A pedagogia de Makarenko: aproximações de um modelo socioeducativo na Revolução Russa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinel, Walace Roza
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Reses, Erlando da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24656
Resumo: Destacamos a obrigatoriedade histórica no resgate das ideias do educador socialista Anton Makarenko, procurando destacar seu relevante trabalho na luta em favor da educação, como projeto social dirigida aos excluídos. Dedicou a sua vida a construir e elaborar um processo educativo balizado na perspectiva de uma práxis social transformadora. Destaca-se no Brasil sua influência, junto aos Movimentos Sociais e Populares, na formação sindical e nas Comunidades Eclesiais de Base vinculados às tendências progressistas da Igreja Católica. Reafirma-se, a perspectiva socialista desta pesquisa reconhecendo as contradições da Pedagogia Socialista de Makarenko como pioneira e fundamental à discussão de instituições de “reforma” de infratores (as) por meio da educação e trabalho especialmente na perspectiva: coletivista e autogestionária.
id UFBA-10_211f2cca11e4535c0cd4924f069f6ba8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/24656
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling A pedagogia de Makarenko: aproximações de um modelo socioeducativo na Revolução RussaPEDAGOGIA SOCIALISTASOCIOEDUCAÇÃOREVOLUÇÃODestacamos a obrigatoriedade histórica no resgate das ideias do educador socialista Anton Makarenko, procurando destacar seu relevante trabalho na luta em favor da educação, como projeto social dirigida aos excluídos. Dedicou a sua vida a construir e elaborar um processo educativo balizado na perspectiva de uma práxis social transformadora. Destaca-se no Brasil sua influência, junto aos Movimentos Sociais e Populares, na formação sindical e nas Comunidades Eclesiais de Base vinculados às tendências progressistas da Igreja Católica. Reafirma-se, a perspectiva socialista desta pesquisa reconhecendo as contradições da Pedagogia Socialista de Makarenko como pioneira e fundamental à discussão de instituições de “reforma” de infratores (as) por meio da educação e trabalho especialmente na perspectiva: coletivista e autogestionária.Universidade Federal da Bahia2017-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesMaterialismo Histórico Dialéticoapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2465610.9771/gmed.v9i3.24656Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 3 (2017): AMÉRICA LATINA, 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA, EDUCAÇÃO E ENSINO; 317-3242175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24656/15299Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinel, Walace RozaReses, Erlando da Silva2018-01-18T21:33:22Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/24656Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2018-01-18T21:33:22Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia de Makarenko: aproximações de um modelo socioeducativo na Revolução Russa
title A pedagogia de Makarenko: aproximações de um modelo socioeducativo na Revolução Russa
spellingShingle A pedagogia de Makarenko: aproximações de um modelo socioeducativo na Revolução Russa
Pinel, Walace Roza
PEDAGOGIA SOCIALISTA
SOCIOEDUCAÇÃO
REVOLUÇÃO
title_short A pedagogia de Makarenko: aproximações de um modelo socioeducativo na Revolução Russa
title_full A pedagogia de Makarenko: aproximações de um modelo socioeducativo na Revolução Russa
title_fullStr A pedagogia de Makarenko: aproximações de um modelo socioeducativo na Revolução Russa
title_full_unstemmed A pedagogia de Makarenko: aproximações de um modelo socioeducativo na Revolução Russa
title_sort A pedagogia de Makarenko: aproximações de um modelo socioeducativo na Revolução Russa
author Pinel, Walace Roza
author_facet Pinel, Walace Roza
Reses, Erlando da Silva
author_role author
author2 Reses, Erlando da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinel, Walace Roza
Reses, Erlando da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv PEDAGOGIA SOCIALISTA
SOCIOEDUCAÇÃO
REVOLUÇÃO
topic PEDAGOGIA SOCIALISTA
SOCIOEDUCAÇÃO
REVOLUÇÃO
description Destacamos a obrigatoriedade histórica no resgate das ideias do educador socialista Anton Makarenko, procurando destacar seu relevante trabalho na luta em favor da educação, como projeto social dirigida aos excluídos. Dedicou a sua vida a construir e elaborar um processo educativo balizado na perspectiva de uma práxis social transformadora. Destaca-se no Brasil sua influência, junto aos Movimentos Sociais e Populares, na formação sindical e nas Comunidades Eclesiais de Base vinculados às tendências progressistas da Igreja Católica. Reafirma-se, a perspectiva socialista desta pesquisa reconhecendo as contradições da Pedagogia Socialista de Makarenko como pioneira e fundamental à discussão de instituições de “reforma” de infratores (as) por meio da educação e trabalho especialmente na perspectiva: coletivista e autogestionária.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Materialismo Histórico Dialético
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24656
10.9771/gmed.v9i3.24656
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24656
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v9i3.24656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/24656/15299
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 3 (2017): AMÉRICA LATINA, 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA, EDUCAÇÃO E ENSINO; 317-324
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313517588152320