A pedagogia socialista e a formação do educador do campo no século XXI: as contribuições da Pedagogia da Terra.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casagrande, Nair
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9597
Resumo: O presente estudo se insere na Linha de Pesquisa ‘Trabalho, Movimentos Sociais e Educação’, e no Núcleo TRAMSE, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Tem como foco de interesse ‘A formação de educadores do campo’. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o desenvolvimento do currículo do curso de Pedagogia da Terra, realizado pela Via Campesina Brasil, no Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (ITERRA)/Instituto Josué de Castro (IEJC) no período de 2003 a 2007, em Veranópolis, Rio Grande do Sul, Brasil.
id UFBA-10_66782583bd34b83073785a6ed89cd9de
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9597
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling A pedagogia socialista e a formação do educador do campo no século XXI: as contribuições da Pedagogia da Terra.Formação do Educador do Campo – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Via Campesina Brasil - Pedagogia da Terra – Pedagogia Socialista – Processo de Trabalho Pedagógico – Formação Humana OmnilateralO presente estudo se insere na Linha de Pesquisa ‘Trabalho, Movimentos Sociais e Educação’, e no Núcleo TRAMSE, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Tem como foco de interesse ‘A formação de educadores do campo’. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o desenvolvimento do currículo do curso de Pedagogia da Terra, realizado pela Via Campesina Brasil, no Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (ITERRA)/Instituto Josué de Castro (IEJC) no período de 2003 a 2007, em Veranópolis, Rio Grande do Sul, Brasil.Universidade Federal da Bahia2010-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/959710.9771/gmed.v2i2.9597Germinal: marxismo e educação em debate; v. 2 n. 2 (2010): PROJETO HISTÓRICO COMUNISTA E EDUCAÇÃO; 2472175-560410.9771/gmed.v2i2reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9597/7021Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessCasagrande, Nair2017-10-19T15:49:07Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9597Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:49:07Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia socialista e a formação do educador do campo no século XXI: as contribuições da Pedagogia da Terra.
title A pedagogia socialista e a formação do educador do campo no século XXI: as contribuições da Pedagogia da Terra.
spellingShingle A pedagogia socialista e a formação do educador do campo no século XXI: as contribuições da Pedagogia da Terra.
Casagrande, Nair
Formação do Educador do Campo – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Via Campesina Brasil - Pedagogia da Terra – Pedagogia Socialista – Processo de Trabalho Pedagógico – Formação Humana Omnilateral
title_short A pedagogia socialista e a formação do educador do campo no século XXI: as contribuições da Pedagogia da Terra.
title_full A pedagogia socialista e a formação do educador do campo no século XXI: as contribuições da Pedagogia da Terra.
title_fullStr A pedagogia socialista e a formação do educador do campo no século XXI: as contribuições da Pedagogia da Terra.
title_full_unstemmed A pedagogia socialista e a formação do educador do campo no século XXI: as contribuições da Pedagogia da Terra.
title_sort A pedagogia socialista e a formação do educador do campo no século XXI: as contribuições da Pedagogia da Terra.
author Casagrande, Nair
author_facet Casagrande, Nair
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casagrande, Nair
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do Educador do Campo – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Via Campesina Brasil - Pedagogia da Terra – Pedagogia Socialista – Processo de Trabalho Pedagógico – Formação Humana Omnilateral
topic Formação do Educador do Campo – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Via Campesina Brasil - Pedagogia da Terra – Pedagogia Socialista – Processo de Trabalho Pedagógico – Formação Humana Omnilateral
description O presente estudo se insere na Linha de Pesquisa ‘Trabalho, Movimentos Sociais e Educação’, e no Núcleo TRAMSE, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Tem como foco de interesse ‘A formação de educadores do campo’. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o desenvolvimento do currículo do curso de Pedagogia da Terra, realizado pela Via Campesina Brasil, no Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (ITERRA)/Instituto Josué de Castro (IEJC) no período de 2003 a 2007, em Veranópolis, Rio Grande do Sul, Brasil.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9597
10.9771/gmed.v2i2.9597
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9597
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v2i2.9597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9597/7021
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 2 n. 2 (2010): PROJETO HISTÓRICO COMUNISTA E EDUCAÇÃO; 247
2175-5604
10.9771/gmed.v2i2
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313516213469184