Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz de Mari, Cezar
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Thiengo, Lara Carlette, Teodoro dos Santos Filho, Osvaldo, Cardoso, Mario Mariano Ruiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52369
Resumo: Dezembro de 2022 é momento em que escrevemos este editorial, que apresentará aos leitores um conjunto de análises e reflexões que compõem o dossiê “Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições”. Frisamos a datação justamente para demarcar um conjunto de questões e retrocessos vivenciados pela classe trabalhadora no último período – como o avanço do ultraliberalismo da extrema direita e do neofascismo – mas também das resistências e lutas que marcaram, de forma mais intensa, as últimas décadas, mais precisamente, o ano de 2022. Entendemos que este é um momento oportuno para apresentarmos, outra vez, a vitalidade do marxismo para analisar as grandes questões que se apresentam na atualidade, bem como para travar os debates - muitas vezes complexos - como a agenda pós-moderna.    
id UFBA-10_9f3b208ca6f1c821f26673fd2cf03cfe
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/52369
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições EducaçãoMarxismoAgenda Pós-ModernaPós-ModernismoLuta de classesDezembro de 2022 é momento em que escrevemos este editorial, que apresentará aos leitores um conjunto de análises e reflexões que compõem o dossiê “Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições”. Frisamos a datação justamente para demarcar um conjunto de questões e retrocessos vivenciados pela classe trabalhadora no último período – como o avanço do ultraliberalismo da extrema direita e do neofascismo – mas também das resistências e lutas que marcaram, de forma mais intensa, as últimas décadas, mais precisamente, o ano de 2022. Entendemos que este é um momento oportuno para apresentarmos, outra vez, a vitalidade do marxismo para analisar as grandes questões que se apresentam na atualidade, bem como para travar os debates - muitas vezes complexos - como a agenda pós-moderna.    Universidade Federal da Bahia2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5236910.9771/gmed.v14i3.52369Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 1-102175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52369/28317Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLuiz de Mari, Cezar Thiengo, Lara CarletteTeodoro dos Santos Filho, Osvaldo Cardoso, Mario Mariano Ruiz 2022-12-30T02:09:25Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/52369Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2022-12-30T02:09:25Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições
title Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições
spellingShingle Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições
Luiz de Mari, Cezar
Educação
Marxismo
Agenda Pós-Moderna
Pós-Modernismo
Luta de classes
title_short Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições
title_full Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições
title_fullStr Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições
title_full_unstemmed Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições
title_sort Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições
author Luiz de Mari, Cezar
author_facet Luiz de Mari, Cezar
Thiengo, Lara Carlette
Teodoro dos Santos Filho, Osvaldo
Cardoso, Mario Mariano Ruiz
author_role author
author2 Thiengo, Lara Carlette
Teodoro dos Santos Filho, Osvaldo
Cardoso, Mario Mariano Ruiz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz de Mari, Cezar
Thiengo, Lara Carlette
Teodoro dos Santos Filho, Osvaldo
Cardoso, Mario Mariano Ruiz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Marxismo
Agenda Pós-Moderna
Pós-Modernismo
Luta de classes
topic Educação
Marxismo
Agenda Pós-Moderna
Pós-Modernismo
Luta de classes
description Dezembro de 2022 é momento em que escrevemos este editorial, que apresentará aos leitores um conjunto de análises e reflexões que compõem o dossiê “Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições”. Frisamos a datação justamente para demarcar um conjunto de questões e retrocessos vivenciados pela classe trabalhadora no último período – como o avanço do ultraliberalismo da extrema direita e do neofascismo – mas também das resistências e lutas que marcaram, de forma mais intensa, as últimas décadas, mais precisamente, o ano de 2022. Entendemos que este é um momento oportuno para apresentarmos, outra vez, a vitalidade do marxismo para analisar as grandes questões que se apresentam na atualidade, bem como para travar os debates - muitas vezes complexos - como a agenda pós-moderna.    
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52369
10.9771/gmed.v14i3.52369
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52369
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v14i3.52369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52369/28317
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 1-10
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313519614001152