A IMPLANTAÇÃO OFICIAL DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ (1983-1994): LEGITIMAÇÃO, RESISTÊNCIAS E CONTRADIÇÕES.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baczinski, Alexandra Vanessa de Moura
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9720
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar, analisar e contextualizar a iniciativa do estado do Paraná em otimizar seu sistema educacional pela implantação oficial da pedagogia histórico-crítica nos anos 1980 e compreender as contradições e consequências dessa política educacional. Podemos conjunturalmente entender que a transição iniciada nos anos 1980 ainda não foi completada. Encontramo-nos no meio de um processo político de sistematização de novas práticas, instituições e concepções políticas, culturais, sociais e, especialmente educacionais. Por isso buscamos estudar a primeira implantação oficial, desvendar suas intrincadas contradições e identificar suas potencialidades, para então analisar os reais motivos da implantação dessa pedagogia, e investigar se de fato a pedagogia histórico-crítica se materializou enquanto proposta educacional no estado do Paraná. Desenvolvemos este trabalho tendo como ponto de partida o contexto político e econômico nacional e paranaense, contextualizando historicamente a organização da política educacional notadamente na esfera estadual, subsumida na dimensão nacional, no período de 1983 a 1996. Em seguida apresentamos a história das ideias pedagógicas no Brasil que antecederam a pedagogia histórico-crítica. Finalizamos o trabalho mediante uma análise crítica a respeito dos processos, contradições e perspectivas quanto a implantação oficial da pedagogia histórico-crítica no estado do Paraná. Para a realização deste estudo utilizamos como procedimento metodológico levantamento bibliográfico, além de entrevistas e análise de documentos. Fundamentando-nos a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico dialético. 
id UFBA-10_61f5a419cb541da0a635badb8dbc5110
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9720
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling A IMPLANTAÇÃO OFICIAL DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ (1983-1994): LEGITIMAÇÃO, RESISTÊNCIAS E CONTRADIÇÕES.Educação. Pedagogia-crítica. Política educacional. Educação – Paraná.Esta pesquisa tem por objetivo investigar, analisar e contextualizar a iniciativa do estado do Paraná em otimizar seu sistema educacional pela implantação oficial da pedagogia histórico-crítica nos anos 1980 e compreender as contradições e consequências dessa política educacional. Podemos conjunturalmente entender que a transição iniciada nos anos 1980 ainda não foi completada. Encontramo-nos no meio de um processo político de sistematização de novas práticas, instituições e concepções políticas, culturais, sociais e, especialmente educacionais. Por isso buscamos estudar a primeira implantação oficial, desvendar suas intrincadas contradições e identificar suas potencialidades, para então analisar os reais motivos da implantação dessa pedagogia, e investigar se de fato a pedagogia histórico-crítica se materializou enquanto proposta educacional no estado do Paraná. Desenvolvemos este trabalho tendo como ponto de partida o contexto político e econômico nacional e paranaense, contextualizando historicamente a organização da política educacional notadamente na esfera estadual, subsumida na dimensão nacional, no período de 1983 a 1996. Em seguida apresentamos a história das ideias pedagógicas no Brasil que antecederam a pedagogia histórico-crítica. Finalizamos o trabalho mediante uma análise crítica a respeito dos processos, contradições e perspectivas quanto a implantação oficial da pedagogia histórico-crítica no estado do Paraná. Para a realização deste estudo utilizamos como procedimento metodológico levantamento bibliográfico, além de entrevistas e análise de documentos. Fundamentando-nos a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico dialético. Universidade Federal da Bahia2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/972010.9771/gmed.v5i2.9720Germinal: marxismo e educação em debate; v. 5 n. 2 (2013): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 2472175-560410.9771/gmed.v5i2reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9720/7106Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessBaczinski, Alexandra Vanessa de Moura2017-10-19T15:51:18Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9720Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:51:18Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPLANTAÇÃO OFICIAL DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ (1983-1994): LEGITIMAÇÃO, RESISTÊNCIAS E CONTRADIÇÕES.
title A IMPLANTAÇÃO OFICIAL DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ (1983-1994): LEGITIMAÇÃO, RESISTÊNCIAS E CONTRADIÇÕES.
spellingShingle A IMPLANTAÇÃO OFICIAL DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ (1983-1994): LEGITIMAÇÃO, RESISTÊNCIAS E CONTRADIÇÕES.
Baczinski, Alexandra Vanessa de Moura
Educação. Pedagogia-crítica. Política educacional. Educação – Paraná.
title_short A IMPLANTAÇÃO OFICIAL DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ (1983-1994): LEGITIMAÇÃO, RESISTÊNCIAS E CONTRADIÇÕES.
title_full A IMPLANTAÇÃO OFICIAL DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ (1983-1994): LEGITIMAÇÃO, RESISTÊNCIAS E CONTRADIÇÕES.
title_fullStr A IMPLANTAÇÃO OFICIAL DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ (1983-1994): LEGITIMAÇÃO, RESISTÊNCIAS E CONTRADIÇÕES.
title_full_unstemmed A IMPLANTAÇÃO OFICIAL DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ (1983-1994): LEGITIMAÇÃO, RESISTÊNCIAS E CONTRADIÇÕES.
title_sort A IMPLANTAÇÃO OFICIAL DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ (1983-1994): LEGITIMAÇÃO, RESISTÊNCIAS E CONTRADIÇÕES.
author Baczinski, Alexandra Vanessa de Moura
author_facet Baczinski, Alexandra Vanessa de Moura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baczinski, Alexandra Vanessa de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Pedagogia-crítica. Política educacional. Educação – Paraná.
topic Educação. Pedagogia-crítica. Política educacional. Educação – Paraná.
description Esta pesquisa tem por objetivo investigar, analisar e contextualizar a iniciativa do estado do Paraná em otimizar seu sistema educacional pela implantação oficial da pedagogia histórico-crítica nos anos 1980 e compreender as contradições e consequências dessa política educacional. Podemos conjunturalmente entender que a transição iniciada nos anos 1980 ainda não foi completada. Encontramo-nos no meio de um processo político de sistematização de novas práticas, instituições e concepções políticas, culturais, sociais e, especialmente educacionais. Por isso buscamos estudar a primeira implantação oficial, desvendar suas intrincadas contradições e identificar suas potencialidades, para então analisar os reais motivos da implantação dessa pedagogia, e investigar se de fato a pedagogia histórico-crítica se materializou enquanto proposta educacional no estado do Paraná. Desenvolvemos este trabalho tendo como ponto de partida o contexto político e econômico nacional e paranaense, contextualizando historicamente a organização da política educacional notadamente na esfera estadual, subsumida na dimensão nacional, no período de 1983 a 1996. Em seguida apresentamos a história das ideias pedagógicas no Brasil que antecederam a pedagogia histórico-crítica. Finalizamos o trabalho mediante uma análise crítica a respeito dos processos, contradições e perspectivas quanto a implantação oficial da pedagogia histórico-crítica no estado do Paraná. Para a realização deste estudo utilizamos como procedimento metodológico levantamento bibliográfico, além de entrevistas e análise de documentos. Fundamentando-nos a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico dialético. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9720
10.9771/gmed.v5i2.9720
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9720
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v5i2.9720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9720/7106
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 5 n. 2 (2013): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 247
2175-5604
10.9771/gmed.v5i2
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313516644433920