UNA ENCUESTA SOBRE LA EDUCACIÓN EN BRASIL: EL MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉCTICO POSIBLE INTERPRETACIÓN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13463 |
Resumo: | Neste trabalho apresento uma análise do texto A pesquisa em Educação no Brasil das autoras Elisabeth Macedo e Clarilza Prado de Sousa. Utilizo o materialismo histórico dialético, que fundamenta o pensamento marxista, como possibilidade de interpretação do texto acima descrito. O texto apresenta aspectos da política de pós-graduação em educação relacionando-os com a política de pesquisa. Elisabeth Macedo e Clarilza Prado de Sousa asseguram que, nos últimos trinta anos, o sistema de pós-graduação e a pesquisa em educação no Brasil se consolidou tendo em vista a ampliação das demandas por financiamentos nas diferentes agências de fomento. |
id |
UFBA-10_21c90e9f6f0f2207dea532fd308a72da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/13463 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
UNA ENCUESTA SOBRE LA EDUCACIÓN EN BRASIL: EL MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉCTICO POSIBLE INTERPRETACIÓNA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: O MATERIALISMO HISTÓRICO DIÁLETICO COMO POSSIBILIDADE DE INTERPRETAÇÃOPós-graduaçãoPesquisaProdutivismo acadêmicoMarxismoNeste trabalho apresento uma análise do texto A pesquisa em Educação no Brasil das autoras Elisabeth Macedo e Clarilza Prado de Sousa. Utilizo o materialismo histórico dialético, que fundamenta o pensamento marxista, como possibilidade de interpretação do texto acima descrito. O texto apresenta aspectos da política de pós-graduação em educação relacionando-os com a política de pesquisa. Elisabeth Macedo e Clarilza Prado de Sousa asseguram que, nos últimos trinta anos, o sistema de pós-graduação e a pesquisa em educação no Brasil se consolidou tendo em vista a ampliação das demandas por financiamentos nas diferentes agências de fomento. Universidade Federal da Bahia2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1346310.9771/gmed.v9i2.13463Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 2 (2017): PARA A CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO; 40-472175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13463/14880Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessMafra da Silva, Andréa Villela2017-10-19T15:54:04Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/13463Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:54:04Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UNA ENCUESTA SOBRE LA EDUCACIÓN EN BRASIL: EL MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉCTICO POSIBLE INTERPRETACIÓN A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: O MATERIALISMO HISTÓRICO DIÁLETICO COMO POSSIBILIDADE DE INTERPRETAÇÃO |
title |
UNA ENCUESTA SOBRE LA EDUCACIÓN EN BRASIL: EL MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉCTICO POSIBLE INTERPRETACIÓN |
spellingShingle |
UNA ENCUESTA SOBRE LA EDUCACIÓN EN BRASIL: EL MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉCTICO POSIBLE INTERPRETACIÓN Mafra da Silva, Andréa Villela Pós-graduação Pesquisa Produtivismo acadêmico Marxismo |
title_short |
UNA ENCUESTA SOBRE LA EDUCACIÓN EN BRASIL: EL MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉCTICO POSIBLE INTERPRETACIÓN |
title_full |
UNA ENCUESTA SOBRE LA EDUCACIÓN EN BRASIL: EL MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉCTICO POSIBLE INTERPRETACIÓN |
title_fullStr |
UNA ENCUESTA SOBRE LA EDUCACIÓN EN BRASIL: EL MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉCTICO POSIBLE INTERPRETACIÓN |
title_full_unstemmed |
UNA ENCUESTA SOBRE LA EDUCACIÓN EN BRASIL: EL MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉCTICO POSIBLE INTERPRETACIÓN |
title_sort |
UNA ENCUESTA SOBRE LA EDUCACIÓN EN BRASIL: EL MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉCTICO POSIBLE INTERPRETACIÓN |
author |
Mafra da Silva, Andréa Villela |
author_facet |
Mafra da Silva, Andréa Villela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mafra da Silva, Andréa Villela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-graduação Pesquisa Produtivismo acadêmico Marxismo |
topic |
Pós-graduação Pesquisa Produtivismo acadêmico Marxismo |
description |
Neste trabalho apresento uma análise do texto A pesquisa em Educação no Brasil das autoras Elisabeth Macedo e Clarilza Prado de Sousa. Utilizo o materialismo histórico dialético, que fundamenta o pensamento marxista, como possibilidade de interpretação do texto acima descrito. O texto apresenta aspectos da política de pós-graduação em educação relacionando-os com a política de pesquisa. Elisabeth Macedo e Clarilza Prado de Sousa asseguram que, nos últimos trinta anos, o sistema de pós-graduação e a pesquisa em educação no Brasil se consolidou tendo em vista a ampliação das demandas por financiamentos nas diferentes agências de fomento. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13463 10.9771/gmed.v9i2.13463 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13463 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v9i2.13463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13463/14880 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 2 (2017): PARA A CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO; 40-47 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313517053378560 |