A implantação oficial da Pedagogia Historico Critica na rede publica do Estado do Parana (1983-1994) : legitimação, resistencias e contradições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baczinski, Alexandra Vanessa de Moura
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605306
Resumo: Orientador: Cesar Apareciddo Nunes
id UNICAMP-30_33739fa60dbc9ae1070a9e5070117685
oai_identifier_str oai::403956
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A implantação oficial da Pedagogia Historico Critica na rede publica do Estado do Parana (1983-1994) : legitimação, resistencias e contradiçõesThe official implantation of the Critical Historical Pedagogy in the public system of the State of the Paran (1983-1994) : legitimation, resistences and contradictionsCartas brasileirasBrazilian lettersLobato, MonteiroOrientador: Cesar Apareciddo NunesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar, analisar e contextualizar a iniciativa do estado do Paraná em otimizar seu sistema educacional pela implantação oficial da pedagogia Histórico Critica nos anos 1980 e compreender as contradições e conseqüências dessa política educacional. Podemos conjunturalmente entender que a transição iniciada nos anos 1980 ainda não foi completada. Encontramo-nos no meio de um processo político de sistematização de novas práticas, instituições e concepções políticas, culturais, sociais e, especialmente educacionais. Por isso buscamos estudar a primeira implantação oficial, desvendar suas intrincadas contradições e identificar suas potencialidades, para então analisar os reais motivos da implantação dessa pedagogia, e investigar se de fato a Pedagogia Histórico-Crítica se materializou enquanto proposta educacional no estado do Paraná. Desenvolvemos este trabalho tendo como ponto de partida o contexto político e econômico nacional e paranaense, contextualizando historicamente a organização da política educacional notadamente na esfera estadual, subsumida na dimensão nacional, no período de 1983 a 1996. Em seguida apresentamos a história das idéias pedagógicas no Brasil que antecederam a Pedagogia Histórico-Crítica, assim como analisamos a matriz política e teórica da Pedagogia Histórico-Crítica. Finalizamos o trabalho mediante uma análise crítica a respeito dos processos, contradições e perspectivas quanto a implantação oficial da Pedagogia Histórico-Crítica no estado do Paraná. Para a realização deste estudo utilizaremos, como procedimento metodológico, levantamento bibliográfico, além de entrevistas e análise de documentos. Fundamentando-nos a partir dos pressupostos teóricometodológicos do materialismo histórico dialéticoAbstract: The objective of this research is to investigate, analyze and contextualize the initiative of Parana State on improving the Educational System on the official implantation of Historic Critical Pedagogy in the 1980s also understanding the contradictions and consequences of the educational policy. We can understand conjecturally that the transition began in the 80s was not completed yet. We are in the middle of political process of institutions, conceptions, social, cultural and especially social of a new systematization practices. Thus we try to study the first official implantation, to find out its intricate contradictions and identify its potentialities so that analyze the real reasons of the implantation of the new pedagogy, besides we will investigate if the Historic Critic Pedagogy has been materialized as an educational proposal of Paraná State. We develop this work having as point of departure the political and economical context of the country and the state. Following we present the history of pedagogy ideas in Brazil that preceded the Historic Critic Pedagogy, as well as we have analyzed the political and theoretical matrix of Historic Critic Pedagogy. We conclude the study through a critical analysis on the process, contradictions and perspectives about the official implantation. For this study it will be used as methodological procedure, bibliography, besides the interviews documental analysis. Our fundaments are theoretical and pedagogical presupposition of the dialectic historical materialismMestradoHistória, Filosofia e EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Nunes, Cesar Aparecido, 1959-Sanchez Gamboa, Silvio AncisarZanella, Jose LuizPellegrin, Ana deArantes, Valério JoséUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBaczinski, Alexandra Vanessa de Moura20072007-10-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf144f.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605306BACZINSKI, Alexandra Vanessa de Moura. A implantação oficial da Pedagogia Historico Critica na rede publica do Estado do Parana (1983-1994): legitimação, resistencias e contradições. 2007. 144f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605306. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/403956porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:55:54Zoai::403956Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:55:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A implantação oficial da Pedagogia Historico Critica na rede publica do Estado do Parana (1983-1994) : legitimação, resistencias e contradições
The official implantation of the Critical Historical Pedagogy in the public system of the State of the Paran (1983-1994) : legitimation, resistences and contradictions
title A implantação oficial da Pedagogia Historico Critica na rede publica do Estado do Parana (1983-1994) : legitimação, resistencias e contradições
spellingShingle A implantação oficial da Pedagogia Historico Critica na rede publica do Estado do Parana (1983-1994) : legitimação, resistencias e contradições
Baczinski, Alexandra Vanessa de Moura
Cartas brasileiras
Brazilian letters
Lobato, Monteiro
title_short A implantação oficial da Pedagogia Historico Critica na rede publica do Estado do Parana (1983-1994) : legitimação, resistencias e contradições
title_full A implantação oficial da Pedagogia Historico Critica na rede publica do Estado do Parana (1983-1994) : legitimação, resistencias e contradições
title_fullStr A implantação oficial da Pedagogia Historico Critica na rede publica do Estado do Parana (1983-1994) : legitimação, resistencias e contradições
title_full_unstemmed A implantação oficial da Pedagogia Historico Critica na rede publica do Estado do Parana (1983-1994) : legitimação, resistencias e contradições
title_sort A implantação oficial da Pedagogia Historico Critica na rede publica do Estado do Parana (1983-1994) : legitimação, resistencias e contradições
author Baczinski, Alexandra Vanessa de Moura
author_facet Baczinski, Alexandra Vanessa de Moura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Cesar Aparecido, 1959-
Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar
Zanella, Jose Luiz
Pellegrin, Ana de
Arantes, Valério José
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Baczinski, Alexandra Vanessa de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Cartas brasileiras
Brazilian letters
Lobato, Monteiro
topic Cartas brasileiras
Brazilian letters
Lobato, Monteiro
description Orientador: Cesar Apareciddo Nunes
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-10-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605306
BACZINSKI, Alexandra Vanessa de Moura. A implantação oficial da Pedagogia Historico Critica na rede publica do Estado do Parana (1983-1994): legitimação, resistencias e contradições. 2007. 144f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605306. Acesso em: 15 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
BACZINSKI, Alexandra Vanessa de Moura. A implantação oficial da Pedagogia Historico Critica na rede publica do Estado do Parana (1983-1994): legitimação, resistencias e contradições. 2007. 144f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605306. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/403956
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
144f.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138428831399936