Concepções práticas pedagógicas em escolas de assentamento do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): contribuição à decolonização do saber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fermam, Renata Araujo de Castro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33632
Resumo: Esta tese analisa as concepções e práticas pedagógicas em escolas de assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e suas contribuições ao processo de decolonização do saber. A opção pela Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra se deve ao fato de estar na base desse Movimento o questionamento das estruturas sociais e da cultura que as legitima. Ao longo da tese, proponho uma reflexão sobre o sistema colonial moderno e suas implicações, na formação da Sociedade Brasileira, considerando seus rebatimentos na educação. Apresento os elementos que estruturam a pedagogia do MST, buscando investigar suas conexões com o pensamento decolonial, e analiso as práticas pedagógicas em escolas de assentamento do MST e suas contribuições à decolonização do saber. Utilizo como categorias de análise conceitos do campo do pensamento decolonial, priorizando pensadores decoloniais brasileiros que refletem sobre a educação e a escola, levando em conta a estrutura social brasileira. Entre eles estão Luiz Rufino (2019, 2021), Antônio Bispo dos Santos (2023), Lélia Gonzales (1988, 2020), Nilma Lino Gomes (2012, 2017), Ailton Krenak (2019, 2020), Paulo Freire (2005) e Mota Neto (2016). Do ponto de vista metodológico, os estudos baseiam-se em pesquisa bibliográfica, análise de documentos do MST e das escolas pesquisadas e entrevistas semiestruturadas com educadores atuantes nas escolas coordenadas pelo Movimento. Nas considerações finais, aponto novas questões e inquietações suscitadas, que podem balizar futuras investigações nesse campo temático, como as contribuições das práticas pedagógicas das escolas de assentamento para a reorganização da pedagogia em escolas públicas urbanas.
id UFF-2_17ea94947890f91d14ba15e2a16fef46
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33632
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Concepções práticas pedagógicas em escolas de assentamento do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): contribuição à decolonização do saberPedagogia do MSTPedagogias Decoloniais BrasileirasPensamento DecolonialEducação ruralMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem-TerraPedagogía del MSTPedagogías Decoloniales BrasileñasPensamiento DecolonialEsta tese analisa as concepções e práticas pedagógicas em escolas de assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e suas contribuições ao processo de decolonização do saber. A opção pela Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra se deve ao fato de estar na base desse Movimento o questionamento das estruturas sociais e da cultura que as legitima. Ao longo da tese, proponho uma reflexão sobre o sistema colonial moderno e suas implicações, na formação da Sociedade Brasileira, considerando seus rebatimentos na educação. Apresento os elementos que estruturam a pedagogia do MST, buscando investigar suas conexões com o pensamento decolonial, e analiso as práticas pedagógicas em escolas de assentamento do MST e suas contribuições à decolonização do saber. Utilizo como categorias de análise conceitos do campo do pensamento decolonial, priorizando pensadores decoloniais brasileiros que refletem sobre a educação e a escola, levando em conta a estrutura social brasileira. Entre eles estão Luiz Rufino (2019, 2021), Antônio Bispo dos Santos (2023), Lélia Gonzales (1988, 2020), Nilma Lino Gomes (2012, 2017), Ailton Krenak (2019, 2020), Paulo Freire (2005) e Mota Neto (2016). Do ponto de vista metodológico, os estudos baseiam-se em pesquisa bibliográfica, análise de documentos do MST e das escolas pesquisadas e entrevistas semiestruturadas com educadores atuantes nas escolas coordenadas pelo Movimento. Nas considerações finais, aponto novas questões e inquietações suscitadas, que podem balizar futuras investigações nesse campo temático, como as contribuições das práticas pedagógicas das escolas de assentamento para a reorganização da pedagogia em escolas públicas urbanas.Esta tesis analiza las concepciones y prácticas pedagógicas en las escuelas de asentamiento del Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra y sus aportes al proceso de descolonización del conocimiento. La opción por la Pedagogía del Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra se dio porque el cuestionamiento de las estructuras sociales y de la cultura que las legitima está en la base de este Movimiento. A lo largo de la tesis, propongo una reflexión sobre el sistema colonial moderno y sus implicaciones para la formación de la sociedad brasileña, considerando sus repercusiones en la educación. Presento los elementos que estructuran la pedagogía del MST, buscando analizar sus conexiones con el pensamiento decolonial y analizar las prácticas pedagógicas en las escuelas de asentamiento del MST y sus contribuciones a la descolonización del conocimiento. Utilizo conceptos del campo del pensamiento descolonial como categorías de análisis, priorizando a pensadores decoloniales brasileños que reflexionan sobre la educación y la escuela considerando la estructura social brasileña. Entre ellos se encuentran Luiz Rufino (2019, 2021), Antônio Bispo dos Santos (2023), Lélia Gonzales (1988, 2020); Nilma Lino Gomes (2012, 2017), Ailton Krenak (2019, 2020), Paulo Freire (2005) y Mota Neto (2016). Desde el punto de vista metodológico, los estudios se basan en investigaciones bibliográficas, análisis de documentos del MST y de las escuelas investigadas y entrevistas semiestructuradas con educadores que trabajan en escuelas coordinadas por el Movimiento. En las consideraciones finales, señalo nuevas preguntas e inquietudes planteadas, que pueden orientar futuras investigaciones en este campo temático, como las contribuciones de las prácticas pedagógicas de las escuelas de asentamiento a la reorganización de la pedagogía en las escuelas públicas urbanas.200 p.Carneiro, WaldeckMoraes, Viviane MerlimChaves, Iduina Mont’AlverneCastro, Elisa Guaraná deSouza, Cristiane Gonçalves deFermam, Renata Araujo de Castro2024-07-25T12:51:43Z2024-07-25T12:51:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFERMAM, Renata Araujo de Castro. Concepções práticas pedagógicas em escolas de assentamento do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): contribuição à decolonização do saber. 2024. 200f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33632CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-25T12:51:47Zoai:app.uff.br:1/33632Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:37.930168Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções práticas pedagógicas em escolas de assentamento do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): contribuição à decolonização do saber
title Concepções práticas pedagógicas em escolas de assentamento do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): contribuição à decolonização do saber
spellingShingle Concepções práticas pedagógicas em escolas de assentamento do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): contribuição à decolonização do saber
Fermam, Renata Araujo de Castro
Pedagogia do MST
Pedagogias Decoloniais Brasileiras
Pensamento Decolonial
Educação rural
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra
Pedagogía del MST
Pedagogías Decoloniales Brasileñas
Pensamiento Decolonial
title_short Concepções práticas pedagógicas em escolas de assentamento do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): contribuição à decolonização do saber
title_full Concepções práticas pedagógicas em escolas de assentamento do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): contribuição à decolonização do saber
title_fullStr Concepções práticas pedagógicas em escolas de assentamento do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): contribuição à decolonização do saber
title_full_unstemmed Concepções práticas pedagógicas em escolas de assentamento do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): contribuição à decolonização do saber
title_sort Concepções práticas pedagógicas em escolas de assentamento do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): contribuição à decolonização do saber
author Fermam, Renata Araujo de Castro
author_facet Fermam, Renata Araujo de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Waldeck
Moraes, Viviane Merlim
Chaves, Iduina Mont’Alverne
Castro, Elisa Guaraná de
Souza, Cristiane Gonçalves de
dc.contributor.author.fl_str_mv Fermam, Renata Araujo de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia do MST
Pedagogias Decoloniais Brasileiras
Pensamento Decolonial
Educação rural
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra
Pedagogía del MST
Pedagogías Decoloniales Brasileñas
Pensamiento Decolonial
topic Pedagogia do MST
Pedagogias Decoloniais Brasileiras
Pensamento Decolonial
Educação rural
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra
Pedagogía del MST
Pedagogías Decoloniales Brasileñas
Pensamiento Decolonial
description Esta tese analisa as concepções e práticas pedagógicas em escolas de assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e suas contribuições ao processo de decolonização do saber. A opção pela Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra se deve ao fato de estar na base desse Movimento o questionamento das estruturas sociais e da cultura que as legitima. Ao longo da tese, proponho uma reflexão sobre o sistema colonial moderno e suas implicações, na formação da Sociedade Brasileira, considerando seus rebatimentos na educação. Apresento os elementos que estruturam a pedagogia do MST, buscando investigar suas conexões com o pensamento decolonial, e analiso as práticas pedagógicas em escolas de assentamento do MST e suas contribuições à decolonização do saber. Utilizo como categorias de análise conceitos do campo do pensamento decolonial, priorizando pensadores decoloniais brasileiros que refletem sobre a educação e a escola, levando em conta a estrutura social brasileira. Entre eles estão Luiz Rufino (2019, 2021), Antônio Bispo dos Santos (2023), Lélia Gonzales (1988, 2020), Nilma Lino Gomes (2012, 2017), Ailton Krenak (2019, 2020), Paulo Freire (2005) e Mota Neto (2016). Do ponto de vista metodológico, os estudos baseiam-se em pesquisa bibliográfica, análise de documentos do MST e das escolas pesquisadas e entrevistas semiestruturadas com educadores atuantes nas escolas coordenadas pelo Movimento. Nas considerações finais, aponto novas questões e inquietações suscitadas, que podem balizar futuras investigações nesse campo temático, como as contribuições das práticas pedagógicas das escolas de assentamento para a reorganização da pedagogia em escolas públicas urbanas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-25T12:51:43Z
2024-07-25T12:51:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERMAM, Renata Araujo de Castro. Concepções práticas pedagógicas em escolas de assentamento do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): contribuição à decolonização do saber. 2024. 200f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33632
identifier_str_mv FERMAM, Renata Araujo de Castro. Concepções práticas pedagógicas em escolas de assentamento do Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST): contribuição à decolonização do saber. 2024. 200f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823657667788800