Saberes disciplinados em questão: buscando caminhos para a transdisciplinaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Olhar de Professor (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1367 |
Resumo: | Este artigo trata da produção do conhecimento na ciência moderna, concentrando o foco de análise no questionamento da cultura de fragmentação em disciplinas hiperespecializadas que fizeram perder de vista a multidimensionalidade e a complexidade de fenômenos e de práticas humanas. Emergem daí as noções de inter e transdisciplinaridade como alternativas de re-ligação das partes entre si e com o todo, reforma de mentalidades e novas práticas na Educação. Inclui bibliografia. |
id |
UEPG-31_dc15e7c75132a830c38b5701ad3b5f42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uepg.br:article/1367 |
network_acronym_str |
UEPG-31 |
network_name_str |
Olhar de Professor (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes disciplinados em questão: buscando caminhos para a transdisciplinaridadecurrículodisciplinaridadeinterdisciplinaridadetransdisciplinaridadeformação de professores Este artigo trata da produção do conhecimento na ciência moderna, concentrando o foco de análise no questionamento da cultura de fragmentação em disciplinas hiperespecializadas que fizeram perder de vista a multidimensionalidade e a complexidade de fenômenos e de práticas humanas. Emergem daí as noções de inter e transdisciplinaridade como alternativas de re-ligação das partes entre si e com o todo, reforma de mentalidades e novas práticas na Educação. Inclui bibliografia.Editora UEPG2008-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1367Olhar de Professor; Bd. 4 Nr. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 Núm. 1 (2001)Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001)Olhar de Professor; v. 4 n. 1 (2001)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1367/1011Larocca, Priscilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-22T20:57:09Zoai:uepg.br:article/1367Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2020-05-22T20:57:09Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes disciplinados em questão: buscando caminhos para a transdisciplinaridade |
title |
Saberes disciplinados em questão: buscando caminhos para a transdisciplinaridade |
spellingShingle |
Saberes disciplinados em questão: buscando caminhos para a transdisciplinaridade Larocca, Priscila currículo disciplinaridade interdisciplinaridade transdisciplinaridade formação de professores |
title_short |
Saberes disciplinados em questão: buscando caminhos para a transdisciplinaridade |
title_full |
Saberes disciplinados em questão: buscando caminhos para a transdisciplinaridade |
title_fullStr |
Saberes disciplinados em questão: buscando caminhos para a transdisciplinaridade |
title_full_unstemmed |
Saberes disciplinados em questão: buscando caminhos para a transdisciplinaridade |
title_sort |
Saberes disciplinados em questão: buscando caminhos para a transdisciplinaridade |
author |
Larocca, Priscila |
author_facet |
Larocca, Priscila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Larocca, Priscila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
currículo disciplinaridade interdisciplinaridade transdisciplinaridade formação de professores |
topic |
currículo disciplinaridade interdisciplinaridade transdisciplinaridade formação de professores |
description |
Este artigo trata da produção do conhecimento na ciência moderna, concentrando o foco de análise no questionamento da cultura de fragmentação em disciplinas hiperespecializadas que fizeram perder de vista a multidimensionalidade e a complexidade de fenômenos e de práticas humanas. Emergem daí as noções de inter e transdisciplinaridade como alternativas de re-ligação das partes entre si e com o todo, reforma de mentalidades e novas práticas na Educação. Inclui bibliografia. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1367 |
url |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1367/1011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UEPG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Olhar de Professor; Bd. 4 Nr. 1 (2001) Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001) Olhar de Professor; Vol. 4 Núm. 1 (2001) Olhar de Professor; Vol. 4 No. 1 (2001) Olhar de Professor; v. 4 n. 1 (2001) 1984-0187 1518-5648 reponame:Olhar de Professor (Online) instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) instacron:UEPG |
instname_str |
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
instacron_str |
UEPG |
institution |
UEPG |
reponame_str |
Olhar de Professor (Online) |
collection |
Olhar de Professor (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) |
repository.mail.fl_str_mv |
olhardeprofessor@uepg.br|| |
_version_ |
1797053494919692288 |