Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
DOI: | 10.9771/gmed.v15i2.54845 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54845 |
Resumo: | A la luz de la perspectiva gramsciana de construcción social de la escuela como espacio de disputa de hegemonía, el artículo presenta análisis y reflexiones sobre las experiencias del Grupo Escuela Pública y Democracia, que reúne comunidades de 15 escuelas estaduales de São Paulo. Mediante registros de investigación participante, se muestra el proceso de apropiación, resistencia y creación de alternativas político-pedagógicas durante la implementación del programa Inova Educação, en la red estatal de São Paulo, entre 2018-2021. Aunque en un contexto represivo y con ciertas contradicciones de resistencia, la comunidad escolar no solo reproduce la política educativa, sino que interactúa, actúa y reflexiona, si existen condiciones de autonomía político-pedagógica y espacios de participación activa para la gestión democrática de la educación pública |
id |
UFBA-10_2a8ef7c19d28df177839093b077f5004 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/54845 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
spelling |
Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova EducaçãoInova EducaçãoGestão democráticaGrupo Escola Pública e DemocraciaParticipação ativaResistências na escolaInova EducaçãoGestión DemocráticaGrupo Escuela Pública y DemocraciaParticipación ActivaResistencia en la EscuelaA la luz de la perspectiva gramsciana de construcción social de la escuela como espacio de disputa de hegemonía, el artículo presenta análisis y reflexiones sobre las experiencias del Grupo Escuela Pública y Democracia, que reúne comunidades de 15 escuelas estaduales de São Paulo. Mediante registros de investigación participante, se muestra el proceso de apropiación, resistencia y creación de alternativas político-pedagógicas durante la implementación del programa Inova Educação, en la red estatal de São Paulo, entre 2018-2021. Aunque en un contexto represivo y con ciertas contradicciones de resistencia, la comunidad escolar no solo reproduce la política educativa, sino que interactúa, actúa y reflexiona, si existen condiciones de autonomía político-pedagógica y espacios de participación activa para la gestión democrática de la educación públicaÀ luz da perspectiva gramsciana de construção social da escola como espaço de disputa de hegemonia, o artigo apresenta análises e reflexões das experiências do Grupo Escola Pública e Democracia, que reúne comunidades de 15 escolas estaduais de São Paulo. Por meio de registros de pesquisa participante, exibe-se o processo de apropriação, resistências e criação de alternativas político-pedagógicas durante a implementação do programa Inova Educação, na rede estadual de São Paulo, entre 2018-2021. Ainda que num contexto repressivo e com certas contradições das resistências, a comunidade escolar não somente reproduz a política educacional, mas interage, atua e reflete, se houver condições de autonomia político-pedagógica e espaços de participação ativa para gestão democrática do ensino público.Universidade Federal da Bahia2023-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5484510.9771/gmed.v15i2.54845Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 2 (2023): Sindicalismo e movimentos sociais em defesa da educação pública e popular; 158-1802175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54845/29937Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlencar, FelipeJunior, Isaac Oliveira Moutinho Jacomini, Márcia Aparecida2023-10-29T11:19:55Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/54845Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2023-10-29T11:19:55Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação |
title |
Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação |
spellingShingle |
Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação Alencar, Felipe Inova Educação Gestão democrática Grupo Escola Pública e Democracia Participação ativa Resistências na escola Inova Educação Gestión Democrática Grupo Escuela Pública y Democracia Participación Activa Resistencia en la Escuela Alencar, Felipe Inova Educação Gestão democrática Grupo Escola Pública e Democracia Participação ativa Resistências na escola Inova Educação Gestión Democrática Grupo Escuela Pública y Democracia Participación Activa Resistencia en la Escuela |
title_short |
Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação |
title_full |
Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação |
title_fullStr |
Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação |
title_full_unstemmed |
Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação |
title_sort |
Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação |
author |
Alencar, Felipe |
author_facet |
Alencar, Felipe Alencar, Felipe Junior, Isaac Oliveira Moutinho Jacomini, Márcia Aparecida Junior, Isaac Oliveira Moutinho Jacomini, Márcia Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Junior, Isaac Oliveira Moutinho Jacomini, Márcia Aparecida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alencar, Felipe Junior, Isaac Oliveira Moutinho Jacomini, Márcia Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inova Educação Gestão democrática Grupo Escola Pública e Democracia Participação ativa Resistências na escola Inova Educação Gestión Democrática Grupo Escuela Pública y Democracia Participación Activa Resistencia en la Escuela |
topic |
Inova Educação Gestão democrática Grupo Escola Pública e Democracia Participação ativa Resistências na escola Inova Educação Gestión Democrática Grupo Escuela Pública y Democracia Participación Activa Resistencia en la Escuela |
description |
A la luz de la perspectiva gramsciana de construcción social de la escuela como espacio de disputa de hegemonía, el artículo presenta análisis y reflexiones sobre las experiencias del Grupo Escuela Pública y Democracia, que reúne comunidades de 15 escuelas estaduales de São Paulo. Mediante registros de investigación participante, se muestra el proceso de apropiación, resistencia y creación de alternativas político-pedagógicas durante la implementación del programa Inova Educação, en la red estatal de São Paulo, entre 2018-2021. Aunque en un contexto represivo y con ciertas contradicciones de resistencia, la comunidad escolar no solo reproduce la política educativa, sino que interactúa, actúa y reflexiona, si existen condiciones de autonomía político-pedagógica y espacios de participación activa para la gestión democrática de la educación pública |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54845 10.9771/gmed.v15i2.54845 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54845 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v15i2.54845 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54845/29937 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 2 (2023): Sindicalismo e movimentos sociais em defesa da educação pública e popular; 158-180 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1822181190910607360 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.9771/gmed.v15i2.54845 |