A FRAGMENTAÇÃO DO ENSINO E A DISCIPLINARIDADE (E SEUS PREFIXOS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/14105 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é mostrar, a partir do materialismo histórico-dialético e do entendimento de que a consciência e o ensino são engendrados a partir da realidade objetiva; que a disciplinaridade e seus diversos prefixos (inter, trans, multi, pluri, meta) constituem o que podemos chamar de ideário da disciplinaridade. Apesar de aparecerem com roupagens diferentes, constituem um mesmo processo, baseando-se em uma realidade fragmentada. |
id |
UFBA-10_6999dddc68dc0f9c2e014e4cf70414fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/14105 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A FRAGMENTAÇÃO DO ENSINO E A DISCIPLINARIDADE (E SEUS PREFIXOS)DisciplinaridadesEnsinoLógica.O objetivo deste trabalho é mostrar, a partir do materialismo histórico-dialético e do entendimento de que a consciência e o ensino são engendrados a partir da realidade objetiva; que a disciplinaridade e seus diversos prefixos (inter, trans, multi, pluri, meta) constituem o que podemos chamar de ideário da disciplinaridade. Apesar de aparecerem com roupagens diferentes, constituem um mesmo processo, baseando-se em uma realidade fragmentada.Universidade Federal da Bahia2016-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1410510.9771/gmed.v8i2.14105Germinal: marxismo e educação em debate; v. 8 n. 2 (2016): LUTA PELA TERRA E EDUCAÇÃO DO CAMPO; 173-1832175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/14105/13109Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marcelo José de Souza e2017-10-19T15:53:32Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/14105Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:53:32Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FRAGMENTAÇÃO DO ENSINO E A DISCIPLINARIDADE (E SEUS PREFIXOS) |
title |
A FRAGMENTAÇÃO DO ENSINO E A DISCIPLINARIDADE (E SEUS PREFIXOS) |
spellingShingle |
A FRAGMENTAÇÃO DO ENSINO E A DISCIPLINARIDADE (E SEUS PREFIXOS) Silva, Marcelo José de Souza e Disciplinaridades Ensino Lógica. |
title_short |
A FRAGMENTAÇÃO DO ENSINO E A DISCIPLINARIDADE (E SEUS PREFIXOS) |
title_full |
A FRAGMENTAÇÃO DO ENSINO E A DISCIPLINARIDADE (E SEUS PREFIXOS) |
title_fullStr |
A FRAGMENTAÇÃO DO ENSINO E A DISCIPLINARIDADE (E SEUS PREFIXOS) |
title_full_unstemmed |
A FRAGMENTAÇÃO DO ENSINO E A DISCIPLINARIDADE (E SEUS PREFIXOS) |
title_sort |
A FRAGMENTAÇÃO DO ENSINO E A DISCIPLINARIDADE (E SEUS PREFIXOS) |
author |
Silva, Marcelo José de Souza e |
author_facet |
Silva, Marcelo José de Souza e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcelo José de Souza e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplinaridades Ensino Lógica. |
topic |
Disciplinaridades Ensino Lógica. |
description |
O objetivo deste trabalho é mostrar, a partir do materialismo histórico-dialético e do entendimento de que a consciência e o ensino são engendrados a partir da realidade objetiva; que a disciplinaridade e seus diversos prefixos (inter, trans, multi, pluri, meta) constituem o que podemos chamar de ideário da disciplinaridade. Apesar de aparecerem com roupagens diferentes, constituem um mesmo processo, baseando-se em uma realidade fragmentada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/14105 10.9771/gmed.v8i2.14105 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/14105 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v8i2.14105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/14105/13109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 8 n. 2 (2016): LUTA PELA TERRA E EDUCAÇÃO DO CAMPO; 173-183 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313517076447232 |