Marxismo - a contribuição das mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosar, Maria de Fátima Félix
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38455
Resumo: Neste Volume 12, N. 1 de Germinal, produzido em conjuntura adversa, convidamos para um diálogo a Professora Maria de Fátima Félix Rosar, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1975), a Professora cursou mestrado e doutorado na UNICAMP, e constituiu o primeiro grupo de pesquisadores que sob a orientação do Prof. Dermeval Saviani, em 1986, iria compor o Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – O HISTEDBR. Desenvolveu sua tese de doutorado investigando a Globalização e Descentralização: o processo de desconstrução do sistema educacional brasileiro pela via da municipalização (1995) e em 1999 concentrou o estágio de pós-doutorado na área de política e financiamento na Faculdade de Educação da USP. Sua produção anterior, resultante do mestrado, foi amplamente divulgada em livro publicado pela Cortez Editora e Autores Associados, Administração Escolar – um problema educativo ou empresarial. Lançado em 1984, na Conferência Brasileira de Educação, na cidade de Niterói, circulou em quatro edições, antecipando o debate sobre a tendência de subordinação da escola aos ditames da concepção empresarial. Em 2012, a Autores Associados divulgou uma reedição da obra. Atuou como docente nas Universidades Estadual do Maranhão, Federal do Maranhão e Estadual de Campinas. Atualmente, realiza pesquisas e integra a coordenação, no Maranhão, do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR). O roteiro proposto – construído por Maria de Fátima Rodrigues Pereira e Elza Peixoto – busca obter, dentro do possível, um balanço da contribuição das mulheres ao debate marxista no Brasil, incluindo ai uma leitura do presente e das tendências que se delineiam.
id UFBA-10_6c22a7abc1fa20dc66cd08be7ecf1877
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38455
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Marxismo - a contribuição das mulheresNeste Volume 12, N. 1 de Germinal, produzido em conjuntura adversa, convidamos para um diálogo a Professora Maria de Fátima Félix Rosar, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1975), a Professora cursou mestrado e doutorado na UNICAMP, e constituiu o primeiro grupo de pesquisadores que sob a orientação do Prof. Dermeval Saviani, em 1986, iria compor o Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – O HISTEDBR. Desenvolveu sua tese de doutorado investigando a Globalização e Descentralização: o processo de desconstrução do sistema educacional brasileiro pela via da municipalização (1995) e em 1999 concentrou o estágio de pós-doutorado na área de política e financiamento na Faculdade de Educação da USP. Sua produção anterior, resultante do mestrado, foi amplamente divulgada em livro publicado pela Cortez Editora e Autores Associados, Administração Escolar – um problema educativo ou empresarial. Lançado em 1984, na Conferência Brasileira de Educação, na cidade de Niterói, circulou em quatro edições, antecipando o debate sobre a tendência de subordinação da escola aos ditames da concepção empresarial. Em 2012, a Autores Associados divulgou uma reedição da obra. Atuou como docente nas Universidades Estadual do Maranhão, Federal do Maranhão e Estadual de Campinas. Atualmente, realiza pesquisas e integra a coordenação, no Maranhão, do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR). O roteiro proposto – construído por Maria de Fátima Rodrigues Pereira e Elza Peixoto – busca obter, dentro do possível, um balanço da contribuição das mulheres ao debate marxista no Brasil, incluindo ai uma leitura do presente e das tendências que se delineiam.Universidade Federal da Bahia2020-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevista encomendadainfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3845510.9771/gmed.v12i1.38455Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres; 414-4322175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38455/21830Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosar, Maria de Fátima Félix2020-08-16T23:55:05Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38455Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2020-08-16T23:55:05Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Marxismo - a contribuição das mulheres
title Marxismo - a contribuição das mulheres
spellingShingle Marxismo - a contribuição das mulheres
Rosar, Maria de Fátima Félix
title_short Marxismo - a contribuição das mulheres
title_full Marxismo - a contribuição das mulheres
title_fullStr Marxismo - a contribuição das mulheres
title_full_unstemmed Marxismo - a contribuição das mulheres
title_sort Marxismo - a contribuição das mulheres
author Rosar, Maria de Fátima Félix
author_facet Rosar, Maria de Fátima Félix
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosar, Maria de Fátima Félix
description Neste Volume 12, N. 1 de Germinal, produzido em conjuntura adversa, convidamos para um diálogo a Professora Maria de Fátima Félix Rosar, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1975), a Professora cursou mestrado e doutorado na UNICAMP, e constituiu o primeiro grupo de pesquisadores que sob a orientação do Prof. Dermeval Saviani, em 1986, iria compor o Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – O HISTEDBR. Desenvolveu sua tese de doutorado investigando a Globalização e Descentralização: o processo de desconstrução do sistema educacional brasileiro pela via da municipalização (1995) e em 1999 concentrou o estágio de pós-doutorado na área de política e financiamento na Faculdade de Educação da USP. Sua produção anterior, resultante do mestrado, foi amplamente divulgada em livro publicado pela Cortez Editora e Autores Associados, Administração Escolar – um problema educativo ou empresarial. Lançado em 1984, na Conferência Brasileira de Educação, na cidade de Niterói, circulou em quatro edições, antecipando o debate sobre a tendência de subordinação da escola aos ditames da concepção empresarial. Em 2012, a Autores Associados divulgou uma reedição da obra. Atuou como docente nas Universidades Estadual do Maranhão, Federal do Maranhão e Estadual de Campinas. Atualmente, realiza pesquisas e integra a coordenação, no Maranhão, do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR). O roteiro proposto – construído por Maria de Fátima Rodrigues Pereira e Elza Peixoto – busca obter, dentro do possível, um balanço da contribuição das mulheres ao debate marxista no Brasil, incluindo ai uma leitura do presente e das tendências que se delineiam.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Entrevista encomendada
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38455
10.9771/gmed.v12i1.38455
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38455
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v12i1.38455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38455/21830
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres; 414-432
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313518720614400