OBJETIVOS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E HISTÓRICO-CULTURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasqualini, Juliana Campregher
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12776
Resumo: A partir de estudo realizado em uma escola de educação infantil na periferia de uma cidade de médio porte no interior de São Paulo, embasado no Materialismo Histórico-Dialético, esse artigo discute o problema dos objetivos do ensino na educação infantil à luz da pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural. São apresentados e discutidos princípios didático-pedagógicos referentes ao desenvolvimento omnilateral da criança, formação de motivos e complexificação da estrutura da atividade, formação das bases do pensamento teórico e a formação da atitude comunista.
id UFBA-10_2a4957c9ec035eb9f5c7da2734f091c1
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12776
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling OBJETIVOS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E HISTÓRICO-CULTURALeducação infantilpedagogia histórico-críticapsicologia histórico-culturalA partir de estudo realizado em uma escola de educação infantil na periferia de uma cidade de médio porte no interior de São Paulo, embasado no Materialismo Histórico-Dialético, esse artigo discute o problema dos objetivos do ensino na educação infantil à luz da pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural. São apresentados e discutidos princípios didático-pedagógicos referentes ao desenvolvimento omnilateral da criança, formação de motivos e complexificação da estrutura da atividade, formação das bases do pensamento teórico e a formação da atitude comunista.Universidade Federal da Bahia2015-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1277610.9771/gmed.v7i1.12776Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 200-2092175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12776/9515Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessPasqualini, Juliana Campregher2017-10-19T15:52:30Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12776Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:52:30Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv OBJETIVOS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E HISTÓRICO-CULTURAL
title OBJETIVOS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E HISTÓRICO-CULTURAL
spellingShingle OBJETIVOS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E HISTÓRICO-CULTURAL
Pasqualini, Juliana Campregher
educação infantil
pedagogia histórico-crítica
psicologia histórico-cultural
title_short OBJETIVOS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E HISTÓRICO-CULTURAL
title_full OBJETIVOS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E HISTÓRICO-CULTURAL
title_fullStr OBJETIVOS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E HISTÓRICO-CULTURAL
title_full_unstemmed OBJETIVOS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E HISTÓRICO-CULTURAL
title_sort OBJETIVOS DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL À LUZ DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E HISTÓRICO-CULTURAL
author Pasqualini, Juliana Campregher
author_facet Pasqualini, Juliana Campregher
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasqualini, Juliana Campregher
dc.subject.por.fl_str_mv educação infantil
pedagogia histórico-crítica
psicologia histórico-cultural
topic educação infantil
pedagogia histórico-crítica
psicologia histórico-cultural
description A partir de estudo realizado em uma escola de educação infantil na periferia de uma cidade de médio porte no interior de São Paulo, embasado no Materialismo Histórico-Dialético, esse artigo discute o problema dos objetivos do ensino na educação infantil à luz da pedagogia histórico-crítica e psicologia histórico-cultural. São apresentados e discutidos princípios didático-pedagógicos referentes ao desenvolvimento omnilateral da criança, formação de motivos e complexificação da estrutura da atividade, formação das bases do pensamento teórico e a formação da atitude comunista.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12776
10.9771/gmed.v7i1.12776
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12776
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v7i1.12776
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12776/9515
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 200-209
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313516734611456