AS LUTAS PELA TERRA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES DO CAMPO: PRODUÇÕES E DISPUTAS POR UM PROJETO EDUCATIVO DO CAMPESINATO
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/16987 |
Resumo: | Este artigo reflete acerca das relações entre a luta pela terra engendrada pelos Movimentos Sociais Populares do Campo (MSPdoC) e as produções de um projeto educativo que tem como síntese a educação do campo. Demonstra como as referências históricas produzidas no âmbito dos MSPdoC sustentam o projeto contra hegemônico da educação do campo, ao mesmo tempo em que subvertem o projeto de educação rural. Para tanto, destaca-se a conexão entrea questão agrária, os MSPdoC e a luta por terra e trabalho no Brasil e analisa-se o percurso da educação do campo e seu enraizamento no projeto histórico-político do campesinato e sua institucionalização que, mesmo de forma contraditória, constitui-se como ancoradouro na materialidade das lutas pela educação dos povos do campo. |
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AS LUTAS PELA TERRA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS POPULARES DO CAMPO: PRODUÇÕES E DISPUTAS POR UM PROJETO EDUCATIVO DO CAMPESINATOSociologia da EducaçãoEste artigo reflete acerca das relações entre a luta pela terra engendrada pelos Movimentos Sociais Populares do Campo (MSPdoC) e as produções de um projeto educativo que tem como síntese a educação do campo. Demonstra como as referências históricas produzidas no âmbito dos MSPdoC sustentam o projeto contra hegemônico da educação do campo, ao mesmo tempo em que subvertem o projeto de educação rural. Para tanto, destaca-se a conexão entrea questão agrária, os MSPdoC e a luta por terra e trabalho no Brasil e analisa-se o percurso da educação do campo e seu enraizamento no projeto histórico-político do campesinato e sua institucionalização que, mesmo de forma contraditória, constitui-se como ancoradouro na materialidade das lutas pela educação dos povos do campo.Universidade Federal da Bahia2017-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1698710.9771/gmed.v9i1.16987Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 1 (2017): CRÍTICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL; 163-1712175-560410.9771/gmed.v9i1reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/16987/14348Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Franciele SoaresGhedini, Cecília Maria2017-10-19T15:53:50Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/16987Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:53:50Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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