O conhecimento em Educação Física na escola capitalista e suas contribuições à formação básica para o atual movimento de (re)produção do capital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38632 |
Resumo: | Este artigo tematiza o Conhecimento em Educação Física situado na área das Linguagens, buscando compreendê-lo como se apresenta, no atual momento histórico, para (re)produzir o capital. Para tanto, lançamos mão da filosofia marxista (MH-D) elaborando uma pesquisa Crítico-Dialética de base teórica, a partir da literatura específica e clássica da área, tendo como ponto de partida a Base Nacional Comum Curricular. Por fim, constatamos que o Conhecimento em Educação Física se apresenta como um processo de fetichismo da linguagem enquanto categoria teórico-filosófica que, em síntese, não representa uma força revolucionária para superar a estrutura produtiva atual, mas sim como força ideológica capitalista e neoliberal. |
id |
UFBA-10_2656738c1b15cc83cad56b107c5115ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38632 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
O conhecimento em Educação Física na escola capitalista e suas contribuições à formação básica para o atual movimento de (re)produção do capitalConhecimentoEducação FísicaLinguagemCapitalEste artigo tematiza o Conhecimento em Educação Física situado na área das Linguagens, buscando compreendê-lo como se apresenta, no atual momento histórico, para (re)produzir o capital. Para tanto, lançamos mão da filosofia marxista (MH-D) elaborando uma pesquisa Crítico-Dialética de base teórica, a partir da literatura específica e clássica da área, tendo como ponto de partida a Base Nacional Comum Curricular. Por fim, constatamos que o Conhecimento em Educação Física se apresenta como um processo de fetichismo da linguagem enquanto categoria teórico-filosófica que, em síntese, não representa uma força revolucionária para superar a estrutura produtiva atual, mas sim como força ideológica capitalista e neoliberal.Universidade Federal da Bahia2021-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisa Teórica; Método Dialético;application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3863210.9771/gmed.v13i1.38632Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 1 (2021): Determinações do capital, empresariamento e educação pública no Brasil; 587-6092175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38632/24638Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessScapin, Gislei JoséSouza, Maristela da Silva2021-05-05T03:36:41Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38632Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-05-05T03:36:41Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conhecimento em Educação Física na escola capitalista e suas contribuições à formação básica para o atual movimento de (re)produção do capital |
title |
O conhecimento em Educação Física na escola capitalista e suas contribuições à formação básica para o atual movimento de (re)produção do capital |
spellingShingle |
O conhecimento em Educação Física na escola capitalista e suas contribuições à formação básica para o atual movimento de (re)produção do capital Scapin, Gislei José Conhecimento Educação Física Linguagem Capital |
title_short |
O conhecimento em Educação Física na escola capitalista e suas contribuições à formação básica para o atual movimento de (re)produção do capital |
title_full |
O conhecimento em Educação Física na escola capitalista e suas contribuições à formação básica para o atual movimento de (re)produção do capital |
title_fullStr |
O conhecimento em Educação Física na escola capitalista e suas contribuições à formação básica para o atual movimento de (re)produção do capital |
title_full_unstemmed |
O conhecimento em Educação Física na escola capitalista e suas contribuições à formação básica para o atual movimento de (re)produção do capital |
title_sort |
O conhecimento em Educação Física na escola capitalista e suas contribuições à formação básica para o atual movimento de (re)produção do capital |
author |
Scapin, Gislei José |
author_facet |
Scapin, Gislei José Souza, Maristela da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Maristela da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scapin, Gislei José Souza, Maristela da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento Educação Física Linguagem Capital |
topic |
Conhecimento Educação Física Linguagem Capital |
description |
Este artigo tematiza o Conhecimento em Educação Física situado na área das Linguagens, buscando compreendê-lo como se apresenta, no atual momento histórico, para (re)produzir o capital. Para tanto, lançamos mão da filosofia marxista (MH-D) elaborando uma pesquisa Crítico-Dialética de base teórica, a partir da literatura específica e clássica da área, tendo como ponto de partida a Base Nacional Comum Curricular. Por fim, constatamos que o Conhecimento em Educação Física se apresenta como um processo de fetichismo da linguagem enquanto categoria teórico-filosófica que, em síntese, não representa uma força revolucionária para superar a estrutura produtiva atual, mas sim como força ideológica capitalista e neoliberal. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Pesquisa Teórica; Método Dialético; |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38632 10.9771/gmed.v13i1.38632 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38632 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v13i1.38632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38632/24638 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 1 (2021): Determinações do capital, empresariamento e educação pública no Brasil; 587-609 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313518723760128 |