Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Felipe
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Junior, Isaac Oliveira Moutinho, Jacomini, Márcia Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54845
Resumo: A la luz de la perspectiva gramsciana de construcción social de la escuela como espacio de disputa de hegemonía, el artículo presenta análisis y reflexiones sobre las experiencias del Grupo Escuela Pública y Democracia, que reúne comunidades de 15 escuelas estaduales de São Paulo. Mediante registros de investigación participante, se muestra el proceso de apropiación, resistencia y creación de alternativas político-pedagógicas durante la implementación del programa Inova Educação, en la red estatal de São Paulo, entre 2018-2021. Aunque en un contexto represivo y con ciertas contradicciones de resistencia, la comunidad escolar no solo reproduce la política educativa, sino que interactúa, actúa y reflexiona, si existen condiciones de autonomía político-pedagógica y espacios de participación activa para la gestión democrática de la educación pública
id UFBA-10_2a8ef7c19d28df177839093b077f5004
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/54845
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova EducaçãoInova EducaçãoGestão democráticaGrupo Escola Pública e DemocraciaParticipação ativaResistências na escolaInova EducaçãoGestión DemocráticaGrupo Escuela Pública y DemocraciaParticipación ActivaResistencia en la EscuelaA la luz de la perspectiva gramsciana de construcción social de la escuela como espacio de disputa de hegemonía, el artículo presenta análisis y reflexiones sobre las experiencias del Grupo Escuela Pública y Democracia, que reúne comunidades de 15 escuelas estaduales de São Paulo. Mediante registros de investigación participante, se muestra el proceso de apropiación, resistencia y creación de alternativas político-pedagógicas durante la implementación del programa Inova Educação, en la red estatal de São Paulo, entre 2018-2021. Aunque en un contexto represivo y con ciertas contradicciones de resistencia, la comunidad escolar no solo reproduce la política educativa, sino que interactúa, actúa y reflexiona, si existen condiciones de autonomía político-pedagógica y espacios de participación activa para la gestión democrática de la educación públicaÀ luz da perspectiva gramsciana de construção social da escola como espaço de disputa de hegemonia, o artigo apresenta análises e reflexões das experiências do Grupo Escola Pública e Democracia, que reúne comunidades de 15 escolas estaduais de São Paulo. Por meio de registros de pesquisa participante, exibe-se o processo de apropriação, resistências e criação de alternativas político-pedagógicas durante a implementação do programa Inova Educação, na rede estadual de São Paulo, entre 2018-2021. Ainda que num contexto repressivo e com certas contradições das resistências, a comunidade escolar não somente reproduz a política educacional, mas interage, atua e reflete, se houver condições de autonomia político-pedagógica e espaços de participação ativa para gestão democrática do ensino público.Universidade Federal da Bahia2023-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5484510.9771/gmed.v15i2.54845Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 2 (2023): Sindicalismo e movimentos sociais em defesa da educação pública e popular; 158-1802175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54845/29937Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlencar, FelipeJunior, Isaac Oliveira Moutinho Jacomini, Márcia Aparecida2023-10-29T11:19:55Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/54845Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2023-10-29T11:19:55Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação
title Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação
spellingShingle Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação
Alencar, Felipe
Inova Educação
Gestão democrática
Grupo Escola Pública e Democracia
Participação ativa
Resistências na escola
Inova Educação
Gestión Democrática
Grupo Escuela Pública y Democracia
Participación Activa
Resistencia en la Escuela
title_short Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação
title_full Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação
title_fullStr Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação
title_full_unstemmed Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação
title_sort Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação
author Alencar, Felipe
author_facet Alencar, Felipe
Junior, Isaac Oliveira Moutinho
Jacomini, Márcia Aparecida
author_role author
author2 Junior, Isaac Oliveira Moutinho
Jacomini, Márcia Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Felipe
Junior, Isaac Oliveira Moutinho
Jacomini, Márcia Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Inova Educação
Gestão democrática
Grupo Escola Pública e Democracia
Participação ativa
Resistências na escola
Inova Educação
Gestión Democrática
Grupo Escuela Pública y Democracia
Participación Activa
Resistencia en la Escuela
topic Inova Educação
Gestão democrática
Grupo Escola Pública e Democracia
Participação ativa
Resistências na escola
Inova Educação
Gestión Democrática
Grupo Escuela Pública y Democracia
Participación Activa
Resistencia en la Escuela
description A la luz de la perspectiva gramsciana de construcción social de la escuela como espacio de disputa de hegemonía, el artículo presenta análisis y reflexiones sobre las experiencias del Grupo Escuela Pública y Democracia, que reúne comunidades de 15 escuelas estaduales de São Paulo. Mediante registros de investigación participante, se muestra el proceso de apropiación, resistencia y creación de alternativas político-pedagógicas durante la implementación del programa Inova Educação, en la red estatal de São Paulo, entre 2018-2021. Aunque en un contexto represivo y con ciertas contradicciones de resistencia, la comunidad escolar no solo reproduce la política educativa, sino que interactúa, actúa y reflexiona, si existen condiciones de autonomía político-pedagógica y espacios de participación activa para la gestión democrática de la educación pública
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54845
10.9771/gmed.v15i2.54845
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54845
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v15i2.54845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54845/29937
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 2 (2023): Sindicalismo e movimentos sociais em defesa da educação pública e popular; 158-180
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313515385094144