MATERIALIDADE E EDUCAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Silva, Roberta Letícia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27425
Resumo: Resumo: Com base no princípio metodológico do materialismo histórico-dialético elaborado por Karl Marx pretende-se por meio deste trabalho incitar à reflexão acerca da crucialidade de se considerar a materialidade das relações sociais no intuito de superar o caráter desigual e enviesado das práticas educacionais justificadas pela noção de meritocracia assentadas na lógica liberal e na concepção de indivíduos atomizados e independentes da realidade social em que estão inseridos. Entendendo que, tal tendência tem corroborado para o solapamento da consciência de classe e para o obscurecimento das contradições inerentes ao sistema capitalista, as quais segundo Marx impulsionariam a ruptura com este sistema espoliativo e contraditório em sua essência. 
id UFBA-10_2c50b977b5fe356c344b11da224d2edb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/27425
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling MATERIALIDADE E EDUCAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADAEducaçãoMarxismoMaterialismo histórico-dialético.Resumo: Com base no princípio metodológico do materialismo histórico-dialético elaborado por Karl Marx pretende-se por meio deste trabalho incitar à reflexão acerca da crucialidade de se considerar a materialidade das relações sociais no intuito de superar o caráter desigual e enviesado das práticas educacionais justificadas pela noção de meritocracia assentadas na lógica liberal e na concepção de indivíduos atomizados e independentes da realidade social em que estão inseridos. Entendendo que, tal tendência tem corroborado para o solapamento da consciência de classe e para o obscurecimento das contradições inerentes ao sistema capitalista, as quais segundo Marx impulsionariam a ruptura com este sistema espoliativo e contraditório em sua essência. Universidade Federal da Bahia2018-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2742510.9771/gmed.v10i2.27425Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 2 (2018): EDUCAÇÃO SOCIALISTA: DESAFIOS TEÓRICO-PRÁTICOS; 155-1652175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27425/16676Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Silva, Roberta Letícia2019-10-15T07:52:11Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/27425Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-10-15T07:52:11Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv MATERIALIDADE E EDUCAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA
title MATERIALIDADE E EDUCAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA
spellingShingle MATERIALIDADE E EDUCAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA
Pereira Silva, Roberta Letícia
Educação
Marxismo
Materialismo histórico-dialético.
title_short MATERIALIDADE E EDUCAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA
title_full MATERIALIDADE E EDUCAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA
title_fullStr MATERIALIDADE E EDUCAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA
title_full_unstemmed MATERIALIDADE E EDUCAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA
title_sort MATERIALIDADE E EDUCAÇÃO A CONTRIBUIÇÃO MARXISTA À COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA
author Pereira Silva, Roberta Letícia
author_facet Pereira Silva, Roberta Letícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Silva, Roberta Letícia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Marxismo
Materialismo histórico-dialético.
topic Educação
Marxismo
Materialismo histórico-dialético.
description Resumo: Com base no princípio metodológico do materialismo histórico-dialético elaborado por Karl Marx pretende-se por meio deste trabalho incitar à reflexão acerca da crucialidade de se considerar a materialidade das relações sociais no intuito de superar o caráter desigual e enviesado das práticas educacionais justificadas pela noção de meritocracia assentadas na lógica liberal e na concepção de indivíduos atomizados e independentes da realidade social em que estão inseridos. Entendendo que, tal tendência tem corroborado para o solapamento da consciência de classe e para o obscurecimento das contradições inerentes ao sistema capitalista, as quais segundo Marx impulsionariam a ruptura com este sistema espoliativo e contraditório em sua essência. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27425
10.9771/gmed.v10i2.27425
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27425
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v10i2.27425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27425/16676
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 2 (2018): EDUCAÇÃO SOCIALISTA: DESAFIOS TEÓRICO-PRÁTICOS; 155-165
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1754639324270297088