Leitura e formação de leitores: estudo sobre o letramento em documentos oficiais nacionais e amazonenses.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Paula da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/9038808372390691
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8231
Resumo: Este trabalho teve como meta verificar como os documentos oficiais voltados para a educação brasileira orientam leitura, letramento e formação de leitores críticos no currículo da educação básica. Além disso, mostra que o poder público tem o costume de priorizar uma única língua que possui um status de poder, desconsiderando outras línguas como as dos nativos indígenas e as dos estrangeiros que habitam o Brasil. Do mesmo modo, isso ocorre com o tratamento da escrita como uma variedade padrão, buscando uma unidade nacional linguística nas práticas sociais da língua, em uma concepção de nacionalidade, imposta por uma língua oficial. Esse problema gerou as perguntas que nortearam a pesquisa: qual é a concepção de língua e leitura que se depreende dos documentos oficiais? Como são abordados a leitura, o letramento e a formação de leitores nas aulas de Língua Portuguesa pelos documentos norteadores da educação no Brasil e no Amazonas? Os documentos norteadores da educação no Amazonas seguem os documentos de nível federal? Para responder a esses questionamentos, o objetivo geral consistiu em analisar de que forma os documentos norteadores para a educação no Brasil e a educação estadual no Amazonas abordam a leitura, o letramento e a formação de leitores no ensino de Língua Portuguesa. Já os objetivos específicos elencados foram: analisar as concepções de Língua trazidas pelos documentos oficiais; elaborar um histórico sobre o tratamento dado à leitura, ao letramento e à formação de leitores nos documentos oficiais; comparar as abordagens feitas pelos documentos norteadores amazonenses com a proposta dos documentos nacionais. No sentido de direcionar a pesquisa, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica do tipo impressa e telematizada e a pesquisa documental por meio das legislações criadas no contexto das políticas públicas e linguísticas que, em sua maioria, não contaram com debates do público mais interessado: os educadores e a sociedade em geral. Para dar suporte às discussões apresentadas, a fundamentação teórica teve sustentação em autores que abordam a história da leitura e formação de leitores, dentre eles Chartier (1995); Abreu (2002) ; Lindoso (2004) ; Souza (2004) ; Manguel (2006) ; Failla (2016) ; Teixeira (2017), entre outros; as multiplicidades de letramento respaldadas por Kleiman (2002; 2003, 2005) ; Rojo (2002) ; Soares(2003) ; Tfouni (2004) ; Lajolo (2005) ; Soares (2009) ; Lajolo (2011) ; Rojo (2012) ; Ribeiro (2016) e outros; as políticas linguísticas, fundamentadas por Baylon (1996) ; Faraco ( 2001) ; Zavaglia (2003), Calvet (2007) ; Rajagopalan (2013) ; Teixeira (2014 e 2017) ; Martiny (2019) e Heufemann (2019), entre outros. Finalmente, os resultados encontrados deixaram evidentes que os documentos foram se modificando com o passar dos anos, contemplando cada vez mais a tríade leitura, letramento e formação de leitores. Além disso, houve o apagamento de línguas nativas com a criação da Língua Geral meridional e setentrional para comunicação com nativos e estrangeiros e, por fim, priorizando a Língua Portuguesa como oficial, apagando totalmente uma das línguas criadas e deixando a outra, que é falada por uma minoria no Amazonas.
id UFAM_fb641e4fc70a1c48bb906e6e121912d4
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8231
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Leitura e formação de leitores: estudo sobre o letramento em documentos oficiais nacionais e amazonenses.Educação no BrasilLeitores críticosPoder públicoUnidade nacional linguísticaLíngua PortuguesaLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESDocumentos oficiaisLeituraLetramentoFormação de leitoresEste trabalho teve como meta verificar como os documentos oficiais voltados para a educação brasileira orientam leitura, letramento e formação de leitores críticos no currículo da educação básica. Além disso, mostra que o poder público tem o costume de priorizar uma única língua que possui um status de poder, desconsiderando outras línguas como as dos nativos indígenas e as dos estrangeiros que habitam o Brasil. Do mesmo modo, isso ocorre com o tratamento da escrita como uma variedade padrão, buscando uma unidade nacional linguística nas práticas sociais da língua, em uma concepção de nacionalidade, imposta por uma língua oficial. Esse problema gerou as perguntas que nortearam a pesquisa: qual é a concepção de língua e leitura que se depreende dos documentos oficiais? Como são abordados a leitura, o letramento e a formação de leitores nas aulas de Língua Portuguesa pelos documentos norteadores da educação no Brasil e no Amazonas? Os documentos norteadores da educação no Amazonas seguem os documentos de nível federal? Para responder a esses questionamentos, o objetivo geral consistiu em analisar de que forma os documentos norteadores para a educação no Brasil e a educação estadual no Amazonas abordam a leitura, o letramento e a formação de leitores no ensino de Língua Portuguesa. Já os objetivos específicos elencados foram: analisar as concepções de Língua trazidas pelos documentos oficiais; elaborar um histórico sobre o tratamento dado à leitura, ao letramento e à formação de leitores nos documentos oficiais; comparar as abordagens feitas pelos documentos norteadores amazonenses com a proposta dos documentos nacionais. No sentido de direcionar a pesquisa, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica do tipo impressa e telematizada e a pesquisa documental por meio das legislações criadas no contexto das políticas públicas e linguísticas que, em sua maioria, não contaram com debates do público mais interessado: os educadores e a sociedade em geral. Para dar suporte às discussões apresentadas, a fundamentação teórica teve sustentação em autores que abordam a história da leitura e formação de leitores, dentre eles Chartier (1995); Abreu (2002) ; Lindoso (2004) ; Souza (2004) ; Manguel (2006) ; Failla (2016) ; Teixeira (2017), entre outros; as multiplicidades de letramento respaldadas por Kleiman (2002; 2003, 2005) ; Rojo (2002) ; Soares(2003) ; Tfouni (2004) ; Lajolo (2005) ; Soares (2009) ; Lajolo (2011) ; Rojo (2012) ; Ribeiro (2016) e outros; as políticas linguísticas, fundamentadas por Baylon (1996) ; Faraco ( 2001) ; Zavaglia (2003), Calvet (2007) ; Rajagopalan (2013) ; Teixeira (2014 e 2017) ; Martiny (2019) e Heufemann (2019), entre outros. Finalmente, os resultados encontrados deixaram evidentes que os documentos foram se modificando com o passar dos anos, contemplando cada vez mais a tríade leitura, letramento e formação de leitores. Além disso, houve o apagamento de línguas nativas com a criação da Língua Geral meridional e setentrional para comunicação com nativos e estrangeiros e, por fim, priorizando a Língua Portuguesa como oficial, apagando totalmente uma das línguas criadas e deixando a outra, que é falada por uma minoria no Amazonas.This work aimed to verify how the official documents focused on Brazilian education guide reading, literacy, and training of critical readers in the basic education curriculum. In addition, it shows that the government has the habit of prioritizing a single language that has a status of power, disregarding other languages such as those of indigenous natives and those of foreigners who inhabit Brazil. Likewise, this occurs with the treatment of writing as a standard variety, seeking national linguistic unity in the social practices of the language, in a conception of nationality, imposed by an official language. This problem generated the questions that led the research were: what is the conception of language and reading that is decanted from the official documents? How reading, literacy and reader training are addressed in Portuguese language classes by the supporting documents of education in Brazil and Amazonas? Do the education-guide documents in the Amazon follow the federal-level documents? To answer these questions, the general objective was to analyze how the supporting documents for education in Brazil and state education in the Amazon approach reading, literacy and the training of readers in Portuguese language teaching. The specific objectives listed were to analyze the conceptions of language brought by the official documents; to elaborate a history on the treatment given to reading, literacy and the formation of readers in the official documents; to compare the approaches made by the Amazonian guidelines with the proposal of the national documents. In order to direct the research, the methodology used was the bibliographic research of the printed and telematized type and the documentary research with the legislation created in the context of public and linguistic policies that, for the most part, did not have debates of the most interested public: educators and society in general. To support the discussions presented, the theoretical foundation was supported by authors who address the history of reading and training readers, among them Chartier (1995); Abreu (2002); Lindoso (2004); Souza (2004); Manguel (2006); Failla (2016); Teixeira (2017), among others; the multiplicities of literacy supported by Kleiman (2002; 2003, 2005); Rojo (2002); Soares (2003); Tfouni (2004); Lajolo (2005); Soares (2009); Lajolo (2011); Rojo (2012); Ribeiro (2016) and others; language policies, based on by Baylon (1996); Faraco ( 2001); Zavaglia (2003); Calvet (2007); Rajagopalan (2013); Teixeira (2014 and 2017); Martiny (2019) and Heufemann (2019), among others. Finally, the results found made it evident that the documents were changing over the years, increasingly contemplating the triad reading, literacy and training of readers. In addition, there was the erasure of native languages with the creation of the Southern and Northern General Language for communication with natives and foreigners and, finally, prioritizing the Portuguese language as official, erasing totally one of the languages created and leaving the other, which is spoken by a minority in the Amazon.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasTeixeira, Wagner Barroshttp://lattes.cnpq.br/6227315631560289Monteiro, Marta de Faria e Cunhahttp://lattes.cnpq.br/4672487830828193Arão, Lilian Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/3976006976620049Fernandes, Ana Paula da Silvahttp://lattes.cnpq.br/90388083723906912021-04-23T15:18:51Z2021-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDES, Ana Paula da Silva. Leitura e formação de leitores: estudo sobre o letramento em documentos oficiais nacionais e amazonenses. 2021. 164 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8231porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-04-24T05:03:58Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8231Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-04-24T05:03:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e formação de leitores: estudo sobre o letramento em documentos oficiais nacionais e amazonenses.
title Leitura e formação de leitores: estudo sobre o letramento em documentos oficiais nacionais e amazonenses.
spellingShingle Leitura e formação de leitores: estudo sobre o letramento em documentos oficiais nacionais e amazonenses.
Fernandes, Ana Paula da Silva
Educação no Brasil
Leitores críticos
Poder público
Unidade nacional linguística
Língua Portuguesa
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Documentos oficiais
Leitura
Letramento
Formação de leitores
title_short Leitura e formação de leitores: estudo sobre o letramento em documentos oficiais nacionais e amazonenses.
title_full Leitura e formação de leitores: estudo sobre o letramento em documentos oficiais nacionais e amazonenses.
title_fullStr Leitura e formação de leitores: estudo sobre o letramento em documentos oficiais nacionais e amazonenses.
title_full_unstemmed Leitura e formação de leitores: estudo sobre o letramento em documentos oficiais nacionais e amazonenses.
title_sort Leitura e formação de leitores: estudo sobre o letramento em documentos oficiais nacionais e amazonenses.
author Fernandes, Ana Paula da Silva
author_facet Fernandes, Ana Paula da Silva
http://lattes.cnpq.br/9038808372390691
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/9038808372390691
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Wagner Barros
http://lattes.cnpq.br/6227315631560289
Monteiro, Marta de Faria e Cunha
http://lattes.cnpq.br/4672487830828193
Arão, Lilian Aparecida
http://lattes.cnpq.br/3976006976620049
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Paula da Silva
http://lattes.cnpq.br/9038808372390691
dc.subject.por.fl_str_mv Educação no Brasil
Leitores críticos
Poder público
Unidade nacional linguística
Língua Portuguesa
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Documentos oficiais
Leitura
Letramento
Formação de leitores
topic Educação no Brasil
Leitores críticos
Poder público
Unidade nacional linguística
Língua Portuguesa
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
Documentos oficiais
Leitura
Letramento
Formação de leitores
description Este trabalho teve como meta verificar como os documentos oficiais voltados para a educação brasileira orientam leitura, letramento e formação de leitores críticos no currículo da educação básica. Além disso, mostra que o poder público tem o costume de priorizar uma única língua que possui um status de poder, desconsiderando outras línguas como as dos nativos indígenas e as dos estrangeiros que habitam o Brasil. Do mesmo modo, isso ocorre com o tratamento da escrita como uma variedade padrão, buscando uma unidade nacional linguística nas práticas sociais da língua, em uma concepção de nacionalidade, imposta por uma língua oficial. Esse problema gerou as perguntas que nortearam a pesquisa: qual é a concepção de língua e leitura que se depreende dos documentos oficiais? Como são abordados a leitura, o letramento e a formação de leitores nas aulas de Língua Portuguesa pelos documentos norteadores da educação no Brasil e no Amazonas? Os documentos norteadores da educação no Amazonas seguem os documentos de nível federal? Para responder a esses questionamentos, o objetivo geral consistiu em analisar de que forma os documentos norteadores para a educação no Brasil e a educação estadual no Amazonas abordam a leitura, o letramento e a formação de leitores no ensino de Língua Portuguesa. Já os objetivos específicos elencados foram: analisar as concepções de Língua trazidas pelos documentos oficiais; elaborar um histórico sobre o tratamento dado à leitura, ao letramento e à formação de leitores nos documentos oficiais; comparar as abordagens feitas pelos documentos norteadores amazonenses com a proposta dos documentos nacionais. No sentido de direcionar a pesquisa, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica do tipo impressa e telematizada e a pesquisa documental por meio das legislações criadas no contexto das políticas públicas e linguísticas que, em sua maioria, não contaram com debates do público mais interessado: os educadores e a sociedade em geral. Para dar suporte às discussões apresentadas, a fundamentação teórica teve sustentação em autores que abordam a história da leitura e formação de leitores, dentre eles Chartier (1995); Abreu (2002) ; Lindoso (2004) ; Souza (2004) ; Manguel (2006) ; Failla (2016) ; Teixeira (2017), entre outros; as multiplicidades de letramento respaldadas por Kleiman (2002; 2003, 2005) ; Rojo (2002) ; Soares(2003) ; Tfouni (2004) ; Lajolo (2005) ; Soares (2009) ; Lajolo (2011) ; Rojo (2012) ; Ribeiro (2016) e outros; as políticas linguísticas, fundamentadas por Baylon (1996) ; Faraco ( 2001) ; Zavaglia (2003), Calvet (2007) ; Rajagopalan (2013) ; Teixeira (2014 e 2017) ; Martiny (2019) e Heufemann (2019), entre outros. Finalmente, os resultados encontrados deixaram evidentes que os documentos foram se modificando com o passar dos anos, contemplando cada vez mais a tríade leitura, letramento e formação de leitores. Além disso, houve o apagamento de línguas nativas com a criação da Língua Geral meridional e setentrional para comunicação com nativos e estrangeiros e, por fim, priorizando a Língua Portuguesa como oficial, apagando totalmente uma das línguas criadas e deixando a outra, que é falada por uma minoria no Amazonas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23T15:18:51Z
2021-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Ana Paula da Silva. Leitura e formação de leitores: estudo sobre o letramento em documentos oficiais nacionais e amazonenses. 2021. 164 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8231
identifier_str_mv FERNANDES, Ana Paula da Silva. Leitura e formação de leitores: estudo sobre o letramento em documentos oficiais nacionais e amazonenses. 2021. 164 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Letras
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1800234126353104896