Pós-modernidade e ciência: a atualidade da teoria marxista em xeque!
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51472 |
Resumo: | O projeto da modernidade apresenta-se neste artigo sob o signo prometeico da emancipação humana, em que a ciência se torna o elemento central do combate a opressão. O objetivo foi o de refletir sobre a concepção de História como conhecimento rigoroso, global, radical e emancipatório, em contraponto a desvalorização desse campo promovida por todos que passaram pelo batismo pós-moderno. A metodologia utilizada foi a histórico-crítica, onde se pressupõe a historicidade como perspectiva mais abrangente de análise para se compreender e agir sobre a sociedade civil e política. Neste sentido, retoma-se o materialismo histórico como perspectiva não só abrangente, mas, sobretudo, mais rigorosa para se apreender a disseminação do movimento intelectual em torno do imaginário da pós-modernidade. |
id |
UFBA-10_1305123d02b9200fd87bea6abb7ff522 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51472 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Pós-modernidade e ciência: a atualidade da teoria marxista em xeque!Pós-modernidadeHistóriaCiênciaMarxismoEducaçãoO projeto da modernidade apresenta-se neste artigo sob o signo prometeico da emancipação humana, em que a ciência se torna o elemento central do combate a opressão. O objetivo foi o de refletir sobre a concepção de História como conhecimento rigoroso, global, radical e emancipatório, em contraponto a desvalorização desse campo promovida por todos que passaram pelo batismo pós-moderno. A metodologia utilizada foi a histórico-crítica, onde se pressupõe a historicidade como perspectiva mais abrangente de análise para se compreender e agir sobre a sociedade civil e política. Neste sentido, retoma-se o materialismo histórico como perspectiva não só abrangente, mas, sobretudo, mais rigorosa para se apreender a disseminação do movimento intelectual em torno do imaginário da pós-modernidade. Universidade Federal da Bahia2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5147210.9771/gmed.v14i3.51472Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 95-1122175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51472/28268Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Lourdes Pinto de Almeida, Maria Lesnieski, Marlon Sandro 2022-12-30T02:09:25Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51472Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2022-12-30T02:09:25Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pós-modernidade e ciência: a atualidade da teoria marxista em xeque! |
title |
Pós-modernidade e ciência: a atualidade da teoria marxista em xeque! |
spellingShingle |
Pós-modernidade e ciência: a atualidade da teoria marxista em xeque! de Lourdes Pinto de Almeida, Maria Pós-modernidade História Ciência Marxismo Educação |
title_short |
Pós-modernidade e ciência: a atualidade da teoria marxista em xeque! |
title_full |
Pós-modernidade e ciência: a atualidade da teoria marxista em xeque! |
title_fullStr |
Pós-modernidade e ciência: a atualidade da teoria marxista em xeque! |
title_full_unstemmed |
Pós-modernidade e ciência: a atualidade da teoria marxista em xeque! |
title_sort |
Pós-modernidade e ciência: a atualidade da teoria marxista em xeque! |
author |
de Lourdes Pinto de Almeida, Maria |
author_facet |
de Lourdes Pinto de Almeida, Maria Lesnieski, Marlon Sandro |
author_role |
author |
author2 |
Lesnieski, Marlon Sandro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lourdes Pinto de Almeida, Maria Lesnieski, Marlon Sandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-modernidade História Ciência Marxismo Educação |
topic |
Pós-modernidade História Ciência Marxismo Educação |
description |
O projeto da modernidade apresenta-se neste artigo sob o signo prometeico da emancipação humana, em que a ciência se torna o elemento central do combate a opressão. O objetivo foi o de refletir sobre a concepção de História como conhecimento rigoroso, global, radical e emancipatório, em contraponto a desvalorização desse campo promovida por todos que passaram pelo batismo pós-moderno. A metodologia utilizada foi a histórico-crítica, onde se pressupõe a historicidade como perspectiva mais abrangente de análise para se compreender e agir sobre a sociedade civil e política. Neste sentido, retoma-se o materialismo histórico como perspectiva não só abrangente, mas, sobretudo, mais rigorosa para se apreender a disseminação do movimento intelectual em torno do imaginário da pós-modernidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51472 10.9771/gmed.v14i3.51472 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51472 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v14i3.51472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51472/28268 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 95-112 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313519597223936 |