A imagem e o processo gerador subjetivo da realidade objetiva: elementos psicológicos e pedagógicos da formação humana à luz da Teoria Histórico-Cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52710 |
Resumo: | Esse artigo consiste em um ensaio acerca do processo histórico de construção teórica que envolve o conceito de subjetividade desde os primeiros trabalhos de Vigotski até a extensão de seu legado por meio de Gonzalez-Rey. Aponta a categoria Dimensão Subjetiva da Realidade como elemento analítico central da unidade teórico-metodológica existente entre a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica, mais especificamente como condição para reflexão sobre/para uma educação emancipadora para a classe trabalhadora. |
id |
UFBA-10_52f1d61d8f280b950f126738b9786dda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/52710 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A imagem e o processo gerador subjetivo da realidade objetiva: elementos psicológicos e pedagógicos da formação humana à luz da Teoria Histórico-CulturalSubjetividadePsicologia Histórico-CulturalPedagogia Histórico-CríticaDimensão Subjetiva da RealidadeEducaçãoEsse artigo consiste em um ensaio acerca do processo histórico de construção teórica que envolve o conceito de subjetividade desde os primeiros trabalhos de Vigotski até a extensão de seu legado por meio de Gonzalez-Rey. Aponta a categoria Dimensão Subjetiva da Realidade como elemento analítico central da unidade teórico-metodológica existente entre a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica, mais especificamente como condição para reflexão sobre/para uma educação emancipadora para a classe trabalhadora.Universidade Federal da Bahia2023-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5271010.9771/gmed.v15i1.52710Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 1 (2023): Psicologia, educação e marxismo; 159-1822175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52710/29011Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, SauloAguiar, Wanda Maria Junqueira deFerreira, Isabel Cristina FernandesLima, Ana Ignez Belém2023-05-01T01:36:20Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/52710Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2023-05-01T01:36:20Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imagem e o processo gerador subjetivo da realidade objetiva: elementos psicológicos e pedagógicos da formação humana à luz da Teoria Histórico-Cultural |
title |
A imagem e o processo gerador subjetivo da realidade objetiva: elementos psicológicos e pedagógicos da formação humana à luz da Teoria Histórico-Cultural |
spellingShingle |
A imagem e o processo gerador subjetivo da realidade objetiva: elementos psicológicos e pedagógicos da formação humana à luz da Teoria Histórico-Cultural Vieira, Saulo Subjetividade Psicologia Histórico-Cultural Pedagogia Histórico-Crítica Dimensão Subjetiva da Realidade Educação |
title_short |
A imagem e o processo gerador subjetivo da realidade objetiva: elementos psicológicos e pedagógicos da formação humana à luz da Teoria Histórico-Cultural |
title_full |
A imagem e o processo gerador subjetivo da realidade objetiva: elementos psicológicos e pedagógicos da formação humana à luz da Teoria Histórico-Cultural |
title_fullStr |
A imagem e o processo gerador subjetivo da realidade objetiva: elementos psicológicos e pedagógicos da formação humana à luz da Teoria Histórico-Cultural |
title_full_unstemmed |
A imagem e o processo gerador subjetivo da realidade objetiva: elementos psicológicos e pedagógicos da formação humana à luz da Teoria Histórico-Cultural |
title_sort |
A imagem e o processo gerador subjetivo da realidade objetiva: elementos psicológicos e pedagógicos da formação humana à luz da Teoria Histórico-Cultural |
author |
Vieira, Saulo |
author_facet |
Vieira, Saulo Aguiar, Wanda Maria Junqueira de Ferreira, Isabel Cristina Fernandes Lima, Ana Ignez Belém |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, Wanda Maria Junqueira de Ferreira, Isabel Cristina Fernandes Lima, Ana Ignez Belém |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Saulo Aguiar, Wanda Maria Junqueira de Ferreira, Isabel Cristina Fernandes Lima, Ana Ignez Belém |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Subjetividade Psicologia Histórico-Cultural Pedagogia Histórico-Crítica Dimensão Subjetiva da Realidade Educação |
topic |
Subjetividade Psicologia Histórico-Cultural Pedagogia Histórico-Crítica Dimensão Subjetiva da Realidade Educação |
description |
Esse artigo consiste em um ensaio acerca do processo histórico de construção teórica que envolve o conceito de subjetividade desde os primeiros trabalhos de Vigotski até a extensão de seu legado por meio de Gonzalez-Rey. Aponta a categoria Dimensão Subjetiva da Realidade como elemento analítico central da unidade teórico-metodológica existente entre a Psicologia Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica, mais especificamente como condição para reflexão sobre/para uma educação emancipadora para a classe trabalhadora. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52710 10.9771/gmed.v15i1.52710 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52710 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v15i1.52710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52710/29011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 1 (2023): Psicologia, educação e marxismo; 159-182 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313515325325312 |