Psicologia e educação: um estudo sobre o desenvolvimento do comportamento na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Júlio Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fonseca, Gessica Fabiely, Faustino, João Victor da Silva, Bonifácio, Samyr Damasceno, Pereira, Luiz Roberto Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28847
Resumo: O artigo discute a concepção de desenvolvimento do comportamento na obra “sobre a questão da dinâmica do caráter infantil”, escrita por Vigotski em 1928, e sua relação com o processo educacional. Realizado a partir de leitura em grupo, o estudo resultou na discussão e sistematização de três eixos: o primeiro, relacionado à concepção naturalizante do caráter; o segundo, aos desafios metodológicos; o terceiro, à mediação do processo educativo. Por fim, discute a formação do caráter como processo mediado pela existência da criança, inclusive no que diz respeito à sua educação.
id UFBA-10_11e3d16a2e88662785c90c5891d7ee0e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/28847
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Psicologia e educação: um estudo sobre o desenvolvimento do comportamento na infânciaEducaçãoHistoricidadeDesenvolvimentoO artigo discute a concepção de desenvolvimento do comportamento na obra “sobre a questão da dinâmica do caráter infantil”, escrita por Vigotski em 1928, e sua relação com o processo educacional. Realizado a partir de leitura em grupo, o estudo resultou na discussão e sistematização de três eixos: o primeiro, relacionado à concepção naturalizante do caráter; o segundo, aos desafios metodológicos; o terceiro, à mediação do processo educativo. Por fim, discute a formação do caráter como processo mediado pela existência da criança, inclusive no que diz respeito à sua educação.Universidade Federal da Bahia2019-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2884710.9771/gmed.v11i2.28847Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 2 (2019): CRÍTICA DO FASCISMO; 81-902175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28847/20083Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Júlio RibeiroFonseca, Gessica FabielyFaustino, João Victor da SilvaBonifácio, Samyr DamascenoPereira, Luiz Roberto Fernandes2019-11-27T09:14:27Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/28847Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-11-27T09:14:27Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia e educação: um estudo sobre o desenvolvimento do comportamento na infância
title Psicologia e educação: um estudo sobre o desenvolvimento do comportamento na infância
spellingShingle Psicologia e educação: um estudo sobre o desenvolvimento do comportamento na infância
Soares, Júlio Ribeiro
Educação
Historicidade
Desenvolvimento
title_short Psicologia e educação: um estudo sobre o desenvolvimento do comportamento na infância
title_full Psicologia e educação: um estudo sobre o desenvolvimento do comportamento na infância
title_fullStr Psicologia e educação: um estudo sobre o desenvolvimento do comportamento na infância
title_full_unstemmed Psicologia e educação: um estudo sobre o desenvolvimento do comportamento na infância
title_sort Psicologia e educação: um estudo sobre o desenvolvimento do comportamento na infância
author Soares, Júlio Ribeiro
author_facet Soares, Júlio Ribeiro
Fonseca, Gessica Fabiely
Faustino, João Victor da Silva
Bonifácio, Samyr Damasceno
Pereira, Luiz Roberto Fernandes
author_role author
author2 Fonseca, Gessica Fabiely
Faustino, João Victor da Silva
Bonifácio, Samyr Damasceno
Pereira, Luiz Roberto Fernandes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Júlio Ribeiro
Fonseca, Gessica Fabiely
Faustino, João Victor da Silva
Bonifácio, Samyr Damasceno
Pereira, Luiz Roberto Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Historicidade
Desenvolvimento
topic Educação
Historicidade
Desenvolvimento
description O artigo discute a concepção de desenvolvimento do comportamento na obra “sobre a questão da dinâmica do caráter infantil”, escrita por Vigotski em 1928, e sua relação com o processo educacional. Realizado a partir de leitura em grupo, o estudo resultou na discussão e sistematização de três eixos: o primeiro, relacionado à concepção naturalizante do caráter; o segundo, aos desafios metodológicos; o terceiro, à mediação do processo educativo. Por fim, discute a formação do caráter como processo mediado pela existência da criança, inclusive no que diz respeito à sua educação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28847
10.9771/gmed.v11i2.28847
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28847
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v11i2.28847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28847/20083
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 2 (2019): CRÍTICA DO FASCISMO; 81-90
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313517949911040