Formação de professores e PCN : um olhar sobre a leitura e o material de leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Simone Bueno Borges da
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594729
Resumo: Orientador: Angela Kleiman
id UNICAMP-30_986af77506c157c298d7992149af8f9c
oai_identifier_str oai::290946
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Formação de professores e PCN : um olhar sobre a leitura e o material de leituraAlfabetizadoresLetramentoTextosDocumentos oficiaisLeitoresOrientador: Angela KleimanTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta pesquisa apresenta uma discussão sobre a leitura que duas professoras alfabetizadoras fazem dos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para o primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental. O objetivo principal deste estudo é contribuir para a mudança da representação da professora alfabetizadora que, nos últimos tempos tem sido, de maneira arbitrária, considerada uma profissional pouco competente. Para cumprir nossos objetivos desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de base fortalecedora, cuja principal característica é, conforme sugere o nome, o fortalecimento da comunidade pesquisada. Desenvolvemos, então, um estudo de casos em duas díades de leitura em que uma alfabetizadora e a pesquisadora liam e discutiam os PCN. A seleção desse objeto de leitura atendeu a preferência das professoras que tinham como urgência compreender os Parâmetros. Para analisar os dados, comparamos a leitura dos conceitos da área da linguagem feita pelas professoras com o texto propriamente em que eles foram definidos. Assim, tomamos como objeto de análise tanto as leituras e comentários sobre o texto feitos pelas professoras quanto o próprio texto dos PCN. Os dois objetos de análise nos permitiram comparar os problemas de leitura das professoras aos problemas de textualidade do documentoAbstract: This research presents a discussion about the reading of Portuguese Language Curriculum Parameters (¿Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa ¿ PCN¿), to the teaching of the ftrst and second cycles of the fundamental teaching, done by two teachers. The principal goal of this study is to contribute for the changing of teacher represetantion that in the last years has been, in an arbitrary way, considered to be very little competent professionally. To fulfil ours objectives we developed a empowering qualitative research, which the principal characteristic is, as suggest the name of this research tendency, the empowerment of the researched community. We developed, than, a case study of reading in two pairs in which one teacher and the research herself read and discussed the PCN. The selection of this object of reading was done by the teachers involved in, that had urgency, as they assumed, in constructing the Parameters comprehension. To analyse the data we compared the reading of concepts of language area done by the teachers with the base-text (PCN) where this concepts were defined. We took, then, as analysis object the reading and comments about text done by the teachers and the PCN text itself. Both analysis objects allowed us comparing the problems of the teacher¿s reading and the textuality problems found in the documentDoutoradoLíngua MaternaDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Kleiman, Angela, 1945-Guedes-Pinto, Ana LúciaSignorini, InêsMatencio, Maria de Lourdes MeirellesRibeiro, Vera MasagãoCavalcanti, Marilda do CoutoMaher, Terezinha de Jesus MachadoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Simone Bueno Borges da20032003-10-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf161p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594729SILVA, Simone Bueno Borges da. Formação de professores e PCN: um olhar sobre a leitura e o material de leitura. 2003. 161p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594729. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/290946porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:50:03Zoai::290946Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:50:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores e PCN : um olhar sobre a leitura e o material de leitura
title Formação de professores e PCN : um olhar sobre a leitura e o material de leitura
spellingShingle Formação de professores e PCN : um olhar sobre a leitura e o material de leitura
Silva, Simone Bueno Borges da
Alfabetizadores
Letramento
Textos
Documentos oficiais
Leitores
title_short Formação de professores e PCN : um olhar sobre a leitura e o material de leitura
title_full Formação de professores e PCN : um olhar sobre a leitura e o material de leitura
title_fullStr Formação de professores e PCN : um olhar sobre a leitura e o material de leitura
title_full_unstemmed Formação de professores e PCN : um olhar sobre a leitura e o material de leitura
title_sort Formação de professores e PCN : um olhar sobre a leitura e o material de leitura
author Silva, Simone Bueno Borges da
author_facet Silva, Simone Bueno Borges da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kleiman, Angela, 1945-
Guedes-Pinto, Ana Lúcia
Signorini, Inês
Matencio, Maria de Lourdes Meirelles
Ribeiro, Vera Masagão
Cavalcanti, Marilda do Couto
Maher, Terezinha de Jesus Machado
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Simone Bueno Borges da
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetizadores
Letramento
Textos
Documentos oficiais
Leitores
topic Alfabetizadores
Letramento
Textos
Documentos oficiais
Leitores
description Orientador: Angela Kleiman
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-10-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594729
SILVA, Simone Bueno Borges da. Formação de professores e PCN: um olhar sobre a leitura e o material de leitura. 2003. 161p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594729. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594729
identifier_str_mv SILVA, Simone Bueno Borges da. Formação de professores e PCN: um olhar sobre a leitura e o material de leitura. 2003. 161p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1594729. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/290946
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
161p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138380968099840