A imagem e o processo gerador subjetivo da realidade objetiva: elementos psicológicos e pedagógicos da formação humana à luz da Teoria Histórico-Cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Saulo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Aguiar, Wanda Maria Junqueira de, Ferreira, Isabel Cristina Fernandes, Lima, Ana Ignez Belém
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52710
Resumo: Esse artigo consiste em um ensaio acerca do processo histórico de construção teórica que envolve o conceito de subjetividade desde os primeiros trabalhos de Vigotski até a extensão de seu legado por meio de Gonzalez-Rey. Aponta a categoria Dimensão Subjetiva da Realidade como elemento analítico central da unidade  teórico-metodológica existente entre a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica, mais especificamente como condição para reflexão sobre/para uma educação emancipadora para a classe trabalhadora.
id UFBA-10_52f1d61d8f280b950f126738b9786dda
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/52710
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling A imagem e o processo gerador subjetivo da realidade objetiva: elementos psicológicos e pedagógicos da formação humana à luz da Teoria Histórico-CulturalSubjetividadePsicologia Histórico-CulturalPedagogia Histórico-CríticaDimensão Subjetiva da RealidadeEducaçãoEsse artigo consiste em um ensaio acerca do processo histórico de construção teórica que envolve o conceito de subjetividade desde os primeiros trabalhos de Vigotski até a extensão de seu legado por meio de Gonzalez-Rey. Aponta a categoria Dimensão Subjetiva da Realidade como elemento analítico central da unidade  teórico-metodológica existente entre a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica, mais especificamente como condição para reflexão sobre/para uma educação emancipadora para a classe trabalhadora.Universidade Federal da Bahia2023-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5271010.9771/gmed.v15i1.52710Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 1 (2023): Psicologia, educação e marxismo; 159-1822175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52710/29011Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, SauloAguiar, Wanda Maria Junqueira deFerreira, Isabel Cristina FernandesLima, Ana Ignez Belém2023-05-01T01:36:20Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/52710Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2023-05-01T01:36:20Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A imagem e o processo gerador subjetivo da realidade objetiva: elementos psicológicos e pedagógicos da formação humana à luz da Teoria Histórico-Cultural
title A imagem e o processo gerador subjetivo da realidade objetiva: elementos psicológicos e pedagógicos da formação humana à luz da Teoria Histórico-Cultural
spellingShingle A imagem e o processo gerador subjetivo da realidade objetiva: elementos psicológicos e pedagógicos da formação humana à luz da Teoria Histórico-Cultural
Vieira, Saulo
Subjetividade
Psicologia Histórico-Cultural
Pedagogia Histórico-Crítica
Dimensão Subjetiva da Realidade
Educação
title_short A imagem e o processo gerador subjetivo da realidade objetiva: elementos psicológicos e pedagógicos da formação humana à luz da Teoria Histórico-Cultural
title_full A imagem e o processo gerador subjetivo da realidade objetiva: elementos psicológicos e pedagógicos da formação humana à luz da Teoria Histórico-Cultural
title_fullStr A imagem e o processo gerador subjetivo da realidade objetiva: elementos psicológicos e pedagógicos da formação humana à luz da Teoria Histórico-Cultural
title_full_unstemmed A imagem e o processo gerador subjetivo da realidade objetiva: elementos psicológicos e pedagógicos da formação humana à luz da Teoria Histórico-Cultural
title_sort A imagem e o processo gerador subjetivo da realidade objetiva: elementos psicológicos e pedagógicos da formação humana à luz da Teoria Histórico-Cultural
author Vieira, Saulo
author_facet Vieira, Saulo
Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
Ferreira, Isabel Cristina Fernandes
Lima, Ana Ignez Belém
author_role author
author2 Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
Ferreira, Isabel Cristina Fernandes
Lima, Ana Ignez Belém
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Saulo
Aguiar, Wanda Maria Junqueira de
Ferreira, Isabel Cristina Fernandes
Lima, Ana Ignez Belém
dc.subject.por.fl_str_mv Subjetividade
Psicologia Histórico-Cultural
Pedagogia Histórico-Crítica
Dimensão Subjetiva da Realidade
Educação
topic Subjetividade
Psicologia Histórico-Cultural
Pedagogia Histórico-Crítica
Dimensão Subjetiva da Realidade
Educação
description Esse artigo consiste em um ensaio acerca do processo histórico de construção teórica que envolve o conceito de subjetividade desde os primeiros trabalhos de Vigotski até a extensão de seu legado por meio de Gonzalez-Rey. Aponta a categoria Dimensão Subjetiva da Realidade como elemento analítico central da unidade  teórico-metodológica existente entre a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica, mais especificamente como condição para reflexão sobre/para uma educação emancipadora para a classe trabalhadora.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52710
10.9771/gmed.v15i1.52710
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52710
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v15i1.52710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52710/29011
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 1 (2023): Psicologia, educação e marxismo; 159-182
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313515325325312