De Marx a Le Guillant: subsídios para a práxis na saúde mental relacionada ao trabalho
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52791 |
Resumo: | Neste artigo, baseado em pesquisa bibliográfica, analisa-se a pertinência de premissas marxianas para a Saúde Mental Relacionada ao Trabalho e sua incorporação pela psicopatologia do trabalho de Le Guillant. Nas conclusões, afirma-se a relevância dos fundamentos marxistas para a práxis da Saúde Mental Relacionada ao Trabalho, e a sua importância para a construção de uma perspectiva psicológica crítica, fundada na compreensão de que os efeitos do trabalho sobre a saúde mental dos trabalhadores são singulares, mas não estão desvencilhados das relações de produção da vida material. Evidencia-se que a vertente construída por Le Guillant se aproxima da perspectiva marxista e reflete pressupostos fundamentais. |
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De Marx a Le Guillant: subsídios para a práxis na saúde mental relacionada ao trabalhoSaúde Mental e TrabalhoPsicologiaMarxismoPsicopatologia do TrabalhoEducaçãoNeste artigo, baseado em pesquisa bibliográfica, analisa-se a pertinência de premissas marxianas para a Saúde Mental Relacionada ao Trabalho e sua incorporação pela psicopatologia do trabalho de Le Guillant. Nas conclusões, afirma-se a relevância dos fundamentos marxistas para a práxis da Saúde Mental Relacionada ao Trabalho, e a sua importância para a construção de uma perspectiva psicológica crítica, fundada na compreensão de que os efeitos do trabalho sobre a saúde mental dos trabalhadores são singulares, mas não estão desvencilhados das relações de produção da vida material. Evidencia-se que a vertente construída por Le Guillant se aproxima da perspectiva marxista e reflete pressupostos fundamentais.Universidade Federal da Bahia2023-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5279110.9771/gmed.v15i1.52791Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 1 (2023): Psicologia, educação e marxismo; 317-3352175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52791/29018Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarrusca Vieira, Carlos EduardoFaris Biondini, Bárbara Katherine2023-05-01T01:36:20Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/52791Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2023-05-01T01:36:20Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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