Pós-modernidade e ciência: a atualidade da teoria marxista em xeque!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lourdes Pinto de Almeida, Maria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lesnieski, Marlon Sandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51472
Resumo: O projeto da modernidade apresenta-se neste artigo sob o signo prometeico da emancipação humana, em que a ciência se torna o elemento central do combate a opressão. O objetivo foi o de refletir sobre a concepção de História como conhecimento rigoroso, global, radical e emancipatório, em contraponto a desvalorização desse campo promovida por todos que passaram pelo batismo pós-moderno. A metodologia utilizada foi a histórico-crítica, onde se pressupõe a historicidade como perspectiva mais abrangente de análise para se compreender e agir sobre a sociedade civil e política. Neste sentido, retoma-se o materialismo histórico como perspectiva não só abrangente, mas, sobretudo, mais rigorosa para se apreender a disseminação do movimento intelectual em torno do imaginário da pós-modernidade. 
id UFBA-10_1305123d02b9200fd87bea6abb7ff522
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51472
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Pós-modernidade e ciência: a atualidade da teoria marxista em xeque!Pós-modernidadeHistóriaCiênciaMarxismoEducaçãoO projeto da modernidade apresenta-se neste artigo sob o signo prometeico da emancipação humana, em que a ciência se torna o elemento central do combate a opressão. O objetivo foi o de refletir sobre a concepção de História como conhecimento rigoroso, global, radical e emancipatório, em contraponto a desvalorização desse campo promovida por todos que passaram pelo batismo pós-moderno. A metodologia utilizada foi a histórico-crítica, onde se pressupõe a historicidade como perspectiva mais abrangente de análise para se compreender e agir sobre a sociedade civil e política. Neste sentido, retoma-se o materialismo histórico como perspectiva não só abrangente, mas, sobretudo, mais rigorosa para se apreender a disseminação do movimento intelectual em torno do imaginário da pós-modernidade. Universidade Federal da Bahia2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5147210.9771/gmed.v14i3.51472Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 95-1122175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51472/28268Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Lourdes Pinto de Almeida, Maria Lesnieski, Marlon Sandro 2022-12-30T02:09:25Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51472Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2022-12-30T02:09:25Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Pós-modernidade e ciência: a atualidade da teoria marxista em xeque!
title Pós-modernidade e ciência: a atualidade da teoria marxista em xeque!
spellingShingle Pós-modernidade e ciência: a atualidade da teoria marxista em xeque!
de Lourdes Pinto de Almeida, Maria
Pós-modernidade
História
Ciência
Marxismo
Educação
title_short Pós-modernidade e ciência: a atualidade da teoria marxista em xeque!
title_full Pós-modernidade e ciência: a atualidade da teoria marxista em xeque!
title_fullStr Pós-modernidade e ciência: a atualidade da teoria marxista em xeque!
title_full_unstemmed Pós-modernidade e ciência: a atualidade da teoria marxista em xeque!
title_sort Pós-modernidade e ciência: a atualidade da teoria marxista em xeque!
author de Lourdes Pinto de Almeida, Maria
author_facet de Lourdes Pinto de Almeida, Maria
Lesnieski, Marlon Sandro
author_role author
author2 Lesnieski, Marlon Sandro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lourdes Pinto de Almeida, Maria
Lesnieski, Marlon Sandro
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-modernidade
História
Ciência
Marxismo
Educação
topic Pós-modernidade
História
Ciência
Marxismo
Educação
description O projeto da modernidade apresenta-se neste artigo sob o signo prometeico da emancipação humana, em que a ciência se torna o elemento central do combate a opressão. O objetivo foi o de refletir sobre a concepção de História como conhecimento rigoroso, global, radical e emancipatório, em contraponto a desvalorização desse campo promovida por todos que passaram pelo batismo pós-moderno. A metodologia utilizada foi a histórico-crítica, onde se pressupõe a historicidade como perspectiva mais abrangente de análise para se compreender e agir sobre a sociedade civil e política. Neste sentido, retoma-se o materialismo histórico como perspectiva não só abrangente, mas, sobretudo, mais rigorosa para se apreender a disseminação do movimento intelectual em torno do imaginário da pós-modernidade. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51472
10.9771/gmed.v14i3.51472
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51472
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v14i3.51472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51472/28268
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 95-112
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313519597223936