Mulher, escolarização e tendências em curso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Cristina Furtado
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Favaro, Neide de Almeida Lança Galvão, Semzezem, Priscila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/46118
Resumo: Este estudo, de natureza qualitativa, por intermédio de uma pesquisa bibliográfica, objetiva analisar o processo histórico de acesso da mulher à escolarização, especialmente ao Ensino Superior no Brasil, levando em conta suas contradições e as tendências em curso. Constata-se que o acesso feminino à escolarização e ao Ensino Superior esteve diretamente relacionado à expansão do capital e seus desdobramentos: urbanização, ingresso da mulher na exploração capitalista e conversão da educação em mercadoria. As desigualdades permanecem nas escolhas profissionais e nos rendimentos das mulheres, mas tendem a se reduzir. Preconiza-se que a luta pela emancipação feminina ultrapassa a questão identitária, demandando sua articulação com um projeto societal mais amplo.
id UFBA-10_22f4b5f97697177e3fd5b303d14f48c5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/46118
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Mulher, escolarização e tendências em cursoHistória da EducaçãoTrabalho e EducaçãoEnsino SuperiorEste estudo, de natureza qualitativa, por intermédio de uma pesquisa bibliográfica, objetiva analisar o processo histórico de acesso da mulher à escolarização, especialmente ao Ensino Superior no Brasil, levando em conta suas contradições e as tendências em curso. Constata-se que o acesso feminino à escolarização e ao Ensino Superior esteve diretamente relacionado à expansão do capital e seus desdobramentos: urbanização, ingresso da mulher na exploração capitalista e conversão da educação em mercadoria. As desigualdades permanecem nas escolhas profissionais e nos rendimentos das mulheres, mas tendem a se reduzir. Preconiza-se que a luta pela emancipação feminina ultrapassa a questão identitária, demandando sua articulação com um projeto societal mais amplo.Universidade Federal da Bahia2021-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4611810.9771/gmed.v13i3.46118Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 3 (2021): América Latina, experiências socialistas e educação; 306-3232175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/46118/25800Copyright (c) 2021 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Ana Cristina FurtadoFavaro, Neide de Almeida Lança GalvãoSemzezem, Priscila 2021-12-27T22:25:55Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/46118Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-12-27T22:25:55Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulher, escolarização e tendências em curso
title Mulher, escolarização e tendências em curso
spellingShingle Mulher, escolarização e tendências em curso
Pereira, Ana Cristina Furtado
História da Educação
Trabalho e Educação
Ensino Superior
title_short Mulher, escolarização e tendências em curso
title_full Mulher, escolarização e tendências em curso
title_fullStr Mulher, escolarização e tendências em curso
title_full_unstemmed Mulher, escolarização e tendências em curso
title_sort Mulher, escolarização e tendências em curso
author Pereira, Ana Cristina Furtado
author_facet Pereira, Ana Cristina Furtado
Favaro, Neide de Almeida Lança Galvão
Semzezem, Priscila
author_role author
author2 Favaro, Neide de Almeida Lança Galvão
Semzezem, Priscila
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Cristina Furtado
Favaro, Neide de Almeida Lança Galvão
Semzezem, Priscila
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
Trabalho e Educação
Ensino Superior
topic História da Educação
Trabalho e Educação
Ensino Superior
description Este estudo, de natureza qualitativa, por intermédio de uma pesquisa bibliográfica, objetiva analisar o processo histórico de acesso da mulher à escolarização, especialmente ao Ensino Superior no Brasil, levando em conta suas contradições e as tendências em curso. Constata-se que o acesso feminino à escolarização e ao Ensino Superior esteve diretamente relacionado à expansão do capital e seus desdobramentos: urbanização, ingresso da mulher na exploração capitalista e conversão da educação em mercadoria. As desigualdades permanecem nas escolhas profissionais e nos rendimentos das mulheres, mas tendem a se reduzir. Preconiza-se que a luta pela emancipação feminina ultrapassa a questão identitária, demandando sua articulação com um projeto societal mais amplo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/46118
10.9771/gmed.v13i3.46118
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/46118
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v13i3.46118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/46118/25800
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 3 (2021): América Latina, experiências socialistas e educação; 306-323
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313519164162048