MATERIALIDADE E EDUCAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27425 |
Resumo: | Resumo: Com base no princípio metodológico do materialismo histórico-dialético elaborado por Karl Marx pretende-se por meio deste trabalho incitar à reflexão acerca da crucialidade de se considerar a materialidade das relações sociais no intuito de superar o caráter desigual e enviesado das práticas educacionais justificadas pela noção de meritocracia assentadas na lógica liberal e na concepção de indivíduos atomizados e independentes da realidade social em que estão inseridos. Entendendo que, tal tendência tem corroborado para o solapamento da consciência de classe e para o obscurecimento das contradições inerentes ao sistema capitalista, as quais segundo Marx impulsionariam a ruptura com este sistema espoliativo e contraditório em sua essência. |
id |
UFBA-10_2c50b977b5fe356c344b11da224d2edb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/27425 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
MATERIALIDADE E EDUCAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADAEducaçãoMarxismoMaterialismo histórico-dialético.Resumo: Com base no princípio metodológico do materialismo histórico-dialético elaborado por Karl Marx pretende-se por meio deste trabalho incitar à reflexão acerca da crucialidade de se considerar a materialidade das relações sociais no intuito de superar o caráter desigual e enviesado das práticas educacionais justificadas pela noção de meritocracia assentadas na lógica liberal e na concepção de indivíduos atomizados e independentes da realidade social em que estão inseridos. Entendendo que, tal tendência tem corroborado para o solapamento da consciência de classe e para o obscurecimento das contradições inerentes ao sistema capitalista, as quais segundo Marx impulsionariam a ruptura com este sistema espoliativo e contraditório em sua essência. Universidade Federal da Bahia2018-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2742510.9771/gmed.v10i2.27425Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 2 (2018): EDUCAÇÃO SOCIALISTA: DESAFIOS TEÓRICO-PRÁTICOS; 155-1652175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27425/16676Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Silva, Roberta Letícia2019-10-15T07:52:11Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/27425Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-10-15T07:52:11Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MATERIALIDADE E EDUCAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA |
title |
MATERIALIDADE E EDUCAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA |
spellingShingle |
MATERIALIDADE E EDUCAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA Pereira Silva, Roberta Letícia Educação Marxismo Materialismo histórico-dialético. |
title_short |
MATERIALIDADE E EDUCAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA |
title_full |
MATERIALIDADE E EDUCAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA |
title_fullStr |
MATERIALIDADE E EDUCAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA |
title_full_unstemmed |
MATERIALIDADE E EDUCAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA |
title_sort |
MATERIALIDADE E EDUCAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA |
author |
Pereira Silva, Roberta Letícia |
author_facet |
Pereira Silva, Roberta Letícia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira Silva, Roberta Letícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Marxismo Materialismo histórico-dialético. |
topic |
Educação Marxismo Materialismo histórico-dialético. |
description |
Resumo: Com base no princípio metodológico do materialismo histórico-dialético elaborado por Karl Marx pretende-se por meio deste trabalho incitar à reflexão acerca da crucialidade de se considerar a materialidade das relações sociais no intuito de superar o caráter desigual e enviesado das práticas educacionais justificadas pela noção de meritocracia assentadas na lógica liberal e na concepção de indivíduos atomizados e independentes da realidade social em que estão inseridos. Entendendo que, tal tendência tem corroborado para o solapamento da consciência de classe e para o obscurecimento das contradições inerentes ao sistema capitalista, as quais segundo Marx impulsionariam a ruptura com este sistema espoliativo e contraditório em sua essência. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27425 10.9771/gmed.v10i2.27425 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27425 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v10i2.27425 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27425/16676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 2 (2018): EDUCAÇÃO SOCIALISTA: DESAFIOS TEÓRICO-PRÁTICOS; 155-165 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313517916356608 |