Lenin, educação e revolução na construção da República dos Sovietes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9503 |
Resumo: | Nosso propósito com a tese intitulada “Lenin, educação e revolução na construção da República dos Sovietes” foi investigar o tema educação escolar e revolução social num contexto histórico determinado, qual seja, o período imediatamente posterior à eclosão da Revolução Russa de Outubro de 1917, examinando quais eram os objetivos e as ações de Vladimir Ilich Ulianov (Lenin) no campo da educação. Para tanto, empreendemos uma pesquisa de natureza bibliográfica, sendo que as fontes empíricas compulsadas foram os textos e obras de Lenin referentes à educação. Além destas, também recorremos a informações pertinentes à história da revolução russa, ao período do “comunismo de guerra” e da Nova Política Econômica, bem como a biografias e estudos de especialistas em Lenin. Por sua vez, o conteúdo do trabalho trata: dos aspectos natureza histórica, política e sociológica relacionados ao Outubro de 1917 e da análise propriamente dita do tema Lenin e a educação – antes e depois de 1917. Mas, se em seu delineamento inicial, o estudo se restringia aos anos de 1917-1924, com o desenvolvimento da pesquisa percebemos que excluir uma análise referente ao período anterior a 1917 comprometeria o entendimento mais abrangente do que significou a educação para Lenin. Desse modo, no período anterior à insurreição de 1917, investigamos a questão da educação política das massas e as disputas com os “populistas” russos. Após o Outubro de 1917, pesquisamos sobre os esforços da República dos Sovietes na erradicação do analfabetismo; o Programa do Partido Comunista Russo de 1919 para a educação e a politecnia. Ao final, deduzimos que: a educação assumiu grande importância e papel de destaque no que se refere à educação política das massas e na preparação da revolução bolchevique; no processo de consolidação da revolução; de (re) construção econômica e implantação das bases para construção da futura sociedade comunista. Concluímos também que: a educação e a educação escolar participam necessariamente da luta de classes em vários níveis e dimensões da realidade; a derrubada do poder político na Rússia foi uma premissa para as transformações revolucionárias ocorridas posteriormente no campo da educação soviética; educação e política são indissociáveis. Finalmente, declaramos que todos que se proponham a pensar em assuntos como a revolução social ou o problema da construção do socialismo, não podem deixar de investigar, refletir, prever e planejar o papel e a importância que a educação e a educação escolar têm a desempenhar nesses processos históricos. |
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