O conhecimento em Educação Física na escola capitalista e suas contribuições à formação básica para o atual movimento de (re)produção do capital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scapin, Gislei José
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Maristela da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38632
Resumo: Este artigo tematiza o Conhecimento em Educação Física situado na área das Linguagens, buscando compreendê-lo como se apresenta, no atual momento histórico, para (re)produzir o capital. Para tanto, lançamos mão da filosofia marxista (MH-D) elaborando uma pesquisa Crítico-Dialética de base teórica, a partir da literatura específica e clássica da área, tendo como ponto de partida a Base Nacional Comum Curricular. Por fim, constatamos que o Conhecimento em Educação Física se apresenta como um processo de fetichismo da linguagem enquanto categoria teórico-filosófica que, em síntese, não representa uma força revolucionária para superar a estrutura produtiva atual, mas sim como força ideológica capitalista e neoliberal.
id UFBA-10_2656738c1b15cc83cad56b107c5115ed
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38632
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling O conhecimento em Educação Física na escola capitalista e suas contribuições à formação básica para o atual movimento de (re)produção do capitalConhecimentoEducação FísicaLinguagemCapitalEste artigo tematiza o Conhecimento em Educação Física situado na área das Linguagens, buscando compreendê-lo como se apresenta, no atual momento histórico, para (re)produzir o capital. Para tanto, lançamos mão da filosofia marxista (MH-D) elaborando uma pesquisa Crítico-Dialética de base teórica, a partir da literatura específica e clássica da área, tendo como ponto de partida a Base Nacional Comum Curricular. Por fim, constatamos que o Conhecimento em Educação Física se apresenta como um processo de fetichismo da linguagem enquanto categoria teórico-filosófica que, em síntese, não representa uma força revolucionária para superar a estrutura produtiva atual, mas sim como força ideológica capitalista e neoliberal.Universidade Federal da Bahia2021-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisa Teórica; Método Dialético;application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3863210.9771/gmed.v13i1.38632Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 1 (2021): Determinações do capital, empresariamento e educação pública no Brasil; 587-6092175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38632/24638Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessScapin, Gislei JoséSouza, Maristela da Silva2021-05-05T03:36:41Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38632Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-05-05T03:36:41Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento em Educação Física na escola capitalista e suas contribuições à formação básica para o atual movimento de (re)produção do capital
title O conhecimento em Educação Física na escola capitalista e suas contribuições à formação básica para o atual movimento de (re)produção do capital
spellingShingle O conhecimento em Educação Física na escola capitalista e suas contribuições à formação básica para o atual movimento de (re)produção do capital
Scapin, Gislei José
Conhecimento
Educação Física
Linguagem
Capital
title_short O conhecimento em Educação Física na escola capitalista e suas contribuições à formação básica para o atual movimento de (re)produção do capital
title_full O conhecimento em Educação Física na escola capitalista e suas contribuições à formação básica para o atual movimento de (re)produção do capital
title_fullStr O conhecimento em Educação Física na escola capitalista e suas contribuições à formação básica para o atual movimento de (re)produção do capital
title_full_unstemmed O conhecimento em Educação Física na escola capitalista e suas contribuições à formação básica para o atual movimento de (re)produção do capital
title_sort O conhecimento em Educação Física na escola capitalista e suas contribuições à formação básica para o atual movimento de (re)produção do capital
author Scapin, Gislei José
author_facet Scapin, Gislei José
Souza, Maristela da Silva
author_role author
author2 Souza, Maristela da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scapin, Gislei José
Souza, Maristela da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Educação Física
Linguagem
Capital
topic Conhecimento
Educação Física
Linguagem
Capital
description Este artigo tematiza o Conhecimento em Educação Física situado na área das Linguagens, buscando compreendê-lo como se apresenta, no atual momento histórico, para (re)produzir o capital. Para tanto, lançamos mão da filosofia marxista (MH-D) elaborando uma pesquisa Crítico-Dialética de base teórica, a partir da literatura específica e clássica da área, tendo como ponto de partida a Base Nacional Comum Curricular. Por fim, constatamos que o Conhecimento em Educação Física se apresenta como um processo de fetichismo da linguagem enquanto categoria teórico-filosófica que, em síntese, não representa uma força revolucionária para superar a estrutura produtiva atual, mas sim como força ideológica capitalista e neoliberal.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Pesquisa Teórica; Método Dialético;
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38632
10.9771/gmed.v13i1.38632
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38632
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v13i1.38632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38632/24638
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 1 (2021): Determinações do capital, empresariamento e educação pública no Brasil; 587-609
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313518723760128