Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52369 |
Resumo: | Dezembro de 2022 é momento em que escrevemos este editorial, que apresentará aos leitores um conjunto de análises e reflexões que compõem o dossiê “Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições”. Frisamos a datação justamente para demarcar um conjunto de questões e retrocessos vivenciados pela classe trabalhadora no último período – como o avanço do ultraliberalismo da extrema direita e do neofascismo – mas também das resistências e lutas que marcaram, de forma mais intensa, as últimas décadas, mais precisamente, o ano de 2022. Entendemos que este é um momento oportuno para apresentarmos, outra vez, a vitalidade do marxismo para analisar as grandes questões que se apresentam na atualidade, bem como para travar os debates - muitas vezes complexos - como a agenda pós-moderna. |
id |
UFBA-10_9f3b208ca6f1c821f26673fd2cf03cfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/52369 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições EducaçãoMarxismoAgenda Pós-ModernaPós-ModernismoLuta de classesDezembro de 2022 é momento em que escrevemos este editorial, que apresentará aos leitores um conjunto de análises e reflexões que compõem o dossiê “Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições”. Frisamos a datação justamente para demarcar um conjunto de questões e retrocessos vivenciados pela classe trabalhadora no último período – como o avanço do ultraliberalismo da extrema direita e do neofascismo – mas também das resistências e lutas que marcaram, de forma mais intensa, as últimas décadas, mais precisamente, o ano de 2022. Entendemos que este é um momento oportuno para apresentarmos, outra vez, a vitalidade do marxismo para analisar as grandes questões que se apresentam na atualidade, bem como para travar os debates - muitas vezes complexos - como a agenda pós-moderna. Universidade Federal da Bahia2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5236910.9771/gmed.v14i3.52369Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 1-102175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52369/28317Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLuiz de Mari, Cezar Thiengo, Lara CarletteTeodoro dos Santos Filho, Osvaldo Cardoso, Mario Mariano Ruiz 2022-12-30T02:09:25Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/52369Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2022-12-30T02:09:25Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições |
title |
Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições |
spellingShingle |
Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições Luiz de Mari, Cezar Educação Marxismo Agenda Pós-Moderna Pós-Modernismo Luta de classes |
title_short |
Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições |
title_full |
Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições |
title_fullStr |
Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições |
title_full_unstemmed |
Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições |
title_sort |
Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições |
author |
Luiz de Mari, Cezar |
author_facet |
Luiz de Mari, Cezar Thiengo, Lara Carlette Teodoro dos Santos Filho, Osvaldo Cardoso, Mario Mariano Ruiz |
author_role |
author |
author2 |
Thiengo, Lara Carlette Teodoro dos Santos Filho, Osvaldo Cardoso, Mario Mariano Ruiz |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luiz de Mari, Cezar Thiengo, Lara Carlette Teodoro dos Santos Filho, Osvaldo Cardoso, Mario Mariano Ruiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Marxismo Agenda Pós-Moderna Pós-Modernismo Luta de classes |
topic |
Educação Marxismo Agenda Pós-Moderna Pós-Modernismo Luta de classes |
description |
Dezembro de 2022 é momento em que escrevemos este editorial, que apresentará aos leitores um conjunto de análises e reflexões que compõem o dossiê “Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições”. Frisamos a datação justamente para demarcar um conjunto de questões e retrocessos vivenciados pela classe trabalhadora no último período – como o avanço do ultraliberalismo da extrema direita e do neofascismo – mas também das resistências e lutas que marcaram, de forma mais intensa, as últimas décadas, mais precisamente, o ano de 2022. Entendemos que este é um momento oportuno para apresentarmos, outra vez, a vitalidade do marxismo para analisar as grandes questões que se apresentam na atualidade, bem como para travar os debates - muitas vezes complexos - como a agenda pós-moderna. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52369 10.9771/gmed.v14i3.52369 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52369 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v14i3.52369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52369/28317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 1-10 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313519614001152 |