O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PARA REVOLUÇÃO EM LÊNIN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Labor |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/33513 |
Resumo: | Neste artigo, analisamos a visão particular de Lênin, uma das principais lideranças da Revolução de Outubro, na Rússia, atinente à temática educacional. Com esteio em textos do autor, concluímos, ainda que de modo provisório, que a sua concepção sugere a ideia de uma política e prática pedagógicas nas quais aquele que se educa o faz sempre na perspectiva da transformação social, notadamente da revolução. Doutro lado, esse enfoque não significa abdicar da inestimável contribuição dos aspectos próprios à Educação formal.abstractIn this article, we analyze the particular vision of Lenin, one of the main leaders of the October Revolution in Russia regards the educational theme. With mainstay in texts of the author, concluded, albeit provisionally, that its design suggests the idea of a political and pedagogical practice in which one who is educated always makes the perspective of social transformation, notably the revolution. Of another hand, this approach does not mean giving the invaluable contribution of own formal education aspects |
id |
UFC-10_4c784c3b8c197b511c2a8e21be16f638 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/33513 |
network_acronym_str |
UFC-10 |
network_name_str |
Revista Labor |
repository_id_str |
|
spelling |
O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PARA REVOLUÇÃO EM LÊNINLêninEducação PolíticaRevoluçãoEducação no pensamentod e LêninNeste artigo, analisamos a visão particular de Lênin, uma das principais lideranças da Revolução de Outubro, na Rússia, atinente à temática educacional. Com esteio em textos do autor, concluímos, ainda que de modo provisório, que a sua concepção sugere a ideia de uma política e prática pedagógicas nas quais aquele que se educa o faz sempre na perspectiva da transformação social, notadamente da revolução. Doutro lado, esse enfoque não significa abdicar da inestimável contribuição dos aspectos próprios à Educação formal.abstractIn this article, we analyze the particular vision of Lenin, one of the main leaders of the October Revolution in Russia regards the educational theme. With mainstay in texts of the author, concluded, albeit provisionally, that its design suggests the idea of a political and pedagogical practice in which one who is educated always makes the perspective of social transformation, notably the revolution. Of another hand, this approach does not mean giving the invaluable contribution of own formal education aspectsPrograma de Pós-Graduação em Educação da UFC2018-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/3351310.29148/labor.v2i18.33513Revista Labor; v. 2 n. 18 (2017); 150-1631983-500010.29148/revista labor.v2i18reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/33513/7340710.29148/revista labor.v2i18.33513.g73407Copyright (c) 2018 Revista Laborinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Fábio José Cavalcanti deFarias, Paula Emanuela Lima de2020-04-27T15:48:15Zoai:periodicos.ufc:article/33513Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-04-27T15:48:15Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PARA REVOLUÇÃO EM LÊNIN |
title |
O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PARA REVOLUÇÃO EM LÊNIN |
spellingShingle |
O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PARA REVOLUÇÃO EM LÊNIN Queiroz, Fábio José Cavalcanti de Lênin Educação Política Revolução Educação no pensamentod e Lênin |
title_short |
O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PARA REVOLUÇÃO EM LÊNIN |
title_full |
O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PARA REVOLUÇÃO EM LÊNIN |
title_fullStr |
O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PARA REVOLUÇÃO EM LÊNIN |
title_full_unstemmed |
O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PARA REVOLUÇÃO EM LÊNIN |
title_sort |
O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PARA REVOLUÇÃO EM LÊNIN |
author |
Queiroz, Fábio José Cavalcanti de |
author_facet |
Queiroz, Fábio José Cavalcanti de Farias, Paula Emanuela Lima de |
author_role |
author |
author2 |
Farias, Paula Emanuela Lima de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Fábio José Cavalcanti de Farias, Paula Emanuela Lima de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lênin Educação Política Revolução Educação no pensamentod e Lênin |
topic |
Lênin Educação Política Revolução Educação no pensamentod e Lênin |
description |
Neste artigo, analisamos a visão particular de Lênin, uma das principais lideranças da Revolução de Outubro, na Rússia, atinente à temática educacional. Com esteio em textos do autor, concluímos, ainda que de modo provisório, que a sua concepção sugere a ideia de uma política e prática pedagógicas nas quais aquele que se educa o faz sempre na perspectiva da transformação social, notadamente da revolução. Doutro lado, esse enfoque não significa abdicar da inestimável contribuição dos aspectos próprios à Educação formal.abstractIn this article, we analyze the particular vision of Lenin, one of the main leaders of the October Revolution in Russia regards the educational theme. With mainstay in texts of the author, concluded, albeit provisionally, that its design suggests the idea of a political and pedagogical practice in which one who is educated always makes the perspective of social transformation, notably the revolution. Of another hand, this approach does not mean giving the invaluable contribution of own formal education aspects |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/33513 10.29148/labor.v2i18.33513 |
url |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/33513 |
identifier_str_mv |
10.29148/labor.v2i18.33513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/33513/73407 10.29148/revista labor.v2i18.33513.g73407 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Labor info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Labor |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Labor; v. 2 n. 18 (2017); 150-163 1983-5000 10.29148/revista labor.v2i18 reponame:Revista Labor instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Revista Labor |
collection |
Revista Labor |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br |
_version_ |
1809454506090430464 |