Psicologia e educação: um estudo sobre o desenvolvimento do comportamento na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28847 |
Resumo: | O artigo discute a concepção de desenvolvimento do comportamento na obra “sobre a questão da dinâmica do caráter infantil”, escrita por Vigotski em 1928, e sua relação com o processo educacional. Realizado a partir de leitura em grupo, o estudo resultou na discussão e sistematização de três eixos: o primeiro, relacionado à concepção naturalizante do caráter; o segundo, aos desafios metodológicos; o terceiro, à mediação do processo educativo. Por fim, discute a formação do caráter como processo mediado pela existência da criança, inclusive no que diz respeito à sua educação. |
id |
UFBA-10_11e3d16a2e88662785c90c5891d7ee0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/28847 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Psicologia e educação: um estudo sobre o desenvolvimento do comportamento na infânciaEducaçãoHistoricidadeDesenvolvimentoO artigo discute a concepção de desenvolvimento do comportamento na obra “sobre a questão da dinâmica do caráter infantil”, escrita por Vigotski em 1928, e sua relação com o processo educacional. Realizado a partir de leitura em grupo, o estudo resultou na discussão e sistematização de três eixos: o primeiro, relacionado à concepção naturalizante do caráter; o segundo, aos desafios metodológicos; o terceiro, à mediação do processo educativo. Por fim, discute a formação do caráter como processo mediado pela existência da criança, inclusive no que diz respeito à sua educação.Universidade Federal da Bahia2019-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2884710.9771/gmed.v11i2.28847Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 2 (2019): CRÍTICA DO FASCISMO; 81-902175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28847/20083Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Júlio RibeiroFonseca, Gessica FabielyFaustino, João Victor da SilvaBonifácio, Samyr DamascenoPereira, Luiz Roberto Fernandes2019-11-27T09:14:27Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/28847Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-11-27T09:14:27Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psicologia e educação: um estudo sobre o desenvolvimento do comportamento na infância |
title |
Psicologia e educação: um estudo sobre o desenvolvimento do comportamento na infância |
spellingShingle |
Psicologia e educação: um estudo sobre o desenvolvimento do comportamento na infância Soares, Júlio Ribeiro Educação Historicidade Desenvolvimento |
title_short |
Psicologia e educação: um estudo sobre o desenvolvimento do comportamento na infância |
title_full |
Psicologia e educação: um estudo sobre o desenvolvimento do comportamento na infância |
title_fullStr |
Psicologia e educação: um estudo sobre o desenvolvimento do comportamento na infância |
title_full_unstemmed |
Psicologia e educação: um estudo sobre o desenvolvimento do comportamento na infância |
title_sort |
Psicologia e educação: um estudo sobre o desenvolvimento do comportamento na infância |
author |
Soares, Júlio Ribeiro |
author_facet |
Soares, Júlio Ribeiro Fonseca, Gessica Fabiely Faustino, João Victor da Silva Bonifácio, Samyr Damasceno Pereira, Luiz Roberto Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Gessica Fabiely Faustino, João Victor da Silva Bonifácio, Samyr Damasceno Pereira, Luiz Roberto Fernandes |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Júlio Ribeiro Fonseca, Gessica Fabiely Faustino, João Victor da Silva Bonifácio, Samyr Damasceno Pereira, Luiz Roberto Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Historicidade Desenvolvimento |
topic |
Educação Historicidade Desenvolvimento |
description |
O artigo discute a concepção de desenvolvimento do comportamento na obra “sobre a questão da dinâmica do caráter infantil”, escrita por Vigotski em 1928, e sua relação com o processo educacional. Realizado a partir de leitura em grupo, o estudo resultou na discussão e sistematização de três eixos: o primeiro, relacionado à concepção naturalizante do caráter; o segundo, aos desafios metodológicos; o terceiro, à mediação do processo educativo. Por fim, discute a formação do caráter como processo mediado pela existência da criança, inclusive no que diz respeito à sua educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28847 10.9771/gmed.v11i2.28847 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28847 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v11i2.28847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28847/20083 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 2 (2019): CRÍTICA DO FASCISMO; 81-90 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313517949911040 |