O uso do território no Brasil na perspectiva de uma revolução, mas que revolução? A necessidade de uma pedagogia política
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/37316 |
Resumo: | O uso do território no Brasil tem acontecido visando tornar o seu espaço mais fluido à realização dos interesses do capital, criando e agravando as desigualdades e injustiças sociais. O objetivo do artigo é analisar o processo de uso do território na perspectiva de uma revolução calcada nas condicionantes histórico-geográficas brasileiras atuais. O método utilizado é o materialismo histórico-dialético, o qual teve suporte de revisão bibliográfica, observação de campo e escuta de pessoas das classes dominadas e oprimidas. A conclusão geral é de que uma revolução é um processo muito mais complexo do que se tem pensado e buscado executar a partir da academia. |
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O uso do território no Brasil na perspectiva de uma revolução, mas que revolução? A necessidade de uma pedagogia políticaTerritório usadopráxismovimento históricotransformação socioterritorialpedagogia política do território.O uso do território no Brasil tem acontecido visando tornar o seu espaço mais fluido à realização dos interesses do capital, criando e agravando as desigualdades e injustiças sociais. O objetivo do artigo é analisar o processo de uso do território na perspectiva de uma revolução calcada nas condicionantes histórico-geográficas brasileiras atuais. O método utilizado é o materialismo histórico-dialético, o qual teve suporte de revisão bibliográfica, observação de campo e escuta de pessoas das classes dominadas e oprimidas. A conclusão geral é de que uma revolução é um processo muito mais complexo do que se tem pensado e buscado executar a partir da academia. Universidade Federal da Bahia2021-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3731610.9771/gmed.v12i3.37316Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 3 (2020): Friedrich Engels – 200 anos!!; 375-3882175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/37316/23928Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura de Castilho, Cláudio Jorge2021-01-19T15:57:06Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/37316Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-01-19T15:57:06Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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