Atuação de psicólogas na educação infantil e sua contribuição para a promoção do desenvolvimento psicossocial na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wessel, Samanta Cristina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262610
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar as práticas de psicólogos que atuam em instituições de Educação Infantil (EI) no Brasil e como eles percebem sua contribuição para a promoção do desenvolvimento psicossocial na primeira infância. Para tanto, buscou-se caracterizar o perfil sociodemográfico e laboral desses profissionais e analisar seu entendimento sobre habilidades e competências necessárias ao cumprimento dos objetivos da Psicologia na EI. Realizaram-se dois estudos exploratório-descritivos, um de abordagem quantitativa e outro, qualitativa. O primeiro contou com dados de Questionário de Dados Sociodemográficos e Laborais e Questionário sobre Atuação Profissional (n = 53), os quais foram examinados por estatísticas descritiva e correlação. O segundo contemplou entrevistas (n = 6) submetidas a análise de conteúdo. Os resultados foram discutidos à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH). Como principais contribuições, destacou-se a atuação junto aos microssistemas educadoras e famílias, instrumentalizando-os para que compreendam seu papel e ajam em cooperação. A mediação das relações na comunidade escolar requer do psicólogo escuta ativa e diálogo, além de conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil e domínio sobre diretrizes que norteiam sua prática. Baixa remuneração e carga horária insuficiente em relação às demandas, além da falta de apoio para formação, foram indicadas como barreiras que dificultam o aprofundamento teórico e técnico e a permanência na área. Espera-se que as evidências produzidas fundamentem iniciativas futuras a nível de pesquisa e de formação inicial e continuada, favorecendo o aprimoramento da atuação da Psicologia na escola e ampliando a visão da sociedade a respeito de sua relevância.
id URGS_9e76730e1f8414b0926639f6cac9ef84
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262610
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Wessel, Samanta CristinaMarin, Angela Helena2023-07-25T03:38:05Z2023http://hdl.handle.net/10183/262610001173585Esta pesquisa teve como objetivo identificar as práticas de psicólogos que atuam em instituições de Educação Infantil (EI) no Brasil e como eles percebem sua contribuição para a promoção do desenvolvimento psicossocial na primeira infância. Para tanto, buscou-se caracterizar o perfil sociodemográfico e laboral desses profissionais e analisar seu entendimento sobre habilidades e competências necessárias ao cumprimento dos objetivos da Psicologia na EI. Realizaram-se dois estudos exploratório-descritivos, um de abordagem quantitativa e outro, qualitativa. O primeiro contou com dados de Questionário de Dados Sociodemográficos e Laborais e Questionário sobre Atuação Profissional (n = 53), os quais foram examinados por estatísticas descritiva e correlação. O segundo contemplou entrevistas (n = 6) submetidas a análise de conteúdo. Os resultados foram discutidos à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH). Como principais contribuições, destacou-se a atuação junto aos microssistemas educadoras e famílias, instrumentalizando-os para que compreendam seu papel e ajam em cooperação. A mediação das relações na comunidade escolar requer do psicólogo escuta ativa e diálogo, além de conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil e domínio sobre diretrizes que norteiam sua prática. Baixa remuneração e carga horária insuficiente em relação às demandas, além da falta de apoio para formação, foram indicadas como barreiras que dificultam o aprofundamento teórico e técnico e a permanência na área. Espera-se que as evidências produzidas fundamentem iniciativas futuras a nível de pesquisa e de formação inicial e continuada, favorecendo o aprimoramento da atuação da Psicologia na escola e ampliando a visão da sociedade a respeito de sua relevância.The aim of this research was to determine the practices of psychologists working in institutions of daycare and kindergarten in Brazil and the way they view their contribution to the promotion of psychosocial development in early childhood. Therefore, we sought to characterize the sociodemographic and workplace profile of such professionals and analyze their understanding of the skills and competencies required to meet the goals of Psychology in early childhood education. Two exploratory-descriptive studies were carried out, one with a quantitative approach and the other with a qualitative approach. The first included data from the Sociodemographic and Labor Data Questionnaire and the Professional Practice Questionnaire (n = 53), which were examined using descriptive statistics and correlation. The results were discussed in light of the Bioecological Theory of Human Development (BTDH). The work with the educators and families' micro-systems stood out as the main contributions, providing them with the tools to understand their role and cooperate. Intermediating relationships in the school community requires active listening and dialog on the part of the psychologist, as well as knowledge of child development and expertise in the directives that guide their practice. Little pay and not enough hours to meet the demands, and a lack of support for continuing education were mentioned as obstacles that make it difficult to deepen the theoretical and technical knowledge and to remain in the field. It is hoped that the evidence produced will support future initiatives at the level of research and initial and continued training, favoring the improvement of Psychology's performance at school and expanding society's view of its relevance.application/pdfporEducação infantilAtuação do psicólogoDesenvolvimento psicossocialDesenvolvimento infantilRole of the psychologistDaycarePreschoolChild developmentBioecological theory of human developmentAtuação de psicólogas na educação infantil e sua contribuição para a promoção do desenvolvimento psicossocial na infânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173585.pdf.txt001173585.pdf.txtExtracted Texttext/plain212736http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262610/2/001173585.pdf.txt4ab0bce9d073ea898339a3c542a8e2a5MD52ORIGINAL001173585.pdfTexto completoapplication/pdf2984382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262610/1/001173585.pdfd6273db4e126ec3b96b0cdfd61766465MD5110183/2626102023-07-26 03:31:09.188805oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262610Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-26T06:31:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atuação de psicólogas na educação infantil e sua contribuição para a promoção do desenvolvimento psicossocial na infância
title Atuação de psicólogas na educação infantil e sua contribuição para a promoção do desenvolvimento psicossocial na infância
spellingShingle Atuação de psicólogas na educação infantil e sua contribuição para a promoção do desenvolvimento psicossocial na infância
Wessel, Samanta Cristina
Educação infantil
Atuação do psicólogo
Desenvolvimento psicossocial
Desenvolvimento infantil
Role of the psychologist
Daycare
Preschool
Child development
Bioecological theory of human development
title_short Atuação de psicólogas na educação infantil e sua contribuição para a promoção do desenvolvimento psicossocial na infância
title_full Atuação de psicólogas na educação infantil e sua contribuição para a promoção do desenvolvimento psicossocial na infância
title_fullStr Atuação de psicólogas na educação infantil e sua contribuição para a promoção do desenvolvimento psicossocial na infância
title_full_unstemmed Atuação de psicólogas na educação infantil e sua contribuição para a promoção do desenvolvimento psicossocial na infância
title_sort Atuação de psicólogas na educação infantil e sua contribuição para a promoção do desenvolvimento psicossocial na infância
author Wessel, Samanta Cristina
author_facet Wessel, Samanta Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wessel, Samanta Cristina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marin, Angela Helena
contributor_str_mv Marin, Angela Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Atuação do psicólogo
Desenvolvimento psicossocial
Desenvolvimento infantil
topic Educação infantil
Atuação do psicólogo
Desenvolvimento psicossocial
Desenvolvimento infantil
Role of the psychologist
Daycare
Preschool
Child development
Bioecological theory of human development
dc.subject.eng.fl_str_mv Role of the psychologist
Daycare
Preschool
Child development
Bioecological theory of human development
description Esta pesquisa teve como objetivo identificar as práticas de psicólogos que atuam em instituições de Educação Infantil (EI) no Brasil e como eles percebem sua contribuição para a promoção do desenvolvimento psicossocial na primeira infância. Para tanto, buscou-se caracterizar o perfil sociodemográfico e laboral desses profissionais e analisar seu entendimento sobre habilidades e competências necessárias ao cumprimento dos objetivos da Psicologia na EI. Realizaram-se dois estudos exploratório-descritivos, um de abordagem quantitativa e outro, qualitativa. O primeiro contou com dados de Questionário de Dados Sociodemográficos e Laborais e Questionário sobre Atuação Profissional (n = 53), os quais foram examinados por estatísticas descritiva e correlação. O segundo contemplou entrevistas (n = 6) submetidas a análise de conteúdo. Os resultados foram discutidos à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH). Como principais contribuições, destacou-se a atuação junto aos microssistemas educadoras e famílias, instrumentalizando-os para que compreendam seu papel e ajam em cooperação. A mediação das relações na comunidade escolar requer do psicólogo escuta ativa e diálogo, além de conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil e domínio sobre diretrizes que norteiam sua prática. Baixa remuneração e carga horária insuficiente em relação às demandas, além da falta de apoio para formação, foram indicadas como barreiras que dificultam o aprofundamento teórico e técnico e a permanência na área. Espera-se que as evidências produzidas fundamentem iniciativas futuras a nível de pesquisa e de formação inicial e continuada, favorecendo o aprimoramento da atuação da Psicologia na escola e ampliando a visão da sociedade a respeito de sua relevância.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-25T03:38:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262610
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173585
url http://hdl.handle.net/10183/262610
identifier_str_mv 001173585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262610/2/001173585.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262610/1/001173585.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ab0bce9d073ea898339a3c542a8e2a5
d6273db4e126ec3b96b0cdfd61766465
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085623647698944