. As atividades foram desenvolvidas no segundo semestre de 2013, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Parintins – IFAM, e a outra com alunos também do terceiro ano do Ensino Médio, na Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica – FUCAPI, em Manaus, verificando assim as reais dificuldades dos alunos sobre os temas abordados. Dos problemas de otimização, em que inúmeras soluções são possíveis, despertaram o interesse e contribuíram para uma participação mais ativa nas aulas de matemática. A partir da discussão desses problemas e das soluções apresentadas pelos alunos, com a utilização do software Geogebra e do programa Solver do Excel foram sistematizadas abordagens da programação linear, tais como solução gráfica e o método simplex. Essa experiência mostrou que houve maior dedicação às atividades da Programação Linear com duas variáveis. Utilizando o método gráfico com Geogebra verificou-se a aplicação do Teorema Fundamental da Programação Linear e melhor aprendizagem dos discentes do ensino médio.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-14
2016-01-20T15:27:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMARGO, Ramina Samoa Silva. Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica. 2014. 44 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4779
identifier_str_mv CAMARGO, Ramina Samoa Silva. Introdução à programação linear no Ensino Médio utilizando a resolução gráfica. 2014. 44 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
url http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732014723563520