UNA ENCUESTA SOBRE LA EDUCACIÓN EN BRASIL: EL MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉCTICO POSIBLE INTERPRETACIÓN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mafra da Silva, Andréa Villela
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13463
Resumo: Neste trabalho apresento uma análise do texto A pesquisa em Educação no Brasil das autoras Elisabeth Macedo e Clarilza Prado de Sousa. Utilizo o materialismo histórico dialético, que fundamenta o pensamento marxista, como possibilidade de interpretação do texto acima descrito. O texto apresenta aspectos da política de pós-graduação em educação relacionando-os com a política de pesquisa. Elisabeth Macedo e Clarilza Prado de Sousa asseguram que, nos últimos trinta anos, o sistema de pós-graduação e a pesquisa em educação no Brasil se consolidou tendo em vista a ampliação das demandas por financiamentos nas diferentes agências de fomento.
id UFBA-10_21c90e9f6f0f2207dea532fd308a72da
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/13463
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling UNA ENCUESTA SOBRE LA EDUCACIÓN EN BRASIL: EL MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉCTICO POSIBLE INTERPRETACIÓNA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: O MATERIALISMO HISTÓRICO DIÁLETICO COMO POSSIBILIDADE DE INTERPRETAÇÃOPós-graduaçãoPesquisaProdutivismo acadêmicoMarxismoNeste trabalho apresento uma análise do texto A pesquisa em Educação no Brasil das autoras Elisabeth Macedo e Clarilza Prado de Sousa. Utilizo o materialismo histórico dialético, que fundamenta o pensamento marxista, como possibilidade de interpretação do texto acima descrito. O texto apresenta aspectos da política de pós-graduação em educação relacionando-os com a política de pesquisa. Elisabeth Macedo e Clarilza Prado de Sousa asseguram que, nos últimos trinta anos, o sistema de pós-graduação e a pesquisa em educação no Brasil se consolidou tendo em vista a ampliação das demandas por financiamentos nas diferentes agências de fomento. Universidade Federal da Bahia2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1346310.9771/gmed.v9i2.13463Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 2 (2017): PARA A CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO; 40-472175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13463/14880Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessMafra da Silva, Andréa Villela2017-10-19T15:54:04Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/13463Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:54:04Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv UNA ENCUESTA SOBRE LA EDUCACIÓN EN BRASIL: EL MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉCTICO POSIBLE INTERPRETACIÓN
A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: O MATERIALISMO HISTÓRICO DIÁLETICO COMO POSSIBILIDADE DE INTERPRETAÇÃO
title UNA ENCUESTA SOBRE LA EDUCACIÓN EN BRASIL: EL MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉCTICO POSIBLE INTERPRETACIÓN
spellingShingle UNA ENCUESTA SOBRE LA EDUCACIÓN EN BRASIL: EL MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉCTICO POSIBLE INTERPRETACIÓN
Mafra da Silva, Andréa Villela
Pós-graduação
Pesquisa
Produtivismo acadêmico
Marxismo
title_short UNA ENCUESTA SOBRE LA EDUCACIÓN EN BRASIL: EL MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉCTICO POSIBLE INTERPRETACIÓN
title_full UNA ENCUESTA SOBRE LA EDUCACIÓN EN BRASIL: EL MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉCTICO POSIBLE INTERPRETACIÓN
title_fullStr UNA ENCUESTA SOBRE LA EDUCACIÓN EN BRASIL: EL MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉCTICO POSIBLE INTERPRETACIÓN
title_full_unstemmed UNA ENCUESTA SOBRE LA EDUCACIÓN EN BRASIL: EL MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉCTICO POSIBLE INTERPRETACIÓN
title_sort UNA ENCUESTA SOBRE LA EDUCACIÓN EN BRASIL: EL MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉCTICO POSIBLE INTERPRETACIÓN
author Mafra da Silva, Andréa Villela
author_facet Mafra da Silva, Andréa Villela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mafra da Silva, Andréa Villela
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-graduação
Pesquisa
Produtivismo acadêmico
Marxismo
topic Pós-graduação
Pesquisa
Produtivismo acadêmico
Marxismo
description Neste trabalho apresento uma análise do texto A pesquisa em Educação no Brasil das autoras Elisabeth Macedo e Clarilza Prado de Sousa. Utilizo o materialismo histórico dialético, que fundamenta o pensamento marxista, como possibilidade de interpretação do texto acima descrito. O texto apresenta aspectos da política de pós-graduação em educação relacionando-os com a política de pesquisa. Elisabeth Macedo e Clarilza Prado de Sousa asseguram que, nos últimos trinta anos, o sistema de pós-graduação e a pesquisa em educação no Brasil se consolidou tendo em vista a ampliação das demandas por financiamentos nas diferentes agências de fomento.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13463
10.9771/gmed.v9i2.13463
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13463
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v9i2.13463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13463/14880
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 2 (2017): PARA A CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO; 40-47
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313517053378560