AS LUTAS PELA TERRA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES DO CAMPO: PRODUÇÕES E DISPUTAS POR UM PROJETO EDUCATIVO DO CAMPESINATO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Franciele Soares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ghedini, Cecília Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/16987
Resumo: Este artigo reflete acerca das relações entre a luta pela terra engendrada pelos Movimentos Sociais Populares do Campo (MSPdoC) e as produções de um projeto educativo que tem como síntese a educação do campo. Demonstra como as referências históricas produzidas no âmbito dos MSPdoC sustentam o projeto contra hegemônico da educação do campo, ao mesmo tempo em que subvertem o projeto de educação rural. Para tanto, destaca-se a conexão entrea questão agrária, os MSPdoC e a luta por terra e trabalho no Brasil e analisa-se o percurso da educação do campo e seu enraizamento no projeto histórico-político do campesinato e sua institucionalização que, mesmo de forma contraditória, constitui-se como ancoradouro na materialidade das lutas pela educação dos povos do campo.
id UFBA-10_1bda6b926d0925a9fc3622c459d29223
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/16987
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling AS LUTAS PELA TERRA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES DO CAMPO: PRODUÇÕES E DISPUTAS POR UM PROJETO EDUCATIVO DO CAMPESINATOSociologia da EducaçãoEste artigo reflete acerca das relações entre a luta pela terra engendrada pelos Movimentos Sociais Populares do Campo (MSPdoC) e as produções de um projeto educativo que tem como síntese a educação do campo. Demonstra como as referências históricas produzidas no âmbito dos MSPdoC sustentam o projeto contra hegemônico da educação do campo, ao mesmo tempo em que subvertem o projeto de educação rural. Para tanto, destaca-se a conexão entrea questão agrária, os MSPdoC e a luta por terra e trabalho no Brasil e analisa-se o percurso da educação do campo e seu enraizamento no projeto histórico-político do campesinato e sua institucionalização que, mesmo de forma contraditória, constitui-se como ancoradouro na materialidade das lutas pela educação dos povos do campo.Universidade Federal da Bahia2017-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1698710.9771/gmed.v9i1.16987Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 1 (2017): CRÍTICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL; 163-1712175-560410.9771/gmed.v9i1reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/16987/14348Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Franciele SoaresGhedini, Cecília Maria2017-10-19T15:53:50Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/16987Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:53:50Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv AS LUTAS PELA TERRA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES DO CAMPO: PRODUÇÕES E DISPUTAS POR UM PROJETO EDUCATIVO DO CAMPESINATO
title AS LUTAS PELA TERRA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES DO CAMPO: PRODUÇÕES E DISPUTAS POR UM PROJETO EDUCATIVO DO CAMPESINATO
spellingShingle AS LUTAS PELA TERRA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES DO CAMPO: PRODUÇÕES E DISPUTAS POR UM PROJETO EDUCATIVO DO CAMPESINATO
dos Santos, Franciele Soares
Sociologia da Educação
title_short AS LUTAS PELA TERRA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES DO CAMPO: PRODUÇÕES E DISPUTAS POR UM PROJETO EDUCATIVO DO CAMPESINATO
title_full AS LUTAS PELA TERRA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES DO CAMPO: PRODUÇÕES E DISPUTAS POR UM PROJETO EDUCATIVO DO CAMPESINATO
title_fullStr AS LUTAS PELA TERRA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES DO CAMPO: PRODUÇÕES E DISPUTAS POR UM PROJETO EDUCATIVO DO CAMPESINATO
title_full_unstemmed AS LUTAS PELA TERRA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES DO CAMPO: PRODUÇÕES E DISPUTAS POR UM PROJETO EDUCATIVO DO CAMPESINATO
title_sort AS LUTAS PELA TERRA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES DO CAMPO: PRODUÇÕES E DISPUTAS POR UM PROJETO EDUCATIVO DO CAMPESINATO
author dos Santos, Franciele Soares
author_facet dos Santos, Franciele Soares
Ghedini, Cecília Maria
author_role author
author2 Ghedini, Cecília Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Franciele Soares
Ghedini, Cecília Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia da Educação
topic Sociologia da Educação
description Este artigo reflete acerca das relações entre a luta pela terra engendrada pelos Movimentos Sociais Populares do Campo (MSPdoC) e as produções de um projeto educativo que tem como síntese a educação do campo. Demonstra como as referências históricas produzidas no âmbito dos MSPdoC sustentam o projeto contra hegemônico da educação do campo, ao mesmo tempo em que subvertem o projeto de educação rural. Para tanto, destaca-se a conexão entrea questão agrária, os MSPdoC e a luta por terra e trabalho no Brasil e analisa-se o percurso da educação do campo e seu enraizamento no projeto histórico-político do campesinato e sua institucionalização que, mesmo de forma contraditória, constitui-se como ancoradouro na materialidade das lutas pela educação dos povos do campo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Pesquisa Histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/16987
10.9771/gmed.v9i1.16987
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/16987
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v9i1.16987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/16987/14348
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 1 (2017): CRÍTICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL; 163-171
2175-5604
10.9771/gmed.v9i1
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313517135167488