Marxismo - a contribuição das mulheres
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38455 |
Resumo: | Neste Volume 12, N. 1 de Germinal, produzido em conjuntura adversa, convidamos para um diálogo a Professora Maria de Fátima Félix Rosar, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1975), a Professora cursou mestrado e doutorado na UNICAMP, e constituiu o primeiro grupo de pesquisadores que sob a orientação do Prof. Dermeval Saviani, em 1986, iria compor o Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – O HISTEDBR. Desenvolveu sua tese de doutorado investigando a Globalização e Descentralização: o processo de desconstrução do sistema educacional brasileiro pela via da municipalização (1995) e em 1999 concentrou o estágio de pós-doutorado na área de política e financiamento na Faculdade de Educação da USP. Sua produção anterior, resultante do mestrado, foi amplamente divulgada em livro publicado pela Cortez Editora e Autores Associados, Administração Escolar – um problema educativo ou empresarial. Lançado em 1984, na Conferência Brasileira de Educação, na cidade de Niterói, circulou em quatro edições, antecipando o debate sobre a tendência de subordinação da escola aos ditames da concepção empresarial. Em 2012, a Autores Associados divulgou uma reedição da obra. Atuou como docente nas Universidades Estadual do Maranhão, Federal do Maranhão e Estadual de Campinas. Atualmente, realiza pesquisas e integra a coordenação, no Maranhão, do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR). O roteiro proposto – construído por Maria de Fátima Rodrigues Pereira e Elza Peixoto – busca obter, dentro do possível, um balanço da contribuição das mulheres ao debate marxista no Brasil, incluindo ai uma leitura do presente e das tendências que se delineiam. |
id |
UFBA-10_6c22a7abc1fa20dc66cd08be7ecf1877 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38455 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Marxismo - a contribuição das mulheresNeste Volume 12, N. 1 de Germinal, produzido em conjuntura adversa, convidamos para um diálogo a Professora Maria de Fátima Félix Rosar, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1975), a Professora cursou mestrado e doutorado na UNICAMP, e constituiu o primeiro grupo de pesquisadores que sob a orientação do Prof. Dermeval Saviani, em 1986, iria compor o Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – O HISTEDBR. Desenvolveu sua tese de doutorado investigando a Globalização e Descentralização: o processo de desconstrução do sistema educacional brasileiro pela via da municipalização (1995) e em 1999 concentrou o estágio de pós-doutorado na área de política e financiamento na Faculdade de Educação da USP. Sua produção anterior, resultante do mestrado, foi amplamente divulgada em livro publicado pela Cortez Editora e Autores Associados, Administração Escolar – um problema educativo ou empresarial. Lançado em 1984, na Conferência Brasileira de Educação, na cidade de Niterói, circulou em quatro edições, antecipando o debate sobre a tendência de subordinação da escola aos ditames da concepção empresarial. Em 2012, a Autores Associados divulgou uma reedição da obra. Atuou como docente nas Universidades Estadual do Maranhão, Federal do Maranhão e Estadual de Campinas. Atualmente, realiza pesquisas e integra a coordenação, no Maranhão, do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR). O roteiro proposto – construído por Maria de Fátima Rodrigues Pereira e Elza Peixoto – busca obter, dentro do possível, um balanço da contribuição das mulheres ao debate marxista no Brasil, incluindo ai uma leitura do presente e das tendências que se delineiam.Universidade Federal da Bahia2020-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevista encomendadainfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3845510.9771/gmed.v12i1.38455Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres; 414-4322175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38455/21830Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosar, Maria de Fátima Félix2020-08-16T23:55:05Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38455Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2020-08-16T23:55:05Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marxismo - a contribuição das mulheres |
title |
Marxismo - a contribuição das mulheres |
spellingShingle |
Marxismo - a contribuição das mulheres Rosar, Maria de Fátima Félix |
title_short |
Marxismo - a contribuição das mulheres |
title_full |
Marxismo - a contribuição das mulheres |
title_fullStr |
Marxismo - a contribuição das mulheres |
title_full_unstemmed |
Marxismo - a contribuição das mulheres |
title_sort |
Marxismo - a contribuição das mulheres |
author |
Rosar, Maria de Fátima Félix |
author_facet |
Rosar, Maria de Fátima Félix |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosar, Maria de Fátima Félix |
description |
Neste Volume 12, N. 1 de Germinal, produzido em conjuntura adversa, convidamos para um diálogo a Professora Maria de Fátima Félix Rosar, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1975), a Professora cursou mestrado e doutorado na UNICAMP, e constituiu o primeiro grupo de pesquisadores que sob a orientação do Prof. Dermeval Saviani, em 1986, iria compor o Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – O HISTEDBR. Desenvolveu sua tese de doutorado investigando a Globalização e Descentralização: o processo de desconstrução do sistema educacional brasileiro pela via da municipalização (1995) e em 1999 concentrou o estágio de pós-doutorado na área de política e financiamento na Faculdade de Educação da USP. Sua produção anterior, resultante do mestrado, foi amplamente divulgada em livro publicado pela Cortez Editora e Autores Associados, Administração Escolar – um problema educativo ou empresarial. Lançado em 1984, na Conferência Brasileira de Educação, na cidade de Niterói, circulou em quatro edições, antecipando o debate sobre a tendência de subordinação da escola aos ditames da concepção empresarial. Em 2012, a Autores Associados divulgou uma reedição da obra. Atuou como docente nas Universidades Estadual do Maranhão, Federal do Maranhão e Estadual de Campinas. Atualmente, realiza pesquisas e integra a coordenação, no Maranhão, do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR). O roteiro proposto – construído por Maria de Fátima Rodrigues Pereira e Elza Peixoto – busca obter, dentro do possível, um balanço da contribuição das mulheres ao debate marxista no Brasil, incluindo ai uma leitura do presente e das tendências que se delineiam. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Entrevista encomendada info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38455 10.9771/gmed.v12i1.38455 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38455 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v12i1.38455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38455/21830 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres; 414-432 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313518720614400 |