A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em períodicos científicos da educação física no período de 2014 a 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natali, Marcos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Morschbacher, Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38264
Resumo: Este artigo analisa como a brincadeira/brincar é problematizada e fundamentada na produção científica em periódicos ligados à Educação Física Escolar no período de 2014 a 2019. A partir da fundamentação da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, foram analisados 18 artigos. Nestes, evidenciou-se duas tendências principais: uma abordando o desenvolvimento infantil com base na relação entre criança e sociedade e, outra, que compreende a criança como um ser livre e espontâneo. Concluiu-se que estas tendências fornecem diferentes diretrizes para a organização do trabalho pedagógico na Educação Física: a primeira evidencia o papel fundamental do professor e do ensino e, a segunda, relativiza-os.
id UFBA-10_2156f8f6662beb95a518088862e7095d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38264
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em períodicos científicos da educação física no período de 2014 a 2019Brincadeira/brincarCriança e InfânciaEducação Física.Este artigo analisa como a brincadeira/brincar é problematizada e fundamentada na produção científica em periódicos ligados à Educação Física Escolar no período de 2014 a 2019. A partir da fundamentação da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, foram analisados 18 artigos. Nestes, evidenciou-se duas tendências principais: uma abordando o desenvolvimento infantil com base na relação entre criança e sociedade e, outra, que compreende a criança como um ser livre e espontâneo. Concluiu-se que estas tendências fornecem diferentes diretrizes para a organização do trabalho pedagógico na Educação Física: a primeira evidencia o papel fundamental do professor e do ensino e, a segunda, relativiza-os.Universidade Federal da Bahia2021-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3826410.9771/gmed.v13i3.38264Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 3 (2021): América Latina, experiências socialistas e educação; 324-3372175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38264/25803Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNatali, MarcosMorschbacher, Márcia2021-12-27T22:25:55Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38264Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-12-27T22:25:55Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em períodicos científicos da educação física no período de 2014 a 2019
title A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em períodicos científicos da educação física no período de 2014 a 2019
spellingShingle A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em períodicos científicos da educação física no período de 2014 a 2019
Natali, Marcos
Brincadeira/brincar
Criança e Infância
Educação Física.
title_short A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em períodicos científicos da educação física no período de 2014 a 2019
title_full A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em períodicos científicos da educação física no período de 2014 a 2019
title_fullStr A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em períodicos científicos da educação física no período de 2014 a 2019
title_full_unstemmed A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em períodicos científicos da educação física no período de 2014 a 2019
title_sort A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em períodicos científicos da educação física no período de 2014 a 2019
author Natali, Marcos
author_facet Natali, Marcos
Morschbacher, Márcia
author_role author
author2 Morschbacher, Márcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Natali, Marcos
Morschbacher, Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeira/brincar
Criança e Infância
Educação Física.
topic Brincadeira/brincar
Criança e Infância
Educação Física.
description Este artigo analisa como a brincadeira/brincar é problematizada e fundamentada na produção científica em periódicos ligados à Educação Física Escolar no período de 2014 a 2019. A partir da fundamentação da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, foram analisados 18 artigos. Nestes, evidenciou-se duas tendências principais: uma abordando o desenvolvimento infantil com base na relação entre criança e sociedade e, outra, que compreende a criança como um ser livre e espontâneo. Concluiu-se que estas tendências fornecem diferentes diretrizes para a organização do trabalho pedagógico na Educação Física: a primeira evidencia o papel fundamental do professor e do ensino e, a segunda, relativiza-os.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38264
10.9771/gmed.v13i3.38264
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38264
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v13i3.38264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38264/25803
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 3 (2021): América Latina, experiências socialistas e educação; 324-337
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313518712225792