Ideologia neoliberal, trabalho docente e educação: uma reflexão sobre a lógica hegemônica na educação básica paraibana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franca, Diego
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Jezine, Edineide, Santana de Araújo, Rhoberta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/48580
Resumo: A reestruturação do capitalismo implica novos arranjos produtivos flexíveis e formas de desregulamentação. Na era financeirizada, os capitais veem na educação um difusor da racionalidade instrumental. Este artigo é fruto dos aprofundamentos teóricos realizados durante o pós-doutorado em Educação (PPGE/UFPB), entre 2021 e 2022. Com base em dados secundários e nos documentos oficiais, analisou-se a ascensão neoliberal na Educação Básica paraibana a partir do método Materialista Histórico-Dialético, desnudando a ideologia imersa no currículo. Tal racionalidade hegemônica expressa uma estratégia que tende a moldar a escola e o currículo, inserindo elementos que legitimam sociabilidades do mercado e um mundo do trabalho precário.
id UFBA-10_3d68d603209b9b4147203f803acfea19
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/48580
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Ideologia neoliberal, trabalho docente e educação: uma reflexão sobre a lógica hegemônica na educação básica paraibanaNeoliberalismotrabalhoeducação básicaA reestruturação do capitalismo implica novos arranjos produtivos flexíveis e formas de desregulamentação. Na era financeirizada, os capitais veem na educação um difusor da racionalidade instrumental. Este artigo é fruto dos aprofundamentos teóricos realizados durante o pós-doutorado em Educação (PPGE/UFPB), entre 2021 e 2022. Com base em dados secundários e nos documentos oficiais, analisou-se a ascensão neoliberal na Educação Básica paraibana a partir do método Materialista Histórico-Dialético, desnudando a ideologia imersa no currículo. Tal racionalidade hegemônica expressa uma estratégia que tende a moldar a escola e o currículo, inserindo elementos que legitimam sociabilidades do mercado e um mundo do trabalho precário.Universidade Federal da Bahia2023-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4858010.9771/gmed.v15i1.48580Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 1 (2023): Psicologia, educação e marxismo; 471-4852175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/48580/29049Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranca, DiegoJezine, Edineide Santana de Araújo, Rhoberta2023-05-01T01:36:20Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/48580Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2023-05-01T01:36:20Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ideologia neoliberal, trabalho docente e educação: uma reflexão sobre a lógica hegemônica na educação básica paraibana
title Ideologia neoliberal, trabalho docente e educação: uma reflexão sobre a lógica hegemônica na educação básica paraibana
spellingShingle Ideologia neoliberal, trabalho docente e educação: uma reflexão sobre a lógica hegemônica na educação básica paraibana
Franca, Diego
Neoliberalismo
trabalho
educação básica
title_short Ideologia neoliberal, trabalho docente e educação: uma reflexão sobre a lógica hegemônica na educação básica paraibana
title_full Ideologia neoliberal, trabalho docente e educação: uma reflexão sobre a lógica hegemônica na educação básica paraibana
title_fullStr Ideologia neoliberal, trabalho docente e educação: uma reflexão sobre a lógica hegemônica na educação básica paraibana
title_full_unstemmed Ideologia neoliberal, trabalho docente e educação: uma reflexão sobre a lógica hegemônica na educação básica paraibana
title_sort Ideologia neoliberal, trabalho docente e educação: uma reflexão sobre a lógica hegemônica na educação básica paraibana
author Franca, Diego
author_facet Franca, Diego
Jezine, Edineide
Santana de Araújo, Rhoberta
author_role author
author2 Jezine, Edineide
Santana de Araújo, Rhoberta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franca, Diego
Jezine, Edineide
Santana de Araújo, Rhoberta
dc.subject.por.fl_str_mv Neoliberalismo
trabalho
educação básica
topic Neoliberalismo
trabalho
educação básica
description A reestruturação do capitalismo implica novos arranjos produtivos flexíveis e formas de desregulamentação. Na era financeirizada, os capitais veem na educação um difusor da racionalidade instrumental. Este artigo é fruto dos aprofundamentos teóricos realizados durante o pós-doutorado em Educação (PPGE/UFPB), entre 2021 e 2022. Com base em dados secundários e nos documentos oficiais, analisou-se a ascensão neoliberal na Educação Básica paraibana a partir do método Materialista Histórico-Dialético, desnudando a ideologia imersa no currículo. Tal racionalidade hegemônica expressa uma estratégia que tende a moldar a escola e o currículo, inserindo elementos que legitimam sociabilidades do mercado e um mundo do trabalho precário.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/48580
10.9771/gmed.v15i1.48580
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/48580
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v15i1.48580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/48580/29049
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 1 (2023): Psicologia, educação e marxismo; 471-485
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313515279187968