Leitura e formação de leitores: estudo sobre o letramento em documentos oficiais nacionais e amazonenses.
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8231 |
Resumo: | Este trabalho teve como meta verificar como os documentos oficiais voltados para a educação brasileira orientam leitura, letramento e formação de leitores críticos no currículo da educação básica. Além disso, mostra que o poder público tem o costume de priorizar uma única língua que possui um status de poder, desconsiderando outras línguas como as dos nativos indígenas e as dos estrangeiros que habitam o Brasil. Do mesmo modo, isso ocorre com o tratamento da escrita como uma variedade padrão, buscando uma unidade nacional linguística nas práticas sociais da língua, em uma concepção de nacionalidade, imposta por uma língua oficial. Esse problema gerou as perguntas que nortearam a pesquisa: qual é a concepção de língua e leitura que se depreende dos documentos oficiais? Como são abordados a leitura, o letramento e a formação de leitores nas aulas de Língua Portuguesa pelos documentos norteadores da educação no Brasil e no Amazonas? Os documentos norteadores da educação no Amazonas seguem os documentos de nível federal? Para responder a esses questionamentos, o objetivo geral consistiu em analisar de que forma os documentos norteadores para a educação no Brasil e a educação estadual no Amazonas abordam a leitura, o letramento e a formação de leitores no ensino de Língua Portuguesa. Já os objetivos específicos elencados foram: analisar as concepções de Língua trazidas pelos documentos oficiais; elaborar um histórico sobre o tratamento dado à leitura, ao letramento e à formação de leitores nos documentos oficiais; comparar as abordagens feitas pelos documentos norteadores amazonenses com a proposta dos documentos nacionais. No sentido de direcionar a pesquisa, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica do tipo impressa e telematizada e a pesquisa documental por meio das legislações criadas no contexto das políticas públicas e linguísticas que, em sua maioria, não contaram com debates do público mais interessado: os educadores e a sociedade em geral. Para dar suporte às discussões apresentadas, a fundamentação teórica teve sustentação em autores que abordam a história da leitura e formação de leitores, dentre eles Chartier (1995); Abreu (2002) ; Lindoso (2004) ; Souza (2004) ; Manguel (2006) ; Failla (2016) ; Teixeira (2017), entre outros; as multiplicidades de letramento respaldadas por Kleiman (2002; 2003, 2005) ; Rojo (2002) ; Soares(2003) ; Tfouni (2004) ; Lajolo (2005) ; Soares (2009) ; Lajolo (2011) ; Rojo (2012) ; Ribeiro (2016) e outros; as políticas linguísticas, fundamentadas por Baylon (1996) ; Faraco ( 2001) ; Zavaglia (2003), Calvet (2007) ; Rajagopalan (2013) ; Teixeira (2014 e 2017) ; Martiny (2019) e Heufemann (2019), entre outros. Finalmente, os resultados encontrados deixaram evidentes que os documentos foram se modificando com o passar dos anos, contemplando cada vez mais a tríade leitura, letramento e formação de leitores. Além disso, houve o apagamento de línguas nativas com a criação da Língua Geral meridional e setentrional para comunicação com nativos e estrangeiros e, por fim, priorizando a Língua Portuguesa como oficial, apagando totalmente uma das línguas criadas e deixando a outra, que é falada por uma minoria no Amazonas. |
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Leitura e formação de leitores: estudo sobre o letramento em documentos oficiais nacionais e amazonenses.Educação no BrasilLeitores críticosPoder públicoUnidade nacional linguísticaLíngua PortuguesaLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESDocumentos oficiaisLeituraLetramentoFormação de leitoresEste trabalho teve como meta verificar como os documentos oficiais voltados para a educação brasileira orientam leitura, letramento e formação de leitores críticos no currículo da educação básica. Além disso, mostra que o poder público tem o costume de priorizar uma única língua que possui um status de poder, desconsiderando outras línguas como as dos nativos indígenas e as dos estrangeiros que habitam o Brasil. Do mesmo modo, isso ocorre com o tratamento da escrita como uma variedade padrão, buscando uma unidade nacional linguística nas práticas sociais da língua, em uma concepção de nacionalidade, imposta por uma língua oficial. Esse problema gerou as perguntas que nortearam a pesquisa: qual é a concepção de língua e leitura que se depreende dos documentos oficiais? Como são abordados a leitura, o letramento e a formação de leitores nas aulas de Língua Portuguesa pelos documentos norteadores da educação no Brasil e no Amazonas? Os documentos norteadores da educação no Amazonas seguem os documentos de nível federal? Para responder a esses questionamentos, o objetivo geral consistiu em analisar de que forma os documentos norteadores para a educação no Brasil e a educação estadual no Amazonas abordam a leitura, o letramento e a formação de leitores no ensino de Língua Portuguesa. Já os objetivos específicos elencados foram: analisar as concepções de Língua trazidas pelos documentos oficiais; elaborar um histórico sobre o tratamento dado à leitura, ao letramento e à formação de leitores nos documentos oficiais; comparar as abordagens feitas pelos documentos norteadores amazonenses com a proposta dos documentos nacionais. No sentido de direcionar a pesquisa, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica do tipo impressa e telematizada e a pesquisa documental por meio das legislações criadas no contexto das políticas públicas e linguísticas que, em sua maioria, não contaram com debates do público mais interessado: os educadores e a sociedade em geral. Para dar suporte às discussões apresentadas, a fundamentação teórica teve sustentação em autores que abordam a história da leitura e formação de leitores, dentre eles Chartier (1995); Abreu (2002) ; Lindoso (2004) ; Souza (2004) ; Manguel (2006) ; Failla (2016) ; Teixeira (2017), entre outros; as multiplicidades de letramento respaldadas por Kleiman (2002; 2003, 2005) ; Rojo (2002) ; Soares(2003) ; Tfouni (2004) ; Lajolo (2005) ; Soares (2009) ; Lajolo (2011) ; Rojo (2012) ; Ribeiro (2016) e outros; as políticas linguísticas, fundamentadas por Baylon (1996) ; Faraco ( 2001) ; Zavaglia (2003), Calvet (2007) ; Rajagopalan (2013) ; Teixeira (2014 e 2017) ; Martiny (2019) e Heufemann (2019), entre outros. Finalmente, os resultados encontrados deixaram evidentes que os documentos foram se modificando com o passar dos anos, contemplando cada vez mais a tríade leitura, letramento e formação de leitores. Além disso, houve o apagamento de línguas nativas com a criação da Língua Geral meridional e setentrional para comunicação com nativos e estrangeiros e, por fim, priorizando a Língua Portuguesa como oficial, apagando totalmente uma das línguas criadas e deixando a outra, que é falada por uma minoria no Amazonas.This work aimed to verify how the official documents focused on Brazilian education guide reading, literacy, and training of critical readers in the basic education curriculum. In addition, it shows that the government has the habit of prioritizing a single language that has a status of power, disregarding other languages such as those of indigenous natives and those of foreigners who inhabit Brazil. Likewise, this occurs with the treatment of writing as a standard variety, seeking national linguistic unity in the social practices of the language, in a conception of nationality, imposed by an official language. This problem generated the questions that led the research were: what is the conception of language and reading that is decanted from the official documents? How reading, literacy and reader training are addressed in Portuguese language classes by the supporting documents of education in Brazil and Amazonas? Do the education-guide documents in the Amazon follow the federal-level documents? To answer these questions, the general objective was to analyze how the supporting documents for education in Brazil and state education in the Amazon approach reading, literacy and the training of readers in Portuguese language teaching. The specific objectives listed were to analyze the conceptions of language brought by the official documents; to elaborate a history on the treatment given to reading, literacy and the formation of readers in the official documents; to compare the approaches made by the Amazonian guidelines with the proposal of the national documents. In order to direct the research, the methodology used was the bibliographic research of the printed and telematized type and the documentary research with the legislation created in the context of public and linguistic policies that, for the most part, did not have debates of the most interested public: educators and society in general. To support the discussions presented, the theoretical foundation was supported by authors who address the history of reading and training readers, among them Chartier (1995); Abreu (2002); Lindoso (2004); Souza (2004); Manguel (2006); Failla (2016); Teixeira (2017), among others; the multiplicities of literacy supported by Kleiman (2002; 2003, 2005); Rojo (2002); Soares (2003); Tfouni (2004); Lajolo (2005); Soares (2009); Lajolo (2011); Rojo (2012); Ribeiro (2016) and others; language policies, based on by Baylon (1996); Faraco ( 2001); Zavaglia (2003); Calvet (2007); Rajagopalan (2013); Teixeira (2014 and 2017); Martiny (2019) and Heufemann (2019), among others. Finally, the results found made it evident that the documents were changing over the years, increasingly contemplating the triad reading, literacy and training of readers. In addition, there was the erasure of native languages with the creation of the Southern and Northern General Language for communication with natives and foreigners and, finally, prioritizing the Portuguese language as official, erasing totally one of the languages created and leaving the other, which is spoken by a minority in the Amazon.Universidade Federal do AmazonasFaculdade de LetrasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em LetrasTeixeira, Wagner Barroshttp://lattes.cnpq.br/6227315631560289Monteiro, Marta de Faria e Cunhahttp://lattes.cnpq.br/4672487830828193Arão, Lilian Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/3976006976620049Fernandes, Ana Paula da Silvahttp://lattes.cnpq.br/90388083723906912021-04-23T15:18:51Z2021-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDES, Ana Paula da Silva. Leitura e formação de leitores: estudo sobre o letramento em documentos oficiais nacionais e amazonenses. 2021. 164 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8231porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-04-24T05:03:58Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/8231Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922021-04-24T05:03:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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Este trabalho teve como meta verificar como os documentos oficiais voltados para a educação brasileira orientam leitura, letramento e formação de leitores críticos no currículo da educação básica. Além disso, mostra que o poder público tem o costume de priorizar uma única língua que possui um status de poder, desconsiderando outras línguas como as dos nativos indígenas e as dos estrangeiros que habitam o Brasil. Do mesmo modo, isso ocorre com o tratamento da escrita como uma variedade padrão, buscando uma unidade nacional linguística nas práticas sociais da língua, em uma concepção de nacionalidade, imposta por uma língua oficial. Esse problema gerou as perguntas que nortearam a pesquisa: qual é a concepção de língua e leitura que se depreende dos documentos oficiais? Como são abordados a leitura, o letramento e a formação de leitores nas aulas de Língua Portuguesa pelos documentos norteadores da educação no Brasil e no Amazonas? Os documentos norteadores da educação no Amazonas seguem os documentos de nível federal? Para responder a esses questionamentos, o objetivo geral consistiu em analisar de que forma os documentos norteadores para a educação no Brasil e a educação estadual no Amazonas abordam a leitura, o letramento e a formação de leitores no ensino de Língua Portuguesa. Já os objetivos específicos elencados foram: analisar as concepções de Língua trazidas pelos documentos oficiais; elaborar um histórico sobre o tratamento dado à leitura, ao letramento e à formação de leitores nos documentos oficiais; comparar as abordagens feitas pelos documentos norteadores amazonenses com a proposta dos documentos nacionais. No sentido de direcionar a pesquisa, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica do tipo impressa e telematizada e a pesquisa documental por meio das legislações criadas no contexto das políticas públicas e linguísticas que, em sua maioria, não contaram com debates do público mais interessado: os educadores e a sociedade em geral. Para dar suporte às discussões apresentadas, a fundamentação teórica teve sustentação em autores que abordam a história da leitura e formação de leitores, dentre eles Chartier (1995); Abreu (2002) ; Lindoso (2004) ; Souza (2004) ; Manguel (2006) ; Failla (2016) ; Teixeira (2017), entre outros; as multiplicidades de letramento respaldadas por Kleiman (2002; 2003, 2005) ; Rojo (2002) ; Soares(2003) ; Tfouni (2004) ; Lajolo (2005) ; Soares (2009) ; Lajolo (2011) ; Rojo (2012) ; Ribeiro (2016) e outros; as políticas linguísticas, fundamentadas por Baylon (1996) ; Faraco ( 2001) ; Zavaglia (2003), Calvet (2007) ; Rajagopalan (2013) ; Teixeira (2014 e 2017) ; Martiny (2019) e Heufemann (2019), entre outros. Finalmente, os resultados encontrados deixaram evidentes que os documentos foram se modificando com o passar dos anos, contemplando cada vez mais a tríade leitura, letramento e formação de leitores. Além disso, houve o apagamento de línguas nativas com a criação da Língua Geral meridional e setentrional para comunicação com nativos e estrangeiros e, por fim, priorizando a Língua Portuguesa como oficial, apagando totalmente uma das línguas criadas e deixando a outra, que é falada por uma minoria no Amazonas. |
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